Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009
http://hdl.handle.net/11449/28288
Resumo: Partindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira.
id UNSP_ec03c1174b6c4c8f12367fb578eafd3d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28288
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileiraMedia education: the european propositions and the brazilian environmentMídiaEducaçãoEscola brasileiraFormação de professoresMediaEducationBrazilian schoolsTeacher's trainingPartindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira.Starting from the study of practice related with media education proposed to Europe, this paper observes the possibility to insert some of this practice in the Brazilian context. We discuss the kit for media education proposed by UNESCO and what is in evidence as a proposal about this theme in France, Spain, Portugal and England. The objective is to show that, besides European suggestions dialogue with some prestigious ideas in Brazil, by dealing with a diverse context, those ideas can reduce some essentials discussions about a media program inside Brazilians schools.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de AssisCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]2014-05-20T15:12:08Z2014-05-20T15:12:08Z2009-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1103-1122application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009.0101-73301678-4626http://hdl.handle.net/11449/2828810.1590/S0101-73302009000400009S0101-733020090004000092-s2.0-77953932623S0101-73302009000400009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Sociedade0,331info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:31.188222Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
Media education: the european propositions and the brazilian environment
title Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
spellingShingle Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]
Mídia
Educação
Escola brasileira
Formação de professores
Media
Education
Brazilian schools
Teacher's training
title_short Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
title_full Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
title_fullStr Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
title_full_unstemmed Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
title_sort Educação para a mídia: propostas europeias e realidade brasileira
author Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]
author_facet Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanchetta Jr, Juvenal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Educação
Escola brasileira
Formação de professores
Media
Education
Brazilian schools
Teacher's training
topic Mídia
Educação
Escola brasileira
Formação de professores
Media
Education
Brazilian schools
Teacher's training
description Partindo-se do estudo das práticas relacionadas à educação para a mídia propostas no cenário europeu, este ensaio observa a possibilidade de inserção dessas práticas no cenário brasileiro. Discutem-se o kit de educação para a mídia, sugerido pela UNESCO, e propostas sobre esse tema em evidência na França, Espanha, Portugal e Inglaterra. O objetivo é mostrar que, embora as sugestões europeias dialoguem com boa parte das idéias prestigiadas no Brasil, por tratarem de um contexto diverso, elas tendem a dificultar o tratamento de questões essenciais a um programa de trabalho sobre mídia na escola brasileira.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
2014-05-20T15:12:08Z
2014-05-20T15:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009.
0101-7330
1678-4626
http://hdl.handle.net/11449/28288
10.1590/S0101-73302009000400009
S0101-73302009000400009
2-s2.0-77953932623
S0101-73302009000400009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400009
http://hdl.handle.net/11449/28288
identifier_str_mv Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 30, n. 109, p. 1103-1122, 2009.
0101-7330
1678-4626
10.1590/S0101-73302009000400009
S0101-73302009000400009
2-s2.0-77953932623
S0101-73302009000400009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Sociedade
0,331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1103-1122
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129529960464384