A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009
http://hdl.handle.net/11449/30415
Resumo: Desde 2003, desenvolve-se a Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) na graduação médica de uma universidade pública do interior de São Paulo, Brasil, a partir da necessidade de vivências na Atenção Primária, visando à integralidade do cuidado. A visita domiciliar (VD) destacou-se como possibilidade para o estudante refletir sobre determinantes sociais do processo saúde-doença; desenvolver habilidades comunicacionais, prática educativa dialógica e vínculo com a comunidade; ampliar o raciocínio clínico e contribuir para a compreensão e resolução dos problemas familiares. O objetivo deste estudo foi investigar essa proposta da VD na formação médica, utilizando pesquisa documental. Contextualizou-se o desenvolvimento da VD na IUSC, sua importância, abrangência e desafios para sua legitimação e incorporação como prática pertinente à formação médica. Concluiu-se que a VD pode fortalecer e ampliar vínculos, compromissos, e favorecer a comunicação, contribuindo para a mudança da educação médica no Brasil.
id UNSP_e8bee5fe597dd4bc9e03ccca345d8d5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30415
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazerLa visita domiciliar en la formación de médicos: de la concepción al desafío de la prácticaHome visits in doctors' training: from conception to the challenge of practiceSaúde da famíliaVisita domiciliáriaEducação médicaRelações comunidade-instituiçãoSalud de la familiaVisita domiciliarEducación médicaRelaciones comunidad-instituciónFamily healthHome visitMedical educationCommunity-institution relationsDesde 2003, desenvolve-se a Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) na graduação médica de uma universidade pública do interior de São Paulo, Brasil, a partir da necessidade de vivências na Atenção Primária, visando à integralidade do cuidado. A visita domiciliar (VD) destacou-se como possibilidade para o estudante refletir sobre determinantes sociais do processo saúde-doença; desenvolver habilidades comunicacionais, prática educativa dialógica e vínculo com a comunidade; ampliar o raciocínio clínico e contribuir para a compreensão e resolução dos problemas familiares. O objetivo deste estudo foi investigar essa proposta da VD na formação médica, utilizando pesquisa documental. Contextualizou-se o desenvolvimento da VD na IUSC, sua importância, abrangência e desafios para sua legitimação e incorporação como prática pertinente à formação médica. Concluiu-se que a VD pode fortalecer e ampliar vínculos, compromissos, e favorecer a comunicação, contribuindo para a mudança da educação médica no Brasil.Desde 2003 se desarrolla la Interacción entre Universidad y Servicio a Comunidad (IUSC), en graduación médica de una universidad pública del interior de São Paulo, Brasil, construida debido a la necesidad de vivencias en Atención Primaria, buscando el cuidado integral. La visita domiciliar (VD) posibilitó al estudiante reflexionar sobre determinantes sociales del proceso salud-enfermedad; desarrollar habilidades de comunicación, práctica educativa dialógica y vínculo con la comunidad; ampliar el raciocinio clínico y contribuir para solucionar problemas de las familias. Este estudio propone investigar la propuesta de VD en la formación médica, con utilización de la pesquisa documental. Se contextualizó el desarrollo de la VD en la IUSC, su importancia, desafíos y conflictos para ser incorporada como práctica pertinente. Se concluye que VD puede fortalecer y ampliar vínculos, compromisos y desarrollar la comunicación, contribuyendo para el cambio de la educación médica en Brasil.Starting in 2003, a University-Community Service Interaction (IUSC) program has been developed within the undergraduate medical course of a public university in the state of São Paulo, Brazil. It was built from the need for primary healthcare experiences, aiming towards comprehensive care. Home visits (HV) stood out as presenting the possibility for students to reflect on the social determinants of the health-disease process; develop communication skills; practice educational dialogue; practice linkages with the community; expand clinical reasoning; and contribute towards understanding and solving family problems. This study aimed to investigate this proposal for HV within medical training. The development, importance, range, challenges and conflicts of HV within IUSC and its incorporation as a practice pertinent to medical education were contextualized. It was concluded that HV can strengthen and expand ties and commitments, and favor communication, thereby contributing towards changes in medical education in Brazil.Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu Núcleo de Apoio PedagógicoUnesp FMB Departamento de Saúde PúblicaUnesp Faculdade de Medicina de Botucatu Núcleo de Apoio PedagógicoUnesp FMB Departamento de Saúde PúblicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]2014-05-20T15:17:19Z2014-05-20T15:17:19Z2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article693-705application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 693-705, 2012.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/3041510.1590/S1414-32832012000300009S1414-32832012000300009S1414-32832012000300009.pdf7172724495907723SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:30:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:53:05.541827Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
La visita domiciliar en la formación de médicos: de la concepción al desafío de la práctica
Home visits in doctors' training: from conception to the challenge of practice
title A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
spellingShingle A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Saúde da família
Visita domiciliária
Educação médica
Relações comunidade-instituição
Salud de la familia
Visita domiciliar
Educación médica
Relaciones comunidad-institución
Family health
Home visit
Medical education
Community-institution relations
title_short A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
title_full A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
title_fullStr A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
title_full_unstemmed A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
title_sort A visita domiciliar na formação de médicos: da concepção ao desafio do fazer
author Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
author_facet Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
author_role author
author2 Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanholi, Renata Maria Zanardo [UNESP]
Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
Visita domiciliária
Educação médica
Relações comunidade-instituição
Salud de la familia
Visita domiciliar
Educación médica
Relaciones comunidad-institución
Family health
Home visit
Medical education
Community-institution relations
topic Saúde da família
Visita domiciliária
Educação médica
Relações comunidade-instituição
Salud de la familia
Visita domiciliar
Educación médica
Relaciones comunidad-institución
Family health
Home visit
Medical education
Community-institution relations
description Desde 2003, desenvolve-se a Interação Universidade Serviço Comunidade (IUSC) na graduação médica de uma universidade pública do interior de São Paulo, Brasil, a partir da necessidade de vivências na Atenção Primária, visando à integralidade do cuidado. A visita domiciliar (VD) destacou-se como possibilidade para o estudante refletir sobre determinantes sociais do processo saúde-doença; desenvolver habilidades comunicacionais, prática educativa dialógica e vínculo com a comunidade; ampliar o raciocínio clínico e contribuir para a compreensão e resolução dos problemas familiares. O objetivo deste estudo foi investigar essa proposta da VD na formação médica, utilizando pesquisa documental. Contextualizou-se o desenvolvimento da VD na IUSC, sua importância, abrangência e desafios para sua legitimação e incorporação como prática pertinente à formação médica. Concluiu-se que a VD pode fortalecer e ampliar vínculos, compromissos, e favorecer a comunicação, contribuindo para a mudança da educação médica no Brasil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
2014-05-20T15:17:19Z
2014-05-20T15:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 693-705, 2012.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/30415
10.1590/S1414-32832012000300009
S1414-32832012000300009
S1414-32832012000300009.pdf
7172724495907723
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300009
http://hdl.handle.net/11449/30415
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 693-705, 2012.
1414-3283
10.1590/S1414-32832012000300009
S1414-32832012000300009
S1414-32832012000300009.pdf
7172724495907723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 693-705
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045702010404864