Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90881 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais. |
id |
UNSP_e9cde7f4534a14a1c59d338f7cfd6a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90881 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciênciasProfessores - FormaçãoFeiras de ciênciasProfessores das séries iniciaisScience fairFaculty knowledgeInitial years of elementary schoolO presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais.This study is meant to find out and list the knowledge and the criteria employed by eight teachers who took part in the research to present a Science Fair in the initial years of Elementary School, in a state-run public school in the São Paulo Metro Area; how they cope with the challenge of bringing up specific biology, chemistry and physics concepts; what are the skills required and the implications with regard to initial and continued education of initial years' teachers. Research and data analysis were carried out according to the Qualitative Research methodology. The theoretical background was based on the works of authors who discuss teachers' training and required knowledge for faculty (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, among others). The results show the changes in the teacher's attitude when facing the unknown and the need to reflect on their teaching practice in order to enhance their subject -, curriculum-vitae-, and experience-related knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Renata Duarte [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2009-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.application/pdfZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90881000608666zuliani_rd_me_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:30.400848Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
title |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
spellingShingle |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências Zuliani, Renata Duarte [UNESP] Professores - Formação Feiras de ciências Professores das séries iniciais Science fair Faculty knowledge Initial years of elementary school |
title_short |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
title_full |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
title_fullStr |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
title_full_unstemmed |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
title_sort |
Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências |
author |
Zuliani, Renata Duarte [UNESP] |
author_facet |
Zuliani, Renata Duarte [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuliani, Renata Duarte [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Feiras de ciências Professores das séries iniciais Science fair Faculty knowledge Initial years of elementary school |
topic |
Professores - Formação Feiras de ciências Professores das séries iniciais Science fair Faculty knowledge Initial years of elementary school |
description |
O presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-14 2014-06-11T19:24:48Z 2014-06-11T19:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. http://hdl.handle.net/11449/90881 000608666 zuliani_rd_me_bauru.pdf 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
identifier_str_mv |
ZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. 000608666 zuliani_rd_me_bauru.pdf 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128431361097728 |