Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuliani, Renata Duarte [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90881
Resumo: O presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais.
id UNSP_e9cde7f4534a14a1c59d338f7cfd6a51
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90881
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciênciasProfessores - FormaçãoFeiras de ciênciasProfessores das séries iniciaisScience fairFaculty knowledgeInitial years of elementary schoolO presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais.This study is meant to find out and list the knowledge and the criteria employed by eight teachers who took part in the research to present a Science Fair in the initial years of Elementary School, in a state-run public school in the São Paulo Metro Area; how they cope with the challenge of bringing up specific biology, chemistry and physics concepts; what are the skills required and the implications with regard to initial and continued education of initial years' teachers. Research and data analysis were carried out according to the Qualitative Research methodology. The theoretical background was based on the works of authors who discuss teachers' training and required knowledge for faculty (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, among others). The results show the changes in the teacher's attitude when facing the unknown and the need to reflect on their teaching practice in order to enhance their subject -, curriculum-vitae-, and experience-related knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Renata Duarte [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2009-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.application/pdfZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90881000608666zuliani_rd_me_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:30.400848Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
title Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
spellingShingle Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
Zuliani, Renata Duarte [UNESP]
Professores - Formação
Feiras de ciências
Professores das séries iniciais
Science fair
Faculty knowledge
Initial years of elementary school
title_short Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
title_full Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
title_fullStr Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
title_full_unstemmed Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
title_sort Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
author Zuliani, Renata Duarte [UNESP]
author_facet Zuliani, Renata Duarte [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuliani, Renata Duarte [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Feiras de ciências
Professores das séries iniciais
Science fair
Faculty knowledge
Initial years of elementary school
topic Professores - Formação
Feiras de ciências
Professores das séries iniciais
Science fair
Faculty knowledge
Initial years of elementary school
description O presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-14
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90881
000608666
zuliani_rd_me_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv ZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000608666
zuliani_rd_me_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/90881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128431361097728