Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009 http://hdl.handle.net/11449/28288 |
Resumo: | Partindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira. |
id |
UNSP_ec03c1174b6c4c8f12367fb578eafd3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28288 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileiraMedia education: the european propositions and the brazilian environmentMídiaEducaçãoEscola brasileiraFormação de professoresMediaEducationBrazilian schoolsTeacher's trainingPartindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira.Starting from the study of practice related with media education proposed to Europe, this paper observes the possibility to insert some of this practice in the Brazilian context. We discuss the kit for media education proposed by UNESCO and what is in evidence as a proposal about this theme in France, Spain, Portugal and England. The objective is to show that, besides European suggestions dialogue with some prestigious ideas in Brazil, by dealing with a diverse context, those ideas can reduce some essentials discussions about a media program inside Brazilians schools.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de AssisCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]2014-05-20T15:12:08Z2014-05-20T15:12:08Z2009-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1103-1122application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009.0101-73301678-4626http://hdl.handle.net/11449/2828810.1590/S0101-73302009000400009S0101-733020090004000092-s2.0-77953932623S0101-73302009000400009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Sociedade0,331info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:31.188222Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira Media education: the european propositions and the brazilian environment |
title |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
spellingShingle |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP] Mídia Educação Escola brasileira Formação de professores Media Education Brazilian schools Teacher's training |
title_short |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
title_full |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
title_fullStr |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
title_full_unstemmed |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
title_sort |
Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira |
author |
Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP] |
author_facet |
Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Educação Escola brasileira Formação de professores Media Education Brazilian schools Teacher's training |
topic |
Mídia Educação Escola brasileira Formação de professores Media Education Brazilian schools Teacher's training |
description |
Partindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 2014-05-20T15:12:08Z 2014-05-20T15:12:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009 Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009. 0101-7330 1678-4626 http://hdl.handle.net/11449/28288 10.1590/S0101-73302009000400009 S0101-73302009000400009 2-s2.0-77953932623 S0101-73302009000400009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009 http://hdl.handle.net/11449/28288 |
identifier_str_mv |
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009. 0101-7330 1678-4626 10.1590/S0101-73302009000400009 S0101-73302009000400009 2-s2.0-77953932623 S0101-73302009000400009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade 0,331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1103-1122 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129529960464384 |