Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239772
Resumo: Corpografia de afetos: corpo, poder e relações sociais é um trabalho de dissertação que busca o diálogo com a formação docente tendo como ponto de partida a escuta afetuosa-aprendente, desenvolvida em meio a complexidade das relações sociais escolares. A partir da indagação-nascente: Quem educa o educador para lidar com essa escola viva, que está situada na dinâmica da própria vida, no convívio com a vida que acontece? Quem o prepara para escutar mais, aprendendo com a criança? buscamos desenvolver um percurso que tem por objetivo a retomada da formação docente humanizada, centrada em estudos que visam a construção de novos olhares e novas posturas em relação as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, de classe, manifestadas no contexto educacional. Está afirmada por uma escolha política identificada com as diversidades e fundamentada nas categorias: Corpografia dos Afetos/ Corporeidades; Relações sociais e de Poder; Violências e violência escolar; Experiências; Percepções e Memórias; Linguagens, tendo como referências teóricas o pensamento de Kabengele Munanga, Franz Fanon, Paulo Freire, Michel Foucault, Achille Mbembe, Albert Memmi, Homi Bhabha, Jorge Larrosa Bondía, Suely Rolnik, Judith Butler, bell hooks, Jota Mombaça e Airton Krenak. Para investigar esse processo, a etnografia foi utilizada como referência (inserção no contexto educativo, registros em cadernos de campo, consulta aos cadernos de ocorrências e observação em atividades diversas como rodas de conversas, acompanhamento de aulas, aplicação de oficinas artísticas e atividades com desenhos). As observações e escutas se depararam com violências diversas, efeito dos preconceitos, das discriminações e das resistências resultantes da naturalização do machismo, do racismo, do sexismo, da homofobia, entre outras, presentes no cotidiano social. Ainda assim, os resultados revelam que as mudanças são possíveis e que podemos defender a formação das/dos professoras/es através de uma nova ética, que seja insatisfeita e desconfiada. A pesquisa indica rupturas e continuidades que vão possibilitando a produção de novos saberes, novos comportamentos e ações.
id UNSP_e944684752c99c108525a77fe0cf47fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239772
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociaisCorpography of affections: body, power and social relationsViolênciaEscolaEducaçãoEscuta afetuosa-aprendenteFormação de professoraAffectionate listening-learnerTeacher (pedagogic) formationViolenceCorpografia de afetos: corpo, poder e relações sociais é um trabalho de dissertação que busca o diálogo com a formação docente tendo como ponto de partida a escuta afetuosa-aprendente, desenvolvida em meio a complexidade das relações sociais escolares. A partir da indagação-nascente: Quem educa o educador para lidar com essa escola viva, que está situada na dinâmica da própria vida, no convívio com a vida que acontece? Quem o prepara para escutar mais, aprendendo com a criança? buscamos desenvolver um percurso que tem por objetivo a retomada da formação docente humanizada, centrada em estudos que visam a construção de novos olhares e novas posturas em relação as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, de classe, manifestadas no contexto educacional. Está afirmada por uma escolha política identificada com as diversidades e fundamentada nas categorias: Corpografia dos Afetos/ Corporeidades; Relações sociais e de Poder; Violências e violência escolar; Experiências; Percepções e Memórias; Linguagens, tendo como referências teóricas o pensamento de Kabengele Munanga, Franz Fanon, Paulo Freire, Michel Foucault, Achille Mbembe, Albert Memmi, Homi Bhabha, Jorge Larrosa Bondía, Suely Rolnik, Judith Butler, bell hooks, Jota Mombaça e Airton Krenak. Para investigar esse processo, a etnografia foi utilizada como referência (inserção no contexto educativo, registros em cadernos de campo, consulta aos cadernos de ocorrências e observação em atividades diversas como rodas de conversas, acompanhamento de aulas, aplicação de oficinas artísticas e atividades com desenhos). As observações e escutas se depararam com violências diversas, efeito dos preconceitos, das discriminações e das resistências resultantes da naturalização do machismo, do racismo, do sexismo, da homofobia, entre outras, presentes no cotidiano social. Ainda assim, os resultados revelam que as mudanças são possíveis e que podemos defender a formação das/dos professoras/es através de uma nova ética, que seja insatisfeita e desconfiada. A pesquisa indica rupturas e continuidades que vão possibilitando a produção de novos saberes, novos comportamentos e ações.Corpography of affections: body, power and social relations is a dissertation that seeks dialogue with the teacher (pedagogic) formation having as a starting point the affectivelearning listening, developed in the midst of the complexity of school social relations. Starting from the question: Who educates the educator to deal with this living school, which is situated in the dynamic of life itself, in living with the life that happens? Who prepares them to listen more, learning with the child? We seek to develop a path that aims to resume the humanized teacher training, focused on studies that aim to build new ways of seeing and new positions in relation to ethnic-racial issues, gender, sexuality, and class, manifested in the educational context. It is affirmed by a political choice identified with the diversities and based on the categories: Body of Affections / Corporeities; Social and Power Relations; Violence and school violence; Experiences; Perceptions and Memories; Languages, with theoretical references to the thought of Kabengele Munanga, Franz Fanon, Paulo Freire, Michel Foucault, Achille Mbembe, Albert Memmi, Homi Bhabha, Jorge Larrosa Bondía, Suely Rolnik, Judith Butler, bell hooks, Jota Mombaça and Airton Krenak. To investigate the process, ethnography was used as a reference (insertion in the educational context, records in field notebooks, consultation of occurrence notebooks, and observation in various activities such as conversation circles, monitoring of classes, application of art workshops, and activities with drawings). The observations and listening were faced with various types of violence, the effect of preconceits, discrimination, and resistance resulting from the naturalization of machismo, racism, sexism, homophobia, among others, present in everyday life. Even so, the results reveal that changes are possible and that we can defend the formation of the teachers through a new ethic, which is unsatisfied and distrustful. The research indicates ruptures and continuities that will enable the production of new knowledge, new behaviors, and actions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Claudete de SousaSouza, Tatiane Pereira deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle2023-02-27T18:56:27Z2023-02-27T18:56:27Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23977233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:20:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:20:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
Corpography of affections: body, power and social relations
title Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
spellingShingle Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle
Violência
Escola
Educação
Escuta afetuosa-aprendente
Formação de professora
Affectionate listening-learner
Teacher (pedagogic) formation
Violence
title_short Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
title_full Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
title_fullStr Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
title_full_unstemmed Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
title_sort Corpografia de affetos: corpo, poder e relações sociais
author Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle
author_facet Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Claudete de Sousa
Souza, Tatiane Pereira de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piagge, Ana Cláudia Magnani Delle
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Escola
Educação
Escuta afetuosa-aprendente
Formação de professora
Affectionate listening-learner
Teacher (pedagogic) formation
Violence
topic Violência
Escola
Educação
Escuta afetuosa-aprendente
Formação de professora
Affectionate listening-learner
Teacher (pedagogic) formation
Violence
description Corpografia de afetos: corpo, poder e relações sociais é um trabalho de dissertação que busca o diálogo com a formação docente tendo como ponto de partida a escuta afetuosa-aprendente, desenvolvida em meio a complexidade das relações sociais escolares. A partir da indagação-nascente: Quem educa o educador para lidar com essa escola viva, que está situada na dinâmica da própria vida, no convívio com a vida que acontece? Quem o prepara para escutar mais, aprendendo com a criança? buscamos desenvolver um percurso que tem por objetivo a retomada da formação docente humanizada, centrada em estudos que visam a construção de novos olhares e novas posturas em relação as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade, de classe, manifestadas no contexto educacional. Está afirmada por uma escolha política identificada com as diversidades e fundamentada nas categorias: Corpografia dos Afetos/ Corporeidades; Relações sociais e de Poder; Violências e violência escolar; Experiências; Percepções e Memórias; Linguagens, tendo como referências teóricas o pensamento de Kabengele Munanga, Franz Fanon, Paulo Freire, Michel Foucault, Achille Mbembe, Albert Memmi, Homi Bhabha, Jorge Larrosa Bondía, Suely Rolnik, Judith Butler, bell hooks, Jota Mombaça e Airton Krenak. Para investigar esse processo, a etnografia foi utilizada como referência (inserção no contexto educativo, registros em cadernos de campo, consulta aos cadernos de ocorrências e observação em atividades diversas como rodas de conversas, acompanhamento de aulas, aplicação de oficinas artísticas e atividades com desenhos). As observações e escutas se depararam com violências diversas, efeito dos preconceitos, das discriminações e das resistências resultantes da naturalização do machismo, do racismo, do sexismo, da homofobia, entre outras, presentes no cotidiano social. Ainda assim, os resultados revelam que as mudanças são possíveis e que podemos defender a formação das/dos professoras/es através de uma nova ética, que seja insatisfeita e desconfiada. A pesquisa indica rupturas e continuidades que vão possibilitando a produção de novos saberes, novos comportamentos e ações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
2023-02-27T18:56:27Z
2023-02-27T18:56:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239772
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/239772
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790087822442496