Ensino do português: a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa, Regina Maria [UNESP]
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3774
http://hdl.handle.net/11449/107618
Resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir a formação do professor de Língua Portuguesa. Argumentaremos que nossos cursos de Letras preocupam-se mais em formar pesquisadores, candidatos a cursos de Pós-Graduação, do que professores. Trabalha- se muito pouco com Lingüística Aplicada. Ê necessário repensar esta questão. Ao lado do imprescindível referencial teórico, é preciso instrumentalizar os futuros professores para que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos durante e depois da graduação.
id UNSP_e9ed65776544cf2e28ea11c47e82f8a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107618
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino do português: a formação do professorFormação de professoresLingüística aplicadaoperacionalização de conteúdoO objetivo principal deste artigo é discutir a formação do professor de Língua Portuguesa. Argumentaremos que nossos cursos de Letras preocupam-se mais em formar pesquisadores, candidatos a cursos de Pós-Graduação, do que professores. Trabalha- se muito pouco com Lingüística Aplicada. Ê necessário repensar esta questão. Ao lado do imprescindível referencial teórico, é preciso instrumentalizar os futuros professores para que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos durante e depois da graduação.Departamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - 15055 - São José do Rio Preto - SP.Departamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - 15055 - São José do Rio Preto - SP.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessôa, Regina Maria [UNESP]2014-06-24T19:54:36Z2014-06-24T19:54:36Z1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3774ALFA: Revista de Linguística, v. 30/31, 1986/1987.1981-57940002-5216http://hdl.handle.net/11449/107618ISSN1981-5794-1986-30-11-14.pdfALFA: Revista de Linguísticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlfa: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T06:01:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:50:17.468095Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português: a formação do professor
title Ensino do português: a formação do professor
spellingShingle Ensino do português: a formação do professor
Pessôa, Regina Maria [UNESP]
Formação de professores
Lingüística aplicada
operacionalização de conteúdo
title_short Ensino do português: a formação do professor
title_full Ensino do português: a formação do professor
title_fullStr Ensino do português: a formação do professor
title_full_unstemmed Ensino do português: a formação do professor
title_sort Ensino do português: a formação do professor
author Pessôa, Regina Maria [UNESP]
author_facet Pessôa, Regina Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessôa, Regina Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Lingüística aplicada
operacionalização de conteúdo
topic Formação de professores
Lingüística aplicada
operacionalização de conteúdo
description O objetivo principal deste artigo é discutir a formação do professor de Língua Portuguesa. Argumentaremos que nossos cursos de Letras preocupam-se mais em formar pesquisadores, candidatos a cursos de Pós-Graduação, do que professores. Trabalha- se muito pouco com Lingüística Aplicada. Ê necessário repensar esta questão. Ao lado do imprescindível referencial teórico, é preciso instrumentalizar os futuros professores para que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos durante e depois da graduação.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
2014-06-24T19:54:36Z
2014-06-24T19:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3774
ALFA: Revista de Linguística, v. 30/31, 1986/1987.
1981-5794
0002-5216
http://hdl.handle.net/11449/107618
ISSN1981-5794-1986-30-11-14.pdf
url http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3774
http://hdl.handle.net/11449/107618
identifier_str_mv ALFA: Revista de Linguística, v. 30/31, 1986/1987.
1981-5794
0002-5216
ISSN1981-5794-1986-30-11-14.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alfa: Revista de Linguística
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128281735593984