A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100005
http://hdl.handle.net/11449/30217
Resumo: O presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.
id UNSP_ec7f3316716c749997af49de71a425cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30217
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantilLa perspective histórica-dialéctica de la periodización del desarrollo infantilHistoric-dialectical perspective on child development stagesdesenvolvimento infantilpsicologia histórico-culturalmétodo dialéticoDesarrollo en la infanciapsicología histórico-culturalmétodo dialécticoChild developmenthistoric-cultural psychologydialectical methodO presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.El presente artículo propone un análisis del problema de los estadios del desarrollo psíquico en la infancia. Se presentan los fundamentos que deben sustentar la periodicidad del desarrollo en la perspectiva de Vigotski, buscándose evidenciar el carácter histórico y dialéctico de sus propuestas. Son también apuntadas algunas de las importantes contribuciones de Leontiev y Elkonin a esa temática. Se discute inicialmente la importancia de un enfoque histórico del desarrollo infantil, enfatizando la relación niño-sociedad y las condiciones históricas-concretas como determinantes del proceso del desarrollo infantil. En seguida, son presentados los fundamentos de la periodicidad de las edades en la perspectiva vigotskiana, marcando la relación entre las proposiciones del autor y los principios del método dialéctico. Se presentan los períodos del desarrollo infantil provisoriamente identificados por Vigotski y, por fin, el análisis de Leontiev y Elkonin sobre la periodicidad del desarrollo en la infancia apoyada en el concepto de actividad rectora.This paper presents an analysis of the child development s stages under the historic-cultural perspective. The principles and fundamentals which should support periodization of child development according to Vigotski are presented, seeking to highlight the historical and dialectical character of his propositions. The paper also briefly presents Leontiev and Elkonin important contributions to this issue. Initially, the importance of an historic approach to child development is discussed, emphasizing the relationship between child and society and the concrete historic conditions as determiners of the child development process. Then, the fundamentals of age periodization in child development proposed by Vigotski are introduced, pointing the relationship between his propositions and the principles of the dialectical method. Next, the periods of child development provisionally identified by Vigotski are presented, followed by Leontiev and Elkonin analysis of periodization in child development from the category of main activity.Universidade Estadual Paulista do Programa de Pós-graduaçãoUniversidade Estadual Paulista do Programa de Pós-graduaçãoUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-05-20T15:16:52Z2014-05-20T15:16:52Z2009-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article31-40application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100005Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 1, p. 31-40, 2009.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/3021710.1590/S1413-73722009000100005S1413-73722009000100005S1413-73722009000100005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:01:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30217Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:56:57.261097Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
La perspective histórica-dialéctica de la periodización del desarrollo infantil
Historic-dialectical perspective on child development stages
title A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
spellingShingle A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
desenvolvimento infantil
psicologia histórico-cultural
método dialético
Desarrollo en la infancia
psicología histórico-cultural
método dialéctico
Child development
historic-cultural psychology
dialectical method
title_short A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
title_full A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
title_fullStr A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
title_sort A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil
author Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
psicologia histórico-cultural
método dialético
Desarrollo en la infancia
psicología histórico-cultural
método dialéctico
Child development
historic-cultural psychology
dialectical method
topic desenvolvimento infantil
psicologia histórico-cultural
método dialético
Desarrollo en la infancia
psicología histórico-cultural
método dialéctico
Child development
historic-cultural psychology
dialectical method
description O presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
2014-05-20T15:16:52Z
2014-05-20T15:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100005
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 1, p. 31-40, 2009.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/30217
10.1590/S1413-73722009000100005
S1413-73722009000100005
S1413-73722009000100005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100005
http://hdl.handle.net/11449/30217
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 1, p. 31-40, 2009.
1413-7372
10.1590/S1413-73722009000100005
S1413-73722009000100005
S1413-73722009000100005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31-40
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128293568774144