Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm
http://hdl.handle.net/11449/148432
Resumo: O PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva.
id UNSP_e89777e123243c8d8c68aee7220af768
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148432
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente PrudenteO PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]2017-01-18T18:11:42Z2017-01-18T18:11:42Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148432PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148432Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T15:43:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
title Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
spellingShingle Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]
title_short Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
title_full Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
title_fullStr Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
title_full_unstemmed Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
title_sort Alfabetizando sem ba - be - bi - bo - bu: programa de educação de jovens e adultos (PEJA) na FCT - Unesp câmpus de Presidente Prudente
author Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]
author_facet Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
author_role author
author2 Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Renata da Silva Paredes [UNESP]
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
description O PEJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, foi lançado no ano de 2002 e implantado em Janeiro de 2001, em sete campus da UNESP (Assis, Araraquara, Marília, São José do Rio Preto, Rio Claro, Presidente Prudente, Bauru), onde havia cursos de licenciatura e/ou pedagogia. Na UNESP de Presidente Prudente em 2001, funcionaram quatro salas de PEJA, sendo que hoje duas delas ainda funcionam e duas estão em processo de abertura. Nosso trabalho tem como base os princípios da construção da escrita de Emília Ferreiro e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. A escolha dessa metodologia é por entender o educando como sujeito de sua própria aprendizagem e através de sua cultura e conhecimento de mundo inseri-lo na sociedade letrada, principalmente através do diálogo. A partir desse diálogo levanta-se o tema de interesse do educando provocando situações de discussão. A seguir passamos para o trabalho específico de leitura, escrita e/ou matemática. O jovem e adulto com pouco ou sem nenhum letramento cria suas próprias estratégias para solucionar problemas simples, entretanto são excluídas por não dominarem a escrita. Com esse trabalho obtivemos resultados significativos em sala de aula, pois cerca de 80% dos alunos que participam do Programa estão alfabetizados e os 20% restante já avançaram significativamente nos níveis de alfabetização. Alfabetização é direito do cidadão; o ensino deve ser democrático e socializador. Estamos caminhando nesta modalidade de ensino que é muito ampla e aprendendo a olhar para ela de uma maneira diferente, para que possamos não só entender, mas também, incorporar e por em prática uma educação de jovens e adultos séria, onde educadores e educandos caminhem juntos gerando assim uma aprendizagem efetiva.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:42Z
2017-01-18T18:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm
http://hdl.handle.net/11449/148432
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ29.htm
http://hdl.handle.net/11449/148432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045372645343232