Gestão de recursos humanos: análise das melhores práticas adotadas pelas universidades estaduais paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Wesley Ricardo de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93043
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar e verificar como as melhores práticas de gestão de recursos humanos estão sendo desenvolvidas nas universidades estaduais de São Paulo junto aos funcionários técnicos administrativos. Para realização deste estudo, adotou-se a abordagem qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, onde foram analisada as práticas, a nível macro, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e da Universidade de São Paulo (USP). Para definir as melhores práticas, realizou-se uma análise teórico-empírica, além da triangulação das práticas entre os três casos, o que permitiu identificar práticas que: (a) aumentam a eficiência do processo de recrutamento e seleção, como a realização dos concursos por uma organização especializada na UNESP e o processo seletivo sumário na UNICAMP; (b) permitem maior rapidez na socialização e integração do novo funcionário na UNICAMP; (c) buscam aprimorar o conhecimento, as competências e promover o desenvolvimento, como o Programa de Desenvolvimento Gerencial e diversos outros programas da Agência de Formação Profissional (AFPU), o Programa Institucional de Apoio ao Servidor/Estudante do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), órgãos da UNICAMP, a bolsa complemento educacional e a promoção por escolaridade na UNESP, bem como palestras realizadas pelos professores da própria USP nas atividades de treinamento; (d) contribuem para a tomada de decisão quanto à treinamentos, carreira e remuneração, como o instrumento de avaliação de desempenho totalmente informatizado, com metodologia que visa atingir os objetivos organizacionais por meio do desenvolvimento das pessoas, através do planejamento, acompanhamento e avaliação, sustentado pela interação entre avaliador e avaliado na UNESP, bem como a existência...
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Para definir as melhores práticas, realizou-se uma análise teórico-empírica, além da triangulação das práticas entre os três casos, o que permitiu identificar práticas que: (a) aumentam a eficiência do processo de recrutamento e seleção, como a realização dos concursos por uma organização especializada na UNESP e o processo seletivo sumário na UNICAMP; (b) permitem maior rapidez na socialização e integração do novo funcionário na UNICAMP; (c) buscam aprimorar o conhecimento, as competências e promover o desenvolvimento, como o Programa de Desenvolvimento Gerencial e diversos outros programas da Agência de Formação Profissional (AFPU), o Programa Institucional de Apoio ao Servidor/Estudante do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), órgãos da UNICAMP, a bolsa complemento educacional e a promoção por escolaridade na UNESP, bem como palestras realizadas pelos professores da própria USP nas atividades de treinamento; (d) contribuem para a tomada de decisão quanto à treinamentos, carreira e remuneração, como o instrumento de avaliação de desempenho totalmente informatizado, com metodologia que visa atingir os objetivos organizacionais por meio do desenvolvimento das pessoas, através do planejamento, acompanhamento e avaliação, sustentado pela interação entre avaliador e avaliado na UNESP, bem como a existência...The objective of this research is to identify and determine how best practices in human resource management are being developed at the universities in the São Paulo state universities with the technical administrative staff. For this study, we adopet a qualitative approach, the strategy of case study, which analyzed the practices at the macro level, the State University of Campinas (UNICAMP), São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho (UNESP) and the University of São Paulo (USP). To determine best practice, there was a theoretical and empirical analysis, and tringulation of practice between the three cases, which allowed the identification of practices that: (a) increase the efficiency of the recruitment and selection, as invitations to tender by a specialized organization at UNESP and the selection process summary at UNICAMP; (b) allows for greater speed in the socialization and integration of new staff at UNICAMP; (c) seek to improve the knowledge, skills and foster the development, as the Program Management Development and various other programs of the Agency for Vocational Training (AFPU), the Institutional Program Support Server/Student Group Benefits Manager (GGBS), UNICAMP bodies, the complement educational scholarship and the promotion for education at UNESP, and lectures given by professors from USP own training activities; (d) contribute to decision making regarding training, career and remuneration as a tool for performance evaluation is fully computerized, using a methodology that aims achieving organizational objectives through the development of people through planning, monitoring and evaluation, supported by the interaction between evaluator and evaluated at UNESP, and the existence of a committee coordinating the process of evaluation units and acts as mediator between the manager and employee at the USP, and the team to evaluate the employee... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jabbour, Charbel José Chiappetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Wesley Ricardo de Souza [UNESP]2014-06-11T19:26:17Z2014-06-11T19:26:17Z2010-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis218 f. : il.application/pdfFREITAS, Wesley Ricardo de Souza. Gestão de recursos humanos: análise das melhores práticas adotadas pelas universidades estaduais paulistas. 2010. 218 f. 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