O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohle, Érika Christina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217313
Resumo: A tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas e aos Grupos de Pesquisa – 1) Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, 2) Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e 3) Especificidades da Docência na Educação Infantil, teve por objetivo compreender possibilidades de auxílio ao desenvolvimento da capacidade autoral por crianças em situação de apropriação e de objetivação de gêneros do enunciado por meio da atividade de estudo. O público-alvo da pesquisa foi crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - terceiro, quarto e quinto anos - do projeto de recuperação e reforço de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Marília – SP. Desse modo, norteada pela busca da resolução do problema de pesquisa – É possível criar condições para que as crianças desenvolvam capacidades autorais de criação de enunciados por meio da atividade de estudo? -, foi proposta a elas a criação de gêneros do enunciado por meio da implementação de um experimento didático-formativo para posterior análise desse processo materialista histórico-dialético. As proposições desta investigação se alicerçaram nos referenciais teóricos da Teoria Histórico-Cultural, que forneceram as bases para a compreensão do processo de desenvolvimento de capacidades autorais, assim como nos estudos de Bakhtin e Volochínov, que proporcionaram uma visão dialógica e dinâmica da linguagem verbal organizada em gêneros do enunciado, e, consequentemente, ofereceram elementos para o ensino de atos de escrever inseridos em situações de criação de enunciados com função social. Com a pesquisa foi constatado que a partir da descoberta do conceito de um gênero do enunciado, por meio da atividade de estudo, as crianças não apenas desenvolvem suas capacidades autorais, mas também se motivam para escrever ao compreenderem as situações reais de criação verbal – endereçadas para o outro, e, consequentemente, se apropriam desse conhecimento científico e o objetivam em suas próprias criações verbais escritas.
id UNSP_eba76a2d551f625606a32d4a7e4bb302
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217313
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudoThe development of authorship in children in the early years of elementary school through the study activityEducaçãoAtividade de estudo e o desenvolvimento das capacidades autorais das criançasExperimento didático-formativoTeoria histórico-culturalGêneros do enunciadoEducationStudy activity and development of children's authorship capacitiesDidactic-formative experimentHistorical-cultural theorySpeech genresA tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas e aos Grupos de Pesquisa – 1) Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, 2) Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e 3) Especificidades da Docência na Educação Infantil, teve por objetivo compreender possibilidades de auxílio ao desenvolvimento da capacidade autoral por crianças em situação de apropriação e de objetivação de gêneros do enunciado por meio da atividade de estudo. O público-alvo da pesquisa foi crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - terceiro, quarto e quinto anos - do projeto de recuperação e reforço de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Marília – SP. Desse modo, norteada pela busca da resolução do problema de pesquisa – É possível criar condições para que as crianças desenvolvam capacidades autorais de criação de enunciados por meio da atividade de estudo? -, foi proposta a elas a criação de gêneros do enunciado por meio da implementação de um experimento didático-formativo para posterior análise desse processo materialista histórico-dialético. As proposições desta investigação se alicerçaram nos referenciais teóricos da Teoria Histórico-Cultural, que forneceram as bases para a compreensão do processo de desenvolvimento de capacidades autorais, assim como nos estudos de Bakhtin e Volochínov, que proporcionaram uma visão dialógica e dinâmica da linguagem verbal organizada em gêneros do enunciado, e, consequentemente, ofereceram elementos para o ensino de atos de escrever inseridos em situações de criação de enunciados com função social. Com a pesquisa foi constatado que a partir da descoberta do conceito de um gênero do enunciado, por meio da atividade de estudo, as crianças não apenas desenvolvem suas capacidades autorais, mas também se motivam para escrever ao compreenderem as situações reais de criação verbal – endereçadas para o outro, e, consequentemente, se apropriam desse conhecimento científico e o objetivam em suas próprias criações verbais escritas.The thesis presented to the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences, São Paulo State University - UNESP - Campus de Marília, linked to the Research Line Theory and Pedagogical Practices and to the Research Groups - 1) Reading and Reading Processes writing: appropriation and objectification, 2) Pedagogical Implications of HistoricalCultural Theory and 3) Specificities of Teaching in Early Childhood Education, aimed to understand possibilities of aid to the development of authorship by children in a situation of appropriation and objectification of the utterance's genres through the study activity. The target audience of the research was children from the Early Years of Elementary School - third, fourth and fifth years - from the project for the recovery and reinforcement of a state school system in the city of Marília - SP. Thus, guided by the search for solving the research problem – Is it possible to create conditions for children to develop authoritative abilities to create utterances through the study activity? The creation of utterance genres was proposed to them through the implementation of a didactic-formative experiment for further analysis of this process historical-dialectical materialist method. The propositions of this investigation were based on the theoretical references of the Historical-Cultural Theory, which provided the basis for understanding the process of developing authorial skills, as well as on the studies by Bakhtin and Volochínov, which provided a dialogical and dynamic view of the embodied verbal language in the utterances organized in utterance genres, and, consequently, they offered elements for the teaching of writing acts inserted in situations of utterance creation with a social function. We found with the research that from the discovery of the concept of a utterance genre, through the study activity, children not only develop their authorial skills, but also are motivated to write when they understand the real situations of verbal creation - addressed to the other, and, consequently, appropriate the genres of the utterance and objectify them in their own written verbal creations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miller, Stela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kohle, Érika Christina2022-03-22T12:55:56Z2022-03-22T12:55:56Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKohle, Érika Christina. O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/21731333004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
The development of authorship in children in the early years of elementary school through the study activity
title O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
spellingShingle O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
Kohle, Érika Christina
Educação
Atividade de estudo e o desenvolvimento das capacidades autorais das crianças
Experimento didático-formativo
Teoria histórico-cultural
Gêneros do enunciado
Education
Study activity and development of children's authorship capacities
Didactic-formative experiment
Historical-cultural theory
Speech genres
title_short O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
title_full O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
title_fullStr O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
title_full_unstemmed O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
title_sort O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo
author Kohle, Érika Christina
author_facet Kohle, Érika Christina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Stela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohle, Érika Christina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Atividade de estudo e o desenvolvimento das capacidades autorais das crianças
Experimento didático-formativo
Teoria histórico-cultural
Gêneros do enunciado
Education
Study activity and development of children's authorship capacities
Didactic-formative experiment
Historical-cultural theory
Speech genres
topic Educação
Atividade de estudo e o desenvolvimento das capacidades autorais das crianças
Experimento didático-formativo
Teoria histórico-cultural
Gêneros do enunciado
Education
Study activity and development of children's authorship capacities
Didactic-formative experiment
Historical-cultural theory
Speech genres
description A tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, vinculada à Linha de Pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas e aos Grupos de Pesquisa – 1) Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação, 2) Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e 3) Especificidades da Docência na Educação Infantil, teve por objetivo compreender possibilidades de auxílio ao desenvolvimento da capacidade autoral por crianças em situação de apropriação e de objetivação de gêneros do enunciado por meio da atividade de estudo. O público-alvo da pesquisa foi crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - terceiro, quarto e quinto anos - do projeto de recuperação e reforço de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Marília – SP. Desse modo, norteada pela busca da resolução do problema de pesquisa – É possível criar condições para que as crianças desenvolvam capacidades autorais de criação de enunciados por meio da atividade de estudo? -, foi proposta a elas a criação de gêneros do enunciado por meio da implementação de um experimento didático-formativo para posterior análise desse processo materialista histórico-dialético. As proposições desta investigação se alicerçaram nos referenciais teóricos da Teoria Histórico-Cultural, que forneceram as bases para a compreensão do processo de desenvolvimento de capacidades autorais, assim como nos estudos de Bakhtin e Volochínov, que proporcionaram uma visão dialógica e dinâmica da linguagem verbal organizada em gêneros do enunciado, e, consequentemente, ofereceram elementos para o ensino de atos de escrever inseridos em situações de criação de enunciados com função social. Com a pesquisa foi constatado que a partir da descoberta do conceito de um gênero do enunciado, por meio da atividade de estudo, as crianças não apenas desenvolvem suas capacidades autorais, mas também se motivam para escrever ao compreenderem as situações reais de criação verbal – endereçadas para o outro, e, consequentemente, se apropriam desse conhecimento científico e o objetivam em suas próprias criações verbais escritas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-22T12:55:56Z
2022-03-22T12:55:56Z
2022-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Kohle, Érika Christina. O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/217313
33004110040P5
identifier_str_mv Kohle, Érika Christina. O desenvolvimento da capacidade autoral em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da atividade de estudo. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/217313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128181976170496