Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141749 |
Resumo: | A produção de texto é alvo de debates e reflexões desde a década de 80. Segundo estudiosos no assunto, não basta escrever para cumprir uma tarefa solicitada pela escola mandatária, é preciso ter o que dizer e como dizer. Esse trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de professores. As observações em sala de aula e análises das produções de textos contribuíram para aprofundar o estudo sobre a produção textual e verificar os instrumentos utilizados para seu ensino em um 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual da D.E de São José do Rio Preto, e observar se esses colaboram para a formação de alunos leitores e escritores. Para a análise das produções textuais, reportei-me aos estudos de Vladimir Propp (1984) “Morfologia do Conto Maravilhoso”. Após as análises e observações, percebeu-se a necessidade de uma intervenção junto às professoras e uma formação sobre o assunto. |
id |
UNSP_e9d26b312bdacbfb763eec528d4a9532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141749 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPPProdução de textosEstrutura da narrativaPrática pedagógicaA produção de texto é alvo de debates e reflexões desde a década de 80. Segundo estudiosos no assunto, não basta escrever para cumprir uma tarefa solicitada pela escola mandatária, é preciso ter o que dizer e como dizer. Esse trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de professores. As observações em sala de aula e análises das produções de textos contribuíram para aprofundar o estudo sobre a produção textual e verificar os instrumentos utilizados para seu ensino em um 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual da D.E de São José do Rio Preto, e observar se esses colaboram para a formação de alunos leitores e escritores. Para a análise das produções textuais, reportei-me aos estudos de Vladimir Propp (1984) “Morfologia do Conto Maravilhoso”. Após as análises e observações, percebeu-se a necessidade de uma intervenção junto às professoras e uma formação sobre o assunto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Maria de Fátima da [UNESP]2016-07-19T13:00:18Z2016-07-19T13:00:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3701-3713application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3701-37132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141749ISSN2357-7819-2014-3701-3713.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141749Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:22.182796Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
title |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
spellingShingle |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP Silva, Maria de Fátima da [UNESP] Produção de textos Estrutura da narrativa Prática pedagógica |
title_short |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
title_full |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
title_fullStr |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
title_full_unstemmed |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
title_sort |
Da folha em branco à produção de textos a partir da estrutura da narrativa de PROPP |
author |
Silva, Maria de Fátima da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Maria de Fátima da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria de Fátima da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de textos Estrutura da narrativa Prática pedagógica |
topic |
Produção de textos Estrutura da narrativa Prática pedagógica |
description |
A produção de texto é alvo de debates e reflexões desde a década de 80. Segundo estudiosos no assunto, não basta escrever para cumprir uma tarefa solicitada pela escola mandatária, é preciso ter o que dizer e como dizer. Esse trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de professores. As observações em sala de aula e análises das produções de textos contribuíram para aprofundar o estudo sobre a produção textual e verificar os instrumentos utilizados para seu ensino em um 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual da D.E de São José do Rio Preto, e observar se esses colaboram para a formação de alunos leitores e escritores. Para a análise das produções textuais, reportei-me aos estudos de Vladimir Propp (1984) “Morfologia do Conto Maravilhoso”. Após as análises e observações, percebeu-se a necessidade de uma intervenção junto às professoras e uma formação sobre o assunto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:18Z 2016-07-19T13:00:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3701-3713 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141749 ISSN2357-7819-2014-3701-3713.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141749 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3701-3713 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3701-3713.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3701-3713 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129254341214208 |