Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123 http://hdl.handle.net/11449/108277 |
Resumo: | A necessidade de questionar o “conceito essencial da educação” e de assumiruma postura crítica em face das “concepções usualmente presentes a respeitodos fins da educação” motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossaintenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e daspráticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial.Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação eeducação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticosapresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001).As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas:que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nostrabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem serevidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções?Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dospressupostos da “análise de conteúdo”, privilegiando o desenvolvimento deanálises temáticas. A dimensão política do processo educativo,consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e daconstrução do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. Aconcretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nasjustificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, ainterdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local,o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco dapresença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que seaproximam de uma perspectiva “tradicional” ou “tecnicista”, associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim,uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectivahumanizadora da educação. |
id |
UNSP_ec239413ff43accece9a39a2f86041e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/108277 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEAA necessidade de questionar o “conceito essencial da educação” e de assumiruma postura crítica em face das “concepções usualmente presentes a respeitodos fins da educação” motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossaintenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e daspráticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial.Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação eeducação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticosapresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001).As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas:que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nostrabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem serevidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções?Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dospressupostos da “análise de conteúdo”, privilegiando o desenvolvimento deanálises temáticas. A dimensão política do processo educativo,consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e daconstrução do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. Aconcretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nasjustificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, ainterdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local,o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco dapresença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que seaproximam de uma perspectiva “tradicional” ou “tecnicista”, associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim,uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectivahumanizadora da educação.Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro.Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Santana, Luiz Carlos [UNESP]Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-06-24T19:55:12Z2014-06-24T19:55:12Z2006-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 141-173.2177-580Xhttp://hdl.handle.net/11449/108277ISSN2177-580X-2006-1-1-141-173.pdf7967929210514075165879830382620208045437821411820000-0002-6109-6830Pesquisa em Educação Ambientalreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:22:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:09:50.749810Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
title |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
spellingShingle |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
title_short |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
title_full |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
title_fullStr |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
title_full_unstemmed |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
title_sort |
Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA |
author |
Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author_facet |
Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] Santana, Luiz Carlos [UNESP] Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luiz Carlos [UNESP] Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] Santana, Luiz Carlos [UNESP] Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
description |
A necessidade de questionar o “conceito essencial da educação” e de assumiruma postura crítica em face das “concepções usualmente presentes a respeitodos fins da educação” motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossaintenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e daspráticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial.Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação eeducação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticosapresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001).As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas:que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nostrabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem serevidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções?Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dospressupostos da “análise de conteúdo”, privilegiando o desenvolvimento deanálises temáticas. A dimensão política do processo educativo,consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e daconstrução do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. Aconcretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nasjustificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, ainterdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local,o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco dapresença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que seaproximam de uma perspectiva “tradicional” ou “tecnicista”, associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim,uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectivahumanizadora da educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-25 2014-06-24T19:55:12Z 2014-06-24T19:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123 Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 141-173. 2177-580X http://hdl.handle.net/11449/108277 ISSN2177-580X-2006-1-1-141-173.pdf 7967929210514075 1658798303826202 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123 http://hdl.handle.net/11449/108277 |
identifier_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 141-173. 2177-580X ISSN2177-580X-2006-1-1-141-173.pdf 7967929210514075 1658798303826202 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129168298213376 |