Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239410 |
Resumo: | Essa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos. |
id |
UNSP_eaf9861df918788280591be786243eb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239410 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulistaAnalysis of the modality and structure of content sports of the national commom curriculum base and the new paulista curriculumEsportes escolaresEducação FísicaCurrículosBase Nacional Comum CurricularCurrículo do estado de São PauloBNCCCurriculum paulistaSports contentEssa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos.This qualitative research seeks, through This qualitative research seeks, through document analysis, to understand the structure and choice of sports content in the BNCC and in the New Curriculum in the State of São Paulo. Sports content is stipulated through the elaboration of curricula, which are normative educational documents guided by objects and social values of the classes that hold state power. The sports contents of both documents are then structured within the Discipline of Physical Education and the Thematic Units of Sports. For data collection, document analyzes were carried out, of the BNCC of the new Paulista curriculum and all its curriculum support materials. For data analysis, Pêcheux's discourse analysis method was used. After this analysis, it was verified through considerations taken from the objects of study. With the study, we can see that both documents follow the structural alignment aimed at the dissemination of neoliberal values and concepts, and this has an impact on the selection of sports content and especially on the pedagogical directions of the content.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Matheus Souza2023-02-09T12:03:11Z2023-02-09T12:03:11Z2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:14:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:51:43.540934Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista Analysis of the modality and structure of content sports of the national commom curriculum base and the new paulista curriculum |
title |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
spellingShingle |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista Silva, Matheus Souza Esportes escolares Educação Física Currículos Base Nacional Comum Curricular Currículo do estado de São Paulo BNCC Curriculum paulista Sports content |
title_short |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
title_full |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
title_fullStr |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
title_full_unstemmed |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
title_sort |
Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista |
author |
Silva, Matheus Souza |
author_facet |
Silva, Matheus Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Matheus Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes escolares Educação Física Currículos Base Nacional Comum Curricular Currículo do estado de São Paulo BNCC Curriculum paulista Sports content |
topic |
Esportes escolares Educação Física Currículos Base Nacional Comum Curricular Currículo do estado de São Paulo BNCC Curriculum paulista Sports content |
description |
Essa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-09T12:03:11Z 2023-02-09T12:03:11Z 2023-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239410 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128992411123712 |