Avaliação da qualidade térmica de espaços de transição do tipo linear externo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Priscilla Laceda Duarte [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138005
Resumo: Essa pesquisa investiga as relações entre a qualidade térmica dos espaços de transição com os seus atributos físicos e condições térmicas do entorno imediato, a partir de levantamentos microclimáticos em oito espaços de transição do tipo linear externo e nos espaços internos e externos a eles associados, em condições de tempo quente. Os espaços escolhidos estão inseridos em um ambiente universitário na cidade de Bauru-SP e, por estarem localizados em edifícios de salas de aula, constituem em importantes ambientes de convívio de estudantes. Para verificar a influência dos atributos projetuais, foram definidos parâmetros de avaliação (intensidade da radiação solar incidente, obstrução do entorno, relação altura (H) e largura (W) e desempenho térmico da cobertura) e indicadores para cada um desses quatro parâmetros (de peso 0,25), distribuídos em um escala semântica variando de 0-péssimo, 0,25-ruim, 0,50-regular, 0,75-bom e 1-ótimo. Assim, foi criada uma metodologia para avaliar a qualidade térmica dos espaços de transição do tipo linear externo, que foi aplicada aos espaços estudados, para identificar quais parâmetros contribuem positiva ou negativamente para a qualidade térmica de cada. Essa metodologia permite elencar os melhores indicadores para uma avaliação positiva para os espaços de transição e os que devem ser evitados. No entanto, a qualidade microclimática dos ambientes externos adjacentes aos de transição são decisivos para uma ótima avaliação térmica. Os resultados evidenciam que a qualidade térmica dos espaços de transição é influenciada por alguns atributos projetuais e também pelas características de obstrução do entorno, além da qualidade microclimática do entorno imediato. A pesquisa também comprovou o papel amenizador microclimático e das condições de conforto térmico, calculados por meio do índice PET e, assim, reforçou resultados obtidos em estudos abordados na revisão bibliográfica. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para subsidiar intervenções projetuais nos espaços avaliados; contribuir para o projeto de novos espaços de transição, além de incentivar o desenvolvimento de estudos similares em outros contextos climáticos e em diferentes condições de tempo.
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Para verificar a influência dos atributos projetuais, foram definidos parâmetros de avaliação (intensidade da radiação solar incidente, obstrução do entorno, relação altura (H) e largura (W) e desempenho térmico da cobertura) e indicadores para cada um desses quatro parâmetros (de peso 0,25), distribuídos em um escala semântica variando de 0-péssimo, 0,25-ruim, 0,50-regular, 0,75-bom e 1-ótimo. Assim, foi criada uma metodologia para avaliar a qualidade térmica dos espaços de transição do tipo linear externo, que foi aplicada aos espaços estudados, para identificar quais parâmetros contribuem positiva ou negativamente para a qualidade térmica de cada. Essa metodologia permite elencar os melhores indicadores para uma avaliação positiva para os espaços de transição e os que devem ser evitados. No entanto, a qualidade microclimática dos ambientes externos adjacentes aos de transição são decisivos para uma ótima avaliação térmica. Os resultados evidenciam que a qualidade térmica dos espaços de transição é influenciada por alguns atributos projetuais e também pelas características de obstrução do entorno, além da qualidade microclimática do entorno imediato. A pesquisa também comprovou o papel amenizador microclimático e das condições de conforto térmico, calculados por meio do índice PET e, assim, reforçou resultados obtidos em estudos abordados na revisão bibliográfica. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para subsidiar intervenções projetuais nos espaços avaliados; contribuir para o projeto de novos espaços de transição, além de incentivar o desenvolvimento de estudos similares em outros contextos climáticos e em diferentes condições de tempo.This research investigates the relationship between the thermal quality of transitional spaces and their physical attributes, and the thermal conditions of their immediate surroundings. The study was based on microclimatic data monitoring conducted in warm weather conditions in eight linear, external transitional spaces, and in the internal and external spaces associated with them. The spaces selected are located at a university setting in the city of Bauru-SP; and because they are within classroom buildings, these spaces represent important environments for student interaction. In order to verify the influence of project attributes, evaluation parameters (solar radiation intensity, obstruction of surroundings, height (H) and width (W), and thermal performance of the roof), and indicators for each of these four parameters were set and distributed in a semantic scale that varied from 0-very bad, 0.25-bad, 0.50average, 0.75-good, to 1-very good. This way, a methodology was created to evaluate the thermal quality of linear external transitional spaces, and applied to the spaces studied to identify which parameters contribute positively or negatively to the thermal quality of each one. This methodology allows for the classification of the best indicators, as well as the ones that should be avoided, for a positive evaluation of the transitional spaces. The results reveal that the thermal quality of transitional spaces is influenced not only by some project attributes but also by obstruction of surroundings characteristics, and by the microclimatic quality of the immediate surroundings. This research also proved the mitigating roles of microclimatic and thermal comfort conditions, which were calculated using the PET index, thereby reinforcing the results obtained in studies addressed in the bibliographic review. It is expected that this research will contribute to subsidizing project interventions in the spaces evaluated, and projects of new transitional spaces, in addition to promoting the development of similar studies in other climatic contexts, and in different weather conditions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)David, Priscilla Laceda Duarte [UNESP]2016-04-19T14:16:13Z2016-04-19T14:16:13Z2016-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13800500087186633004056090P36410216019672649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:34.463169Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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