Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Ednéia Soares de Souza
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141753
Resumo: Esse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.
id UNSP_eaed1fcc1bf0be591db9d3f650f36e91
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentesExpediçãoMetodologiaFormação de professoresEsse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]Oliveira, Ednéia Soares de Souza2016-07-19T13:00:19Z2016-07-19T13:00:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject543-552application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-5522357-7819http://hdl.handle.net/11449/141753ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf94154767695238200000-0001-5677-488XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:24.933297Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
title Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
spellingShingle Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Expedição
Metodologia
Formação de professores
title_short Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
title_full Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
title_fullStr Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
title_full_unstemmed Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
title_sort Expedições x excursões: uma ação educativa para além dos muros escolares que favorece a construção de saberes docentes
author Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
author_facet Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Oliveira, Ednéia Soares de Souza
author_role author
author2 Oliveira, Ednéia Soares de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Oliveira, Ednéia Soares de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Expedição
Metodologia
Formação de professores
topic Expedição
Metodologia
Formação de professores
description Esse texto revisita uma experiência de 2004, vivenciada em um curso de formação de professores. Na ocasião a proposta foi propiciar uma experiência de formação cultural, história, científica e estética que favorecesse a superação do conceito de aula como união de espaço e tempo, no qual os alunos recebem do professor os conhecimentos necessários para a vida em sociedade. A escola é concebia como a “morada do saber” e nesta perspectiva a sociedade valoriza o saber produzido em seu interior, entretanto há uma inquietação presente no dia-a-dia destas instituições, como garantir que esse saber chegue efetivamente aos alunos? Que metodologia utilizar para fazê-los perceber todo o conhecimento disponível na escola e no seu entorno? Para responder a estas questões foi proposto o projeto expedições investigantes aos alunos do CEFAM “Profª Lourdes de Araújo” - Bauru/SP, que tinha como objetivo principal integrar de forma coerente, no processo de ensino e aprendizagem, a riqueza da chamada educação assistemática e extra – escolar, produzida nos diferentes espaços pelos quais transitamos. Participaram da experiência 180 adolescentes do curso de formação de professores em nível médio. O Projeto Expedições Investigantes é uma proposta de metodologia pautada no conceito de experiência (Bondía, 2002). Inovar a prática pedagógica pode significar pular os muros da escola e construir conhecimento na rua, garantir uma aprendizagem significativa e que envolva todos os alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:19Z
2016-07-19T13:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141753
ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141753
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 543-552
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-543-552.pdf
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 543-552
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129267902447616