Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Fábio [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234884
Resumo: Em 1979, surge, na cidade de São Paulo, o Grupo Apoena, que, a partir de 1986, junta-se ao Grupo Engenho de Artes e passa a se chamar Engenho Teatral. Eram dois grupos que se juntaram depois de uma experiência prática comum e marcados pela mesma insatisfação com as limitações da produção teatral profissional de São Paulo e de sua época: a falta de condições materiais; a relação com o público totalmente distante, formal e comercial; e as limitações impostas pela ditadura civil- militar. Essa insatisfação fez com que o Engenho Teatral abandonasse o circuito tradicional do teatro paulistano, conhecido como “circuito do Bixiga”, e fosse em busca de outro público: a classe trabalhadora. Por meio desta pesquisa, apresento apontamentos sobre a relação entre teatro e sociedade a partir da história de mais de 40 anos do Grupo Engenho Teatral. Tais apontamentos são apresentados por meio de três fases do Grupo: 1979 a 1990; 1991 a 2002; e de 2003 até a estreia da peça Canção Indigesta.
id UNSP_ebe472866e63b921a49a5119d5f0312e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedadeEngenho teatral: notes on certain relationships between theatre and societyTeatroTeatro de grupoTeatro épicoEngenho teatralTheaterGroup theaterEpic theaterEm 1979, surge, na cidade de São Paulo, o Grupo Apoena, que, a partir de 1986, junta-se ao Grupo Engenho de Artes e passa a se chamar Engenho Teatral. Eram dois grupos que se juntaram depois de uma experiência prática comum e marcados pela mesma insatisfação com as limitações da produção teatral profissional de São Paulo e de sua época: a falta de condições materiais; a relação com o público totalmente distante, formal e comercial; e as limitações impostas pela ditadura civil- militar. Essa insatisfação fez com que o Engenho Teatral abandonasse o circuito tradicional do teatro paulistano, conhecido como “circuito do Bixiga”, e fosse em busca de outro público: a classe trabalhadora. Por meio desta pesquisa, apresento apontamentos sobre a relação entre teatro e sociedade a partir da história de mais de 40 anos do Grupo Engenho Teatral. Tais apontamentos são apresentados por meio de três fases do Grupo: 1979 a 1990; 1991 a 2002; e de 2003 até a estreia da peça Canção Indigesta.In 1979, the theater group Apoena rises in the city of São Paulo and then, in 1986, as it merges with another theater group, the Engenho de Artes, is born the Engenho Teatral. The first two groups came together after a journey of practical common experience and they bonded over the same dissatisfactions with the limitations of professional theatrical production of the time and specifically in the city area: a lack of material conditions; a completely distanced, formal and commercial relationship established with the audiences; and the limitations imposed by the running civil-military dictatorship. Such dissatisfactions led Engenho Teatral to abandon the traditional theatrical circuit of São Paulo, also known as the “Bixiga circuit”, in search of a different audience: the working class. Along this research, I present notes on the relationship between theater and society while recovering the history of more than 40 years of the Engenho Teatral Theater Group. The presented historical trajectory is divided into three stages: 1979 to 1990; 1991 to 2002; and 2003 until the premiere of the play Canção Indigesta (Indigestible Song).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mate, Alexandre Luiz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Resende, Fábio [UNESP]2022-05-25T15:43:42Z2022-05-25T15:43:42Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23488433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:05:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:34.114589Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
Engenho teatral: notes on certain relationships between theatre and society
title Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
spellingShingle Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
Resende, Fábio [UNESP]
Teatro
Teatro de grupo
Teatro épico
Engenho teatral
Theater
Group theater
Epic theater
title_short Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
title_full Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
title_fullStr Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
title_full_unstemmed Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
title_sort Engenho teatral: apontamentos sobre determinadas relações entre teatro e sociedade
author Resende, Fábio [UNESP]
author_facet Resende, Fábio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mate, Alexandre Luiz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Fábio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro de grupo
Teatro épico
Engenho teatral
Theater
Group theater
Epic theater
topic Teatro
Teatro de grupo
Teatro épico
Engenho teatral
Theater
Group theater
Epic theater
description Em 1979, surge, na cidade de São Paulo, o Grupo Apoena, que, a partir de 1986, junta-se ao Grupo Engenho de Artes e passa a se chamar Engenho Teatral. Eram dois grupos que se juntaram depois de uma experiência prática comum e marcados pela mesma insatisfação com as limitações da produção teatral profissional de São Paulo e de sua época: a falta de condições materiais; a relação com o público totalmente distante, formal e comercial; e as limitações impostas pela ditadura civil- militar. Essa insatisfação fez com que o Engenho Teatral abandonasse o circuito tradicional do teatro paulistano, conhecido como “circuito do Bixiga”, e fosse em busca de outro público: a classe trabalhadora. Por meio desta pesquisa, apresento apontamentos sobre a relação entre teatro e sociedade a partir da história de mais de 40 anos do Grupo Engenho Teatral. Tais apontamentos são apresentados por meio de três fases do Grupo: 1979 a 1990; 1991 a 2002; e de 2003 até a estreia da peça Canção Indigesta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25T15:43:42Z
2022-05-25T15:43:42Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234884
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/234884
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128524451577856