O papel dos Centros de Convivência Infantil (CCI) na Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantelli, Carla Cristina Kishimoto de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237173
Resumo: Os Centros de Convivência Infantil (CCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) foram criados no início da década de 1980 enquanto política assistencial aos seus funcionários. Tal política surgiu como resposta à uma demanda por acolhimento e cuidados às crianças, filhas dos trabalhadores, durante a jornada de trabalho. Desde então, novas diretrizes foram incorporadas aos CCI. Dentre elas, aquela que compreende que a proposta pedagógica de cada CCI deve propiciar um campo fértil de articulação com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Este projeto de pesquisa busca analisar os Centros de Convivência Infantil, com objetivo principal de compreender o papel que os mesmos desempenham enquanto unidade de educação infantil dentro dos campi da UNESP. A metodologia se caracteriza pela abordagem qualitativa e envolve pesquisa bibliográfica de artigos, teses e dissertações sobre a temática, além de pesquisa documental. Considera-se que esta investigação contribuiu para a compreensão do histórico da criação e funcionamento dos CCI da UNESP e apontou novas perspectivas para se pensar seu papel dentro da universidade.
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spelling O papel dos Centros de Convivência Infantil (CCI) na Universidade Estadual Paulista (UNESP)The role of Child Living Centers (CCI) at São Paulo State University (UNESP)Creches universitáriasEducação infantilCentro de Convivência InfantilOs Centros de Convivência Infantil (CCI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) foram criados no início da década de 1980 enquanto política assistencial aos seus funcionários. Tal política surgiu como resposta à uma demanda por acolhimento e cuidados às crianças, filhas dos trabalhadores, durante a jornada de trabalho. Desde então, novas diretrizes foram incorporadas aos CCI. Dentre elas, aquela que compreende que a proposta pedagógica de cada CCI deve propiciar um campo fértil de articulação com projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Este projeto de pesquisa busca analisar os Centros de Convivência Infantil, com objetivo principal de compreender o papel que os mesmos desempenham enquanto unidade de educação infantil dentro dos campi da UNESP. A metodologia se caracteriza pela abordagem qualitativa e envolve pesquisa bibliográfica de artigos, teses e dissertações sobre a temática, além de pesquisa documental. Considera-se que esta investigação contribuiu para a compreensão do histórico da criação e funcionamento dos CCI da UNESP e apontou novas perspectivas para se pensar seu papel dentro da universidade.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cantelli, Carla Cristina Kishimoto de Oliveira2022-10-21T17:07:53Z2022-10-21T17:07:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:15:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:52:31.241420Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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