O traje das protagonistas do balé clássico: história, trajetória e conservadorismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217259 |
Resumo: | O traje de cena é um elo de reconhecimento entre o público e o personagem dentro de uma apresentação cênica, se bem construído, pode ser usado como uma potente ferramenta de identificação. No caso do balé, que não se utiliza de diálogos em sua expressão narrativa, o uso de certos códigos visuais para transmitir informações se torna essencial, e o figurino supre essa demanda. Neste contexto, a pesquisa pretende identificar aspectos formais de design presentes no figurino das principais protagonistas do balé clássico, desde sua concepção até os dias atuais, usando como recorte os títulos apresentados no Teatro Mariinsky. Ancorado nos fundamentos do design de figurino, o estudo se utiliza de bibliografia especializada e material iconográfico para fins de análise temporal. Como resultado, espera-se contribuir com o conhecimento documental, teórico e referencial do design de figurino para balé clássico. |
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O traje das protagonistas do balé clássico: história, trajetória e conservadorismoThe costume of classical ballet's protagonists: history, trajectory and conservatismDesignTraje de cenaFigurino de baléHistória do baléTeatro MariinskyStage costumeBallet costumeBallet historyO traje de cena é um elo de reconhecimento entre o público e o personagem dentro de uma apresentação cênica, se bem construído, pode ser usado como uma potente ferramenta de identificação. No caso do balé, que não se utiliza de diálogos em sua expressão narrativa, o uso de certos códigos visuais para transmitir informações se torna essencial, e o figurino supre essa demanda. Neste contexto, a pesquisa pretende identificar aspectos formais de design presentes no figurino das principais protagonistas do balé clássico, desde sua concepção até os dias atuais, usando como recorte os títulos apresentados no Teatro Mariinsky. Ancorado nos fundamentos do design de figurino, o estudo se utiliza de bibliografia especializada e material iconográfico para fins de análise temporal. Como resultado, espera-se contribuir com o conhecimento documental, teórico e referencial do design de figurino para balé clássico.The stage costume is a link of recognition between the audience and the character within a scenic presentation, if well constructed, it can be used as a powerful tool for identification. In the case of ballet, which does not use dialogues in its narrative expression, the use of certain visual codes to convey information becomes essential, and the costume supplies this demand. In this context, this research aims to identify formal design aspects present in the costumes of the main classical ballet protagonists, since its conception until the present day, using as a cutout the titles presented at the Mariinsky Theater. Anchored in the fundamentals of costume design, the study uses specialized bibliography and iconographic material for temporal analysis. As a result, it is expected to contribute to the documentary, theoretical and referential knowledge of costume design for classical ballet.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frajuca, Cheyenne Cordeiro2022-03-18T11:22:04Z2022-03-18T11:22:04Z2021-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21725933004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:40:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:26:27.163297Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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