Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92233
Resumo: Este trabalho constituiu-se como pesquisa-intervenção, cujo objetivo era investigar estudantes em atividade de jogo na escola e compreender o processo de desenvolvimento de sua consciência, considerando suas ações, manifestações e expressões durante sua atividade e a presença do fenômeno social da alienação nesse processo. A pesquisa aconteceu numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I da cidade de Presidente Prudente/SP e os sujeitos foram alunos de 06-07 anos de idade, pertencentes a uma sala de aula do 2º. ano da referida instituição. Inicialmente foram registrados os comportamentos e falas dos sujeitos em atividades gerais na escola, tanto em sala de aula, como nos intervalos e momentos de entrada e saída da escola. Posteriormente foram observadas as atividades de jogo desenvolvidas pelos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), grupo do qual o pesquisador faz parte, que realiza projeto de intervenção na escola objeto da pesquisa...
id UNSP_ea624025b767c402ff9051b4f1d4bf36
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92233
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escolaEducaçãoJogosConsciênciaAlienação (Psicologia social)EscolasEducationEste trabalho constituiu-se como pesquisa-intervenção, cujo objetivo era investigar estudantes em atividade de jogo na escola e compreender o processo de desenvolvimento de sua consciência, considerando suas ações, manifestações e expressões durante sua atividade e a presença do fenômeno social da alienação nesse processo. A pesquisa aconteceu numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I da cidade de Presidente Prudente/SP e os sujeitos foram alunos de 06-07 anos de idade, pertencentes a uma sala de aula do 2º. ano da referida instituição. Inicialmente foram registrados os comportamentos e falas dos sujeitos em atividades gerais na escola, tanto em sala de aula, como nos intervalos e momentos de entrada e saída da escola. Posteriormente foram observadas as atividades de jogo desenvolvidas pelos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), grupo do qual o pesquisador faz parte, que realiza projeto de intervenção na escola objeto da pesquisa...This work was constituted as an intervention research, which aimed to investigate students in play activity at school and understand the process of development of your consciousness, considering their actions, manifestations and expressions during their activity and the presence of the social alienation phenomenon in this process. The research took place on a municipal public school of basic education (first cycle) on the city of Presidente Prudente / SP and the subjects were students from 06-07 years age, belonging to a 2nd. year classroom of that institution. Initially was record the subjects’ behavior and speech in general activities at school, both in classroom, in the intervals and moments which they in and out the school. Later were observed the play activities undertaken by members of GEIPEE-thc (Study, Intervention and Research Group of School Education and cultural-historical theory), group which the researcher is part, and which performs the intervention project in school, research’s object. Besides the observations, conversations were held with the teachers of school, during pedagogical meetings and specific meetings with managers. We understand that play, understood as historical human-generic building, occurs from the reconstruction by children of the social relations being in society… (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Irineu Aliprando Tuim Viotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfNUNES, Rodrigo Lima. Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92233000717530nunes_rl_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:05.141960Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
title Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
spellingShingle Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
Educação
Jogos
Consciência
Alienação (Psicologia social)
Escolas
Education
title_short Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
title_full Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
title_fullStr Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
title_full_unstemmed Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
title_sort Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola
author Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
author_facet Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Irineu Aliprando Tuim Viotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Rodrigo Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jogos
Consciência
Alienação (Psicologia social)
Escolas
Education
topic Educação
Jogos
Consciência
Alienação (Psicologia social)
Escolas
Education
description Este trabalho constituiu-se como pesquisa-intervenção, cujo objetivo era investigar estudantes em atividade de jogo na escola e compreender o processo de desenvolvimento de sua consciência, considerando suas ações, manifestações e expressões durante sua atividade e a presença do fenômeno social da alienação nesse processo. A pesquisa aconteceu numa escola pública municipal de Ensino Fundamental I da cidade de Presidente Prudente/SP e os sujeitos foram alunos de 06-07 anos de idade, pertencentes a uma sala de aula do 2º. ano da referida instituição. Inicialmente foram registrados os comportamentos e falas dos sujeitos em atividades gerais na escola, tanto em sala de aula, como nos intervalos e momentos de entrada e saída da escola. Posteriormente foram observadas as atividades de jogo desenvolvidas pelos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), grupo do qual o pesquisador faz parte, que realiza projeto de intervenção na escola objeto da pesquisa...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Rodrigo Lima. Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92233
000717530
nunes_rl_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv NUNES, Rodrigo Lima. Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola. 2013. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
000717530
nunes_rl_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129158416433152