A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301
http://hdl.handle.net/11449/126969
Resumo: The paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life.
id UNSP_ea0f222849c63b4d0a7ec2a0f742c0dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126969
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensãoThe history classroom as a place of education, research and extensionHistorical consciousnessSocial representationsEducational ethnographyConsciência históricaRepresentações sociaisEtnografia educacionalThe paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life.O artigo apresenta um projeto de trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Unesp/campus Assis (LEPEDIH), no qual a sala de aula é compreendida como lugar de construção do conhecimento histórico por meio de experiências entre estudantes, professores e futuros professores, que agregam o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma que ocorra a aproximação entre universidade e escolas públicas de ensino básico com o fim de que seus participantes possam relacionar o estudo da História com a própria vida.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]2015-08-21T17:53:36Z2015-08-21T17:53:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article274-287application/pdfhttp://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014.2238-0302http://hdl.handle.net/11449/12696910.5335/rep.v21i2.4301ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf42610355959052390000-0002-9466-9965Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Espaço Pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126969Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T18:44:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
The history classroom as a place of education, research and extension
title A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
spellingShingle A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
Historical consciousness
Social representations
Educational ethnography
Consciência histórica
Representações sociais
Etnografia educacional
title_short A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
title_full A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
title_fullStr A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
title_full_unstemmed A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
title_sort A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão
author Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
author_facet Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Historical consciousness
Social representations
Educational ethnography
Consciência histórica
Representações sociais
Etnografia educacional
topic Historical consciousness
Social representations
Educational ethnography
Consciência histórica
Representações sociais
Etnografia educacional
description The paper presents a work project developed by the Laboratory of Studies and Research in History Teaching of Unesp/campus Assis (LEPEDIH), which the classroom is understood as a place of construction of historical knowledge through experiences, between students, teachers and future teachers that add teaching, research and extension, in a way that occur the approach between university and public elementary schools in order that participants can relate the study of history with their own life.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-21T17:53:36Z
2015-08-21T17:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301
Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014.
2238-0302
http://hdl.handle.net/11449/126969
10.5335/rep.v21i2.4301
ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf
4261035595905239
0000-0002-9466-9965
url http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4301
http://hdl.handle.net/11449/126969
identifier_str_mv Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 274-287, 2014.
2238-0302
10.5335/rep.v21i2.4301
ISSN2238-0302-2014-21-02-274-287.pdf
4261035595905239
0000-0002-9466-9965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Espaço Pedagógico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274-287
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045250014380032