Os carnavais do Rio de Janeiro entre 1934 e 1937 e o movimento folclorista: dimensões do debate / The carnivals of Rio de Janeiro between 1934 and 1937 and the folklore movement: dimensions of the debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Danilo Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/301
http://hdl.handle.net/11449/107402
Resumo: Refletir sobre a relação entre os festejos carnavalescos e o movimento folclorista implica admitir as diferenças de perspectivas na constituição desses campos. Observa-se, inicialmente, que os processos de institucionalização dos carnavais brincados no Rio de Janeiro entre os anos 1934 e 1937, configuram um campo cultural à parte do movimento folclorista que se efetiva no Brasil nas décadas seguintes. Enquanto as práticas carnavalescas se consolidaram na década de 1930, em mediação com a imprensa e com o poder público, ligadas às preocupações de forjar a nacionalidade, o movimento folclórico tenta se institucionalizar, com o mesmo propósito, e definir seu campo de atuação e objetos de pesquisas, entre as décadas de 40 e 60. Porém, o carnaval não é o cerne desse debate e tampouco manifestação que deva se integrar às tradições brasileiras. 
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spelling Os carnavais do Rio de Janeiro entre 1934 e 1937 e o movimento folclorista: dimensões do debate / The carnivals of Rio de Janeiro between 1934 and 1937 and the folklore movement: dimensions of the debateHistória - História cultural - carnaval- folcloreCarnavais carioca. Práticas populares. Folclore. Movimento folclóricoRefletir sobre a relação entre os festejos carnavalescos e o movimento folclorista implica admitir as diferenças de perspectivas na constituição desses campos. Observa-se, inicialmente, que os processos de institucionalização dos carnavais brincados no Rio de Janeiro entre os anos 1934 e 1937, configuram um campo cultural à parte do movimento folclorista que se efetiva no Brasil nas décadas seguintes. Enquanto as práticas carnavalescas se consolidaram na década de 1930, em mediação com a imprensa e com o poder público, ligadas às preocupações de forjar a nacionalidade, o movimento folclórico tenta se institucionalizar, com o mesmo propósito, e definir seu campo de atuação e objetos de pesquisas, entre as décadas de 40 e 60. Porém, o carnaval não é o cerne desse debate e tampouco manifestação que deva se integrar às tradições brasileiras. Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/AssisFaculdade de Ciências e Letras - Unesp/AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)BEZERRA, Danilo Alves [UNESP]2014-06-24T19:54:07Z2014-06-24T19:54:07Z2012-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/301Patrimônio e Memória, v. 8, n. 2, p. 52-66.1808-1967http://hdl.handle.net/11449/107402ISSN1808-1967-2012-8-2-52-66.pdfPatrimônio e Memóriareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPatrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:04:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:55.940801Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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