Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92328
Resumo: Esta pesquisa investigou as representações sociais e os julgamentos morais sobre injustiças que alunos(as) de escolas particulares e públicas do município de Presidente Prudente (SP) fizeram em situações escolares verificando a influência, nessas cognições, de diferentes pertinências sociais (idade, sexo, escolas particulares ou públicas). Para análise teórica, foram utilizadas as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget, Kohlberg e Gilligan e das Representações Sociais criada por Moscovici. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações em salas de quinta série do ensino fundamental e primeira do ensino médio e foi aplicado um questionário que continha várias indagações sobre injustiças na escola. Como resultados das observações, verificou-se que queixas espontâneas de injustiças que ocorrem no interior da escola foram freqüentes tanto em meninos quanto em meninas. Considerando como queixas de injustiças aquelas queixas dos alunos que se incluíam nos diferentes tipos de injustiças apontados por Piaget, quais sejam, injustiça legal, retributiva, distributiva e social, verificamos que na escola particular na 5ª. série as queixas identificadas foram, em primeiro lugar, do tipo distributiva e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública foram comuns queixas do tipo distributiva. Na escola particular, na 1ª. série do ensino médio, foram freqüentes queixas do tipo distributivo, e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública, nesta série, não foram identificadas queixas de injustiças que se enquadrassem nas categorias de injustiças propostas por Piaget e Kohlberg. Apareceram, também, queixas, tanto em escolas particulares quanto na pública, que apontaram o descontentamento dos(as) alunos(as) em relação aos aspectos pedagógicos.
id UNSP_eaffb5449c6c468c2d4f0013169f7953
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92328
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SPEducaçãoRepresentaçõesInjustiçaMoral developmentInjusticeEsta pesquisa investigou as representações sociais e os julgamentos morais sobre injustiças que alunos(as) de escolas particulares e públicas do município de Presidente Prudente (SP) fizeram em situações escolares verificando a influência, nessas cognições, de diferentes pertinências sociais (idade, sexo, escolas particulares ou públicas). Para análise teórica, foram utilizadas as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget, Kohlberg e Gilligan e das Representações Sociais criada por Moscovici. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações em salas de quinta série do ensino fundamental e primeira do ensino médio e foi aplicado um questionário que continha várias indagações sobre injustiças na escola. Como resultados das observações, verificou-se que queixas espontâneas de injustiças que ocorrem no interior da escola foram freqüentes tanto em meninos quanto em meninas. Considerando como queixas de injustiças aquelas queixas dos alunos que se incluíam nos diferentes tipos de injustiças apontados por Piaget, quais sejam, injustiça legal, retributiva, distributiva e social, verificamos que na escola particular na 5ª. série as queixas identificadas foram, em primeiro lugar, do tipo distributiva e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública foram comuns queixas do tipo distributiva. Na escola particular, na 1ª. série do ensino médio, foram freqüentes queixas do tipo distributivo, e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública, nesta série, não foram identificadas queixas de injustiças que se enquadrassem nas categorias de injustiças propostas por Piaget e Kohlberg. Apareceram, também, queixas, tanto em escolas particulares quanto na pública, que apontaram o descontentamento dos(as) alunos(as) em relação aos aspectos pedagógicos.This research investigated the social representations and the moral judgements about injustices that private and public schools students (boys and girls) of the municipal district of Presidente Prudente (SP) did in school situations, verifying the influence, in those cognitions, of different social pertinences (age, sex, private or public schools). For theoretical analysis, it were utilized the approaches of the Moral Development Psychology of Piaget, Kohlberg and Gilligan, and of the Social Representations created by Moscovici. As methodological procedures, observations were accomplished at rooms from 5th grade of the fundamental school and first of the high school, and it was applied a questionnaire that contained several inquiries about injustices at school. As results of the observations, it was verified that spontaneous complaints of injustice that happen inside the school were frequent both in boys and in girls. Considering as injustice complaints those students complaints that included in the differents injustices types indicated by Piaget, which are, legal injustice, retributive, distributive and social, verified at private school on the 5th grade the complaints identified were, in first place, distributive and, in smaller proportion, complaints of the retributive type. At public school were usual complaints of the distributive type. At private school, on the 1 th grade of the high school, were frequent complaints of the distributive type, and, in smaller proportion, complaints of the retributive type. At public school, in on this grade, were not identified injustice complaints that framed in the injustice categories proposed by Piaget and Kohlberg. Appeared, also, complaints, both at private schools and at public school, that indicated the students dissatisfaction in relation to the pedagogic aspects.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 321 f. : il.application/pdfMIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP. 2007. xvi, 321 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/92328000506107mizusaki_rac_me_prud.pdf33004129044P68157283633787279Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:34:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-13T06:34:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
title Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
spellingShingle Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]
Educação
Representações
Injustiça
Moral development
Injustice
title_short Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
title_full Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
title_fullStr Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
title_full_unstemmed Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
title_sort Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP
author Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]
author_facet Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mizusaki, Renata Aparecida Carbone [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Representações
Injustiça
Moral development
Injustice
topic Educação
Representações
Injustiça
Moral development
Injustice
description Esta pesquisa investigou as representações sociais e os julgamentos morais sobre injustiças que alunos(as) de escolas particulares e públicas do município de Presidente Prudente (SP) fizeram em situações escolares verificando a influência, nessas cognições, de diferentes pertinências sociais (idade, sexo, escolas particulares ou públicas). Para análise teórica, foram utilizadas as abordagens da Psicologia do Desenvolvimento Moral de Piaget, Kohlberg e Gilligan e das Representações Sociais criada por Moscovici. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações em salas de quinta série do ensino fundamental e primeira do ensino médio e foi aplicado um questionário que continha várias indagações sobre injustiças na escola. Como resultados das observações, verificou-se que queixas espontâneas de injustiças que ocorrem no interior da escola foram freqüentes tanto em meninos quanto em meninas. Considerando como queixas de injustiças aquelas queixas dos alunos que se incluíam nos diferentes tipos de injustiças apontados por Piaget, quais sejam, injustiça legal, retributiva, distributiva e social, verificamos que na escola particular na 5ª. série as queixas identificadas foram, em primeiro lugar, do tipo distributiva e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública foram comuns queixas do tipo distributiva. Na escola particular, na 1ª. série do ensino médio, foram freqüentes queixas do tipo distributivo, e, em menor proporção, queixas do tipo retributiva. Na escola pública, nesta série, não foram identificadas queixas de injustiças que se enquadrassem nas categorias de injustiças propostas por Piaget e Kohlberg. Apareceram, também, queixas, tanto em escolas particulares quanto na pública, que apontaram o descontentamento dos(as) alunos(as) em relação aos aspectos pedagógicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP. 2007. xvi, 321 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/92328
000506107
mizusaki_rac_me_prud.pdf
33004129044P6
8157283633787279
identifier_str_mv MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Injustiça na escola e gênero: representações de alunos (as) de escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Presidente Prudente-SP. 2007. xvi, 321 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000506107
mizusaki_rac_me_prud.pdf
33004129044P6
8157283633787279
url http://hdl.handle.net/11449/92328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 321 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965606353567744