Para uma abordagem linguístico-discursiva da justaposição oracional: oral e escrito em práticas de letramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/1981-5794-1608-3 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1608-3 http://hdl.handle.net/11449/212094 |
Resumo: | Para refletir sobre a relação entre os componentes de construções paratáticas justapostas, a partir da hipótese de que esses componentes devam ser analisados em seu contexto discursivo, em associação com suas propriedades prosódicas, morfossintáticas e semânticas, assumo um modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001); um entendimento da escrita como constitutivamente heterogênea e como modo de enunciação (CORRÊA, 2004); e uma concepção de aquisição de escrita que considera as tradições discursivas (KABATEK, 2006), com o intuito de lançar um olhar linguístico-discursivo para essas construções, em dados de aquisição de escrita. A partir de análises qualitativa e quantitativa, o trabalho confirmou a hipótese acima e mostrou que: (i) na composição sintagmática de uma dada tradição, atuam outras tradições, de forma dinâmica; (ii) são os propósitos discursivos do sujeito, segundo suas representações de um momento, do espaço de interlocução e do(s) outro(s)/destinatário(s), que determinam quais tradições atuam como matéria para a produção de uma tradição; (iii) nos dados investigados, a mescla de TDs e as junções que ocorrem numa mesma tradição são recorrentemente empreendidas por justaposição, enquanto gesto que aponta, no espaço gráfico, para a situação concreta de enunciação. |
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Para uma abordagem linguístico-discursiva da justaposição oracional: oral e escrito em práticas de letramentoTradição discursivaJustaposiçãoAquisição de escritaOralidadeLetramentoPara refletir sobre a relação entre os componentes de construções paratáticas justapostas, a partir da hipótese de que esses componentes devam ser analisados em seu contexto discursivo, em associação com suas propriedades prosódicas, morfossintáticas e semânticas, assumo um modelo funcionalista de junção (RAIBLE, 2001); um entendimento da escrita como constitutivamente heterogênea e como modo de enunciação (CORRÊA, 2004); e uma concepção de aquisição de escrita que considera as tradições discursivas (KABATEK, 2006), com o intuito de lançar um olhar linguístico-discursivo para essas construções, em dados de aquisição de escrita. A partir de análises qualitativa e quantitativa, o trabalho confirmou a hipótese acima e mostrou que: (i) na composição sintagmática de uma dada tradição, atuam outras tradições, de forma dinâmica; (ii) são os propósitos discursivos do sujeito, segundo suas representações de um momento, do espaço de interlocução e do(s) outro(s)/destinatário(s), que determinam quais tradições atuam como matéria para a produção de uma tradição; (iii) nos dados investigados, a mescla de TDs e as junções que ocorrem numa mesma tradição são recorrentemente empreendidas por justaposição, enquanto gesto que aponta, no espaço gráfico, para a situação concreta de enunciação.Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e LetrasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes-damasio, Lúcia Regiane [UNESP]2021-07-14T10:34:29Z2021-07-14T10:34:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article287-317application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1608-3Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 60, n. 2, p. 287-317, 2016.0002-52161981-5794http://hdl.handle.net/11449/21209410.1590/1981-5794-1608-3S1981-57942016000200287S1981-57942016000200287.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:09:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:30.165513Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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