Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm http://hdl.handle.net/11449/148432 |
Resumo: | O PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva. |
id |
UNSP_e89777e123243c8d8c68aee7220af768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148432 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente PrudenteO PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]2017-01-18T18:11:42Z2017-01-18T18:11:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148432PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
title |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
spellingShingle |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP] |
title_short |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
title_full |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
title_fullStr |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
title_full_unstemmed |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
title_sort |
Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente |
author |
Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP] Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP] Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP] |
description |
O PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:42Z 2017-01-18T18:11:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm http://hdl.handle.net/11449/148432 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm http://hdl.handle.net/11449/148432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045372645343232 |