Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141753 |
Resumo: | Esse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos. |
id |
UNSP_eaed1fcc1bf0be591db9d3f650f36e91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141753 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentesExpediçãoMetodologiaFormação de professoresEsse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]Oliveira, Ednéia Soares de Souza2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject543-552application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-5522357-7819http://hdl.handle.net/11449/141753ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf94154767695238200000-0001-5677-488XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:24.933297Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
title |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
spellingShingle |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Expedição Metodologia Formação de professores |
title_short |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
title_full |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
title_fullStr |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
title_full_unstemmed |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
title_sort |
Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes |
author |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Oliveira, Ednéia Soares de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ednéia Soares de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Oliveira, Ednéia Soares de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expedição Metodologia Formação de professores |
topic |
Expedição Metodologia Formação de professores |
description |
Esse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:19Z 2016-07-19T13:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141753 ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141753 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
543-552 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129267902447616 |