O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda Milan de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244103
Resumo: Esta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo.
id UNSP_eb76e9a7c68e52d2b175c248bc10cba6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244103
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.The beggining of the career for sociology teachers: characterization and analysis of the working conditions in the state of São PauloCondiçõesPrecarizaçãoSociologiaTrabalho docenteCapitalismoConjunturaWorking conditionsTeachingPrecariousnessSociologyCapitalismConjunctureEsta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo.The main objective in this paper is to research the context in which the teacher is at the beginning of teaching sociology based on the working conditions offered to them. The theoretical basis that supports the discussion about the precarious conditions of the education worker is grounded on the analysis of the capitalist structural context and the national conjuncture as determinant factors of this precariousness. The main hypothesis is that the precarious conditions of the teacher are intensified when they are at the beginning of their teaching career and it is even more complex when this teacher works in the field of Social Sciences. Thus, the methodology chosen to guide this investigation is Qualitative Research in Education, with the modality of field research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Lucas André [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Fernanda Milan de2023-06-17T13:42:02Z2023-06-17T13:42:02Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:12:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-11T06:12:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
The beggining of the career for sociology teachers: characterization and analysis of the working conditions in the state of São Paulo
title O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
spellingShingle O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
Carvalho, Fernanda Milan de
Condições
Precarização
Sociologia
Trabalho docente
Capitalismo
Conjuntura
Working conditions
Teaching
Precariousness
Sociology
Capitalism
Conjuncture
title_short O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
title_full O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
title_fullStr O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
title_full_unstemmed O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
title_sort O ensino de Sociologia e o início da docência: caracterização e análise das condições de trabalho no estado de São Paulo.
author Carvalho, Fernanda Milan de
author_facet Carvalho, Fernanda Milan de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Lucas André [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda Milan de
dc.subject.por.fl_str_mv Condições
Precarização
Sociologia
Trabalho docente
Capitalismo
Conjuntura
Working conditions
Teaching
Precariousness
Sociology
Capitalism
Conjuncture
topic Condições
Precarização
Sociologia
Trabalho docente
Capitalismo
Conjuntura
Working conditions
Teaching
Precariousness
Sociology
Capitalism
Conjuncture
description Esta monografia tem como objetivo central pesquisar o contexto em que se encontra o professor no início da docência de Sociologia, tendo como base as condições de trabalho que lhe são oferecidas. A fundamentação teórica que embasa a discussão da precarização do trabalhador da educação está pautada na análise do contexto estrutural capitalista e a conjuntura nacional como fatores determinantes dessa precarização. A hipótese principal é que as condições precárias do professor estão intensificadas quando se trata do professor no início da docência e é agravada quando este é da área das Ciências Sociais. Para tanto, a metodologia escolhida para nortear essa investigação é a Pesquisa Qualitativa em Educação, com a modalidade da pesquisa de campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
2023-06-17T13:42:02Z
2023-06-17T13:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244103
url http://hdl.handle.net/11449/244103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046891828543488