Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008 http://hdl.handle.net/11449/28955 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas. |
id |
UNSP_ebf7a0dc7db4d2c8cbc1d7c199c0b54b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28955 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de riscoHidden resilience: the social construction of the concept and its implications for professional practices with at-risk adolescentsResiliência OcultaAdolescentes em RiscoPráticas ProfissionaisHidden ResilienceAt-Risk AdolescentsProfessional PracticesO presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas.The purpose of this paper is to present the main concepts and ideas about resilience developed by Michael Ungar. At first, it will be discussed his post-modern approach of resilience and the social construction of the phenomenon. Thereafter, it will be presented the concept of hidden resilience related to unusual coping strategies. Researches carried out with adolescents in Canada and other countries solidified the conception of resilience as an experience associated to the individual's capacity to develop resources associated to his/her well-being and the condition of the individual's family and community to provide such resources in culturally meaningful ways. It will also deal with implications for professional practices with at-risk adolescents.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoDalhousie UniversityUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dalhousie UniversityLibório, Renata Maria Coimbra [UNESP]Ungar, Michael2014-05-20T15:13:50Z2014-05-20T15:13:50Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article476-484application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895510.1590/S0102-79722010000300008S0102-79722010000300008WOS:000286619600008S0102-79722010000300008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28955Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:34:16.269932Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco Hidden resilience: the social construction of the concept and its implications for professional practices with at-risk adolescents |
title |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
spellingShingle |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Resiliência Oculta Adolescentes em Risco Práticas Profissionais Hidden Resilience At-Risk Adolescents Professional Practices |
title_short |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
title_full |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
title_fullStr |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
title_full_unstemmed |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
title_sort |
Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco |
author |
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] |
author_facet |
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Ungar, Michael |
author_role |
author |
author2 |
Ungar, Michael |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dalhousie University |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libório, Renata Maria Coimbra [UNESP] Ungar, Michael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resiliência Oculta Adolescentes em Risco Práticas Profissionais Hidden Resilience At-Risk Adolescents Professional Practices |
topic |
Resiliência Oculta Adolescentes em Risco Práticas Profissionais Hidden Resilience At-Risk Adolescents Professional Practices |
description |
O presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de hidden resilience, aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T15:13:50Z 2014-05-20T15:13:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/28955 10.1590/S0102-79722010000300008 S0102-79722010000300008 WOS:000286619600008 S0102-79722010000300008.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008 http://hdl.handle.net/11449/28955 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 476-484, 2010. 0102-7972 10.1590/S0102-79722010000300008 S0102-79722010000300008 WOS:000286619600008 S0102-79722010000300008.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
476-484 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128534100574208 |