Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ungar, Michael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008
http://hdl.handle.net/11449/28955
Resumo: O presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas.
id UNSP_ebf7a0dc7db4d2c8cbc1d7c199c0b54b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28955
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de riscoHidden resilience: the social construction of the concept and its implications for professional practices with at-risk adolescentsResiliência OcultaAdolescentes em RiscoPráticas ProfissionaisHidden ResilienceAt-Risk AdolescentsProfessional PracticesO presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas.The purpose of this paper is to present the main concepts and ideas about resilience developed by Michael Ungar. At first, it will be discussed his post-modern approach of resilience and the social construction of the phenomenon. Thereafter, it will be presented the concept of hidden resilience related to unusual coping strategies. Researches carried out with adolescents in Canada and other countries solidified the conception of resilience as an experience associated to the individual's capacity to develop resources associated to his/her well-being and the condition of the individual's family and community to provide such resources in culturally meaningful ways. It will also deal with implications for professional practices with at-risk adolescents.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoDalhousie UniversityUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dalhousie UniversityLibório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Ungar, Michael2014-05-20T15:13:50Z2014-05-20T15:13:50Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article476-484application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895510.1590/S0102-79722010000300008S0102-79722010000300008WOS:000286619600008S0102-79722010000300008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:34:16.269932Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
Hidden resilience: the social construction of the concept and its implications for professional practices with at-risk adolescents
title Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
spellingShingle Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Resiliência Oculta
Adolescentes em Risco
Práticas Profissionais
Hidden Resilience
At-Risk Adolescents
Professional Practices
title_short Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
title_full Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
title_fullStr Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
title_full_unstemmed Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
title_sort Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
author Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
author_facet Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Ungar, Michael
author_role author
author2 Ungar, Michael
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Dalhousie University
dc.contributor.author.fl_str_mv Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
Ungar, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência Oculta
Adolescentes em Risco
Práticas Profissionais
Hidden Resilience
At-Risk Adolescents
Professional Practices
topic Resiliência Oculta
Adolescentes em Risco
Práticas Profissionais
Hidden Resilience
At-Risk Adolescents
Professional Practices
description O presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T15:13:50Z
2014-05-20T15:13:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010.
0102-7972
http://hdl.handle.net/11449/28955
10.1590/S0102-79722010000300008
S0102-79722010000300008
WOS:000286619600008
S0102-79722010000300008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008
http://hdl.handle.net/11449/28955
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010.
0102-7972
10.1590/S0102-79722010000300008
S0102-79722010000300008
WOS:000286619600008
S0102-79722010000300008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
0,258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 476-484
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128534100574208