Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Murilo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239114
Resumo: As práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores.
id UNSP_e9feb35ee92f2642916b04b661051285
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulistaSchool geography and contexts of oral history: practices in the interior of São PauloGeografia escolarHistória oralRelatosSchool geographyOral historyReportsAs práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores.The practices and demands on the role of Geography within education are fluid and follow the conditions that imply geographical and temporal location. The interviewed teachers have experience within the state of São Paulo, more specifically in the interior. The oral history was the methodology used in this work aiming at the understanding of some distinct historical cuts within the teaching of Geography. The issues raised were approached from the perspective of the interviewees, many of the subjective aspects focused on details would be lost when studying the teaching of Geography by other methodologies. A short documentary that compiles speeches highlighted during the interviews of teachers has been made. The documentary model is the direct documentary, in which the interviewees have more freedom than in most documentaries, which direct the speeches more to the will of those who produce it. In addition to the record regarding the role of school Geography over time, some of the main issues addressed throughout the work were highlighted by the concerns raised during the teachers' statements.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Murilo de Oliveira2023-01-30T13:45:14Z2023-01-30T13:45:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:19:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:45.205643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
School geography and contexts of oral history: practices in the interior of São Paulo
title Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
spellingShingle Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
Camargo, Murilo de Oliveira
Geografia escolar
História oral
Relatos
School geography
Oral history
Reports
title_short Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
title_full Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
title_fullStr Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
title_full_unstemmed Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
title_sort Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
author Camargo, Murilo de Oliveira
author_facet Camargo, Murilo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Murilo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
História oral
Relatos
School geography
Oral history
Reports
topic Geografia escolar
História oral
Relatos
School geography
Oral history
Reports
description As práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-01-30T13:45:14Z
2023-01-30T13:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239114
url http://hdl.handle.net/11449/239114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129208180801536