Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239410
Resumo: Essa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos.
id UNSP_eaf9861df918788280591be786243eb9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239410
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulistaAnalysis of the modality and structure of content sports of the national commom curriculum base and the new paulista curriculumEsportes escolaresEducação FísicaCurrículosBase Nacional Comum CurricularCurrículo do estado de São PauloBNCCCurriculum paulistaSports contentEssa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos.This qualitative research seeks, through This qualitative research seeks, through document analysis, to understand the structure and choice of sports content in the BNCC and in the New Curriculum in the State of São Paulo. Sports content is stipulated through the elaboration of curricula, which are normative educational documents guided by objects and social values of the classes that hold state power. The sports contents of both documents are then structured within the Discipline of Physical Education and the Thematic Units of Sports. For data collection, document analyzes were carried out, of the BNCC of the new Paulista curriculum and all its curriculum support materials. For data analysis, Pêcheux's discourse analysis method was used. After this analysis, it was verified through considerations taken from the objects of study. With the study, we can see that both documents follow the structural alignment aimed at the dissemination of neoliberal values and concepts, and this has an impact on the selection of sports content and especially on the pedagogical directions of the content.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Matheus Souza2023-02-09T12:03:11Z2023-02-09T12:03:11Z2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:14:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:14:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
Analysis of the modality and structure of content sports of the national commom curriculum base and the new paulista curriculum
title Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
spellingShingle Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
Silva, Matheus Souza
Esportes escolares
Educação Física
Currículos
Base Nacional Comum Curricular
Currículo do estado de São Paulo
BNCC
Curriculum paulista
Sports content
title_short Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
title_full Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
title_fullStr Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
title_full_unstemmed Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
title_sort Análise das modalidade e da estruturação dos conteúdos esportivos da Base Nacional comum curricular e do novo currículo paulista
author Silva, Matheus Souza
author_facet Silva, Matheus Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes escolares
Educação Física
Currículos
Base Nacional Comum Curricular
Currículo do estado de São Paulo
BNCC
Curriculum paulista
Sports content
topic Esportes escolares
Educação Física
Currículos
Base Nacional Comum Curricular
Currículo do estado de São Paulo
BNCC
Curriculum paulista
Sports content
description Essa pesquisa de caráter qualitativo busca por meio da análise documental entender a estruturação e escolha dos conteúdos esportivos na BNCC e no Novo Currículo do Estado de São Paulo. Os conteúdos esportivos são estipulados por meio da elaboração de currículos, que são documentos normativos educacionais guiados por objetos e valores sociais das classes detentoras do poder estatal. Os conteúdos esportivos de ambos os documentos são então estruturados dentro da Disciplina de Educação Física e das Unidades Temáticas dos Esportes. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais, da BNCC do Novo Currículo Paulista e todos os seus materiais de apoio ao currículo. Já para análise de dados, foi utilizado o método da análise de discurso de Pêcheux. Após essa análise, foi constatado por intermédio das considerações retiradas dos objetos de estudo. Com o estudo, podemos constatar que ambos os documentos seguem o alinhamento estrutural voltado para a difusão de valores e conceitos neoliberais, e isso acarreta em um impacto na seleção de conteúdos esportivos e principalmente nos direcionamentos pedagógicos dos conteúdos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09T12:03:11Z
2023-02-09T12:03:11Z
2023-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239410
url http://hdl.handle.net/11449/239410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046684621537280