O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244103 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo. |
id |
UNSP_eb76e9a7c68e52d2b175c248bc10cba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244103 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.The beggining of the career for sociology teachers: characterization and analysis of the working conditions in the state of São PauloCondiçõesPrecarizaçãoSociologiaTrabalho docenteCapitalismoConjunturaWorking conditionsTeachingPrecariousnessSociologyCapitalismConjunctureEsta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo.The main objective in this paper is to research the context in which the teacher is at the beginning of teaching sociology based on the working conditions offered to them. The theoretical basis that supports the discussion about the precarious conditions of the education worker is grounded on the analysis of the capitalist structural context and the national conjuncture as determinant factors of this precariousness. The main hypothesis is that the precarious conditions of the teacher are intensified when they are at the beginning of their teaching career and it is even more complex when this teacher works in the field of Social Sciences. Thus, the methodology chosen to guide this investigation is Qualitative Research in Education, with the modality of field research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Lucas André [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Fernanda Milan de2023-06-17T13:42:02Z2023-06-17T13:42:02Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:12:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:00:16.875029Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. The beggining of the career for sociology teachers: characterization and analysis of the working conditions in the state of São Paulo |
title |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
spellingShingle |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. Carvalho, Fernanda Milan de Condições Precarização Sociologia Trabalho docente Capitalismo Conjuntura Working conditions Teaching Precariousness Sociology Capitalism Conjuncture |
title_short |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
title_full |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
title_fullStr |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
title_sort |
O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo. |
author |
Carvalho, Fernanda Milan de |
author_facet |
Carvalho, Fernanda Milan de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Lucas André [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fernanda Milan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Condições Precarização Sociologia Trabalho docente Capitalismo Conjuntura Working conditions Teaching Precariousness Sociology Capitalism Conjuncture |
topic |
Condições Precarização Sociologia Trabalho docente Capitalismo Conjuntura Working conditions Teaching Precariousness Sociology Capitalism Conjuncture |
description |
Esta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 2023-06-17T13:42:02Z 2023-06-17T13:42:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244103 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129147845738496 |