Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91127
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do o de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEEISP). A análise foi feita tanto r termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma Jrdagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional TEs) - órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das .bservações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os ores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com - professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. .j tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à z da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões...a a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.
id UNSP_e954f0cbb2e2620b751ee7c82910c283
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91127
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementaçãoProfessores - FormaçãoEducação - InformáticaMatemática - Estudo e ensinoPoliticas publicasFormação de professores de MatemáticaInformática educativaPolíticas públicas educacionaisProlnfoA escola de cara nova na era da informáticaMathematics teacher educationComputers in educationEducation public policyEste trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do o de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEEISP). A análise foi feita tanto r termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma Jrdagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional TEs) - órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das .bservações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os ores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com - professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. .j tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à z da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões...a a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.The objective of this study was to analyze the continuing education of mathematics teachers state of São Paulo for the use of computers in the schools, focusing on the actions of the iunent programs Prolnfo (Braziian Ministry of Education) and The New Face of the Schools omputer Age (São Paulo State Department of Education). The analysis looked at the posal of the programs, i.e., considering the planning of the actions, as well as the mentation, considering the actions as they went into effect. Using a qualitative research 1 followed two Regional Centers of Educational Technology (Núcleos Regionais de no1ogia Educational - NRTEs), responsible for training teachers and providing pedagogical and support to schools. The data analyzed included official program documents, field of observations of two mathematics workshops (one in each NRTE), questionnaires ninistered to workshop participants, and interviews with coordinators of the NRTEs as well as - teachers that administer workshops to their co-workers. The tensions between the roposal and the implementation that emerged from the data analysis are discussed in the light of literature on teachers and computers. Some suggestions are presented regarding continuing 1 ofmathematics teachers in the use of computers in the classroom.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bovo, Audria Alessandra [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2004-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 146 f. + 1 CD-ROMapplication/pdfBOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. 2004. v, 146 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91127000220489bovo_aa_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:16:20.167396Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
title Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
Professores - Formação
Educação - Informática
Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formação de professores de Matemática
Informática educativa
Políticas públicas educacionais
Prolnfo
A escola de cara nova na era da informática
Mathematics teacher education
Computers in education
Education public policy
title_short Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
title_full Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
title_sort Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação
author Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
author_facet Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação - Informática
Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formação de professores de Matemática
Informática educativa
Políticas públicas educacionais
Prolnfo
A escola de cara nova na era da informática
Mathematics teacher education
Computers in education
Education public policy
topic Professores - Formação
Educação - Informática
Matemática - Estudo e ensino
Politicas publicas
Formação de professores de Matemática
Informática educativa
Políticas públicas educacionais
Prolnfo
A escola de cara nova na era da informática
Mathematics teacher education
Computers in education
Education public policy
description Este trabalho teve por objetivo analisar a formação continuada do professor de Matemática do o de São Paulo para o uso da informática na escola, tendo em vista as ações dos programas (MEC) e A Escola de Cara Nova na Era da Informática (SEEISP). A análise foi feita tanto r termos de proposta, isto é, considerando o planejamento das ações, quanto em termos de considerando as ações como elas efetivamente aconteceram. Por meio de uma Jrdagem qualitativa de pesquisa, acompanhei dois Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional TEs) - órgãos responsáveis por capacitar os professores e oferecer suporte técnico e às escolas. Foram analisados documentos oficiais dos programas, registro das .bservações de duas oficinas na área de Matemática (uma em cada NRTE), questionários com os ores participantes destas oficinas e entrevistas com coordenadores de NRTEs e com - professores da Rede que capacitam os colegas por meio das oficinas pedagógicas. .j tensões entre a proposta e a implementação, reveladas na análise dos dados, foram discutidas à z da literatura sobre professores e computadores. O estudo apresenta também algumas sugestões...a a formação continuada de professores de Matemática para o uso da informática na sala de aula.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-02
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. 2004. v, 146 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91127
000220489
bovo_aa_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv BOVO, Audria Alessandra. Formação continuada de professores de matemática para o uso da informática na escola: tensões entre proposta e implementação. 2004. v, 146 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
000220489
bovo_aa_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/91127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 146 f. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128491634294784