A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301 http://hdl.handle.net/11449/126969 |
Resumo: | The paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life. |
id |
UNSP_ea0f222849c63b4d0a7ec2a0f742c0dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126969 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensãoThe history classroom as a place of education, research and extensionHistorical consciousnessSocial representationsEducational ethnographyConsciência históricaRepresentações sociaisEtnografia educacionalThe paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life.O artigo apresenta um projeto de trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Unesp/campus Assis (LEPEDIH), no qual a sala de aula é compreendida como lugar de construção do conhecimento histórico por meio de experiências entre estudantes, professores e futuros professores, que agregam o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma que ocorra a aproximação entre universidade e escolas públicas de ensino básico com o fim de que seus participantes possam relacionar o estudo da História com a própria vida.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]2015-08-21T17:53:36Z2015-08-21T17:53:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article274-287application/pdfhttp://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014.2238-0302http://hdl.handle.net/11449/12696910.5335/rep.v21i2.4301ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf42610355959052390000-0002-9466-9965Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Espaço Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126969Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:18.938009Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão The history classroom as a place of education, research and extension |
title |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
spellingShingle |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP] Historical consciousness Social representations Educational ethnography Consciência histórica Representações sociais Etnografia educacional |
title_short |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
title_full |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
title_fullStr |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
title_full_unstemmed |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
title_sort |
A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão |
author |
Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP] |
author_facet |
Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historical consciousness Social representations Educational ethnography Consciência histórica Representações sociais Etnografia educacional |
topic |
Historical consciousness Social representations Educational ethnography Consciência histórica Representações sociais Etnografia educacional |
description |
The paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-08-21T17:53:36Z 2015-08-21T17:53:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301 Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014. 2238-0302 http://hdl.handle.net/11449/126969 10.5335/rep.v21i2.4301 ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf 4261035595905239 0000-0002-9466-9965 |
url |
http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301 http://hdl.handle.net/11449/126969 |
identifier_str_mv |
Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014. 2238-0302 10.5335/rep.v21i2.4301 ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf 4261035595905239 0000-0002-9466-9965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Espaço Pedagógico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
274-287 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128497617469440 |