A contradição entre drama burguês e teatro épico na obra de Oduvaldo Vianna Filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151991 |
Resumo: | Nesta pesquisa analisaremos as seguintes peças do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho: A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar (1960), O Auto dos 99% (1962), Brasil Versão Brasileira (1962) e Quatro Quadras de Terra (1963). Nossa hipótese é que encontraremos, por um lado, alternativas ao drama e, por outro, resquícios de aspectos formais do drama burguês. O objetivo desta pesquisa é explicitar, ao analisar os elementos formais das peças, como e por que se distanciam do gênero dramático e se aproximam do épico, para então, investigar seus motivos. |
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A contradição entre drama burguês e teatro épico na obra de Oduvaldo Vianna FilhoThe contradiction between bourgeois drama and epic theater in work of Oduvaldo Vianna FilhoOduvaldo Vianna Filho.Teatro épicoDrama burguêsEpic theaterBourgeois dramaNesta pesquisa analisaremos as seguintes peças do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho: A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar (1960), O Auto dos 99% (1962), Brasil Versão Brasileira (1962) e Quatro Quadras de Terra (1963). Nossa hipótese é que encontraremos, por um lado, alternativas ao drama e, por outro, resquícios de aspectos formais do drama burguês. O objetivo desta pesquisa é explicitar, ao analisar os elementos formais das peças, como e por que se distanciam do gênero dramático e se aproximam do épico, para então, investigar seus motivos.This research aims to analyze the following plays by brazilian dramatist, Oduvaldo Vianna Filho: A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar (1960), O Auto dos 99% (1962), Brasil Versão Brasileira (1962) and Quatro Quadras de Terra (1963). Our proposition is that, on the one hand, we will find alternatives to the dramatic form and, on the other, remaining formal aspects of the bourgeois drama. Our goal is to make explicit, by analyzing the formal elements of the plays, how and why these elements take distance from the dramatic literary genre and approach the epic one, so that their reasons can be investigated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Portich, Ana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Manoela Paiva [UNESP]2017-10-26T17:08:10Z2017-10-26T17:08:10Z2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15199100089359333004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:50:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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