Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239114 |
Resumo: | As práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores. |
id |
UNSP_e9feb35ee92f2642916b04b661051285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239114 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulistaSchool geography and contexts of oral history: practices in the interior of São PauloGeografia escolarHistória oralRelatosSchool geographyOral historyReportsAs práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores.The practices and demands on the role of Geography within education are fluid and follow the conditions that imply geographical and temporal location. The interviewed teachers have experience within the state of São Paulo, more specifically in the interior. The oral history was the methodology used in this work aiming at the understanding of some distinct historical cuts within the teaching of Geography. The issues raised were approached from the perspective of the interviewees, many of the subjective aspects focused on details would be lost when studying the teaching of Geography by other methodologies. A short documentary that compiles speeches highlighted during the interviews of teachers has been made. The documentary model is the direct documentary, in which the interviewees have more freedom than in most documentaries, which direct the speeches more to the will of those who produce it. In addition to the record regarding the role of school Geography over time, some of the main issues addressed throughout the work were highlighted by the concerns raised during the teachers' statements.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Murilo de Oliveira2023-01-30T13:45:14Z2023-01-30T13:45:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:19:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:28:45.205643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista School geography and contexts of oral history: practices in the interior of São Paulo |
title |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
spellingShingle |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista Camargo, Murilo de Oliveira Geografia escolar História oral Relatos School geography Oral history Reports |
title_short |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
title_full |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
title_fullStr |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
title_full_unstemmed |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
title_sort |
Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista |
author |
Camargo, Murilo de Oliveira |
author_facet |
Camargo, Murilo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pezzato, João Pedro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Murilo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar História oral Relatos School geography Oral history Reports |
topic |
Geografia escolar História oral Relatos School geography Oral history Reports |
description |
As práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-01-30T13:45:14Z 2023-01-30T13:45:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239114 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129208180801536 |