As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Esther [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300009
http://hdl.handle.net/11449/212803
Resumo: This article is part of a broader research based and developed on the Fapesp Public Policy, and its fundamental goal was to understand, through their speech, aspects and struggles of life of people from popular social classes who dwell in the suburbs. In this research it was tried to analyze the scholarly representations about the space they live in (the periphery of Ribeirão Preto, State of São Paulo). The empiric material was raised from a written narration applied to students attending 4th and 5th grades in elementary degrees in the first semester of 2000, in public (state-run and county-run schools) which support the pupils of the suburbs referred in this research: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Palma, Jardim Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo and Zara including its slums. The texts reveal one of the most cruel aspects of children social exclusion deprived of access to basic life welfare.
id UNSP_ecab8600008bd654a94c39c0060c568b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212803
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivemSuburbian scholarly representations of the space they live inrepresentationschildrenborough (section or district)social exclusionrepresentaçõescriançasbairroexclusão socialThis article is part of a broader research based and developed on the Fapesp Public Policy, and its fundamental goal was to understand, through their speech, aspects and struggles of life of people from popular social classes who dwell in the suburbs. In this research it was tried to analyze the scholarly representations about the space they live in (the periphery of Ribeirão Preto, State of São Paulo). The empiric material was raised from a written narration applied to students attending 4th and 5th grades in elementary degrees in the first semester of 2000, in public (state-run and county-run schools) which support the pupils of the suburbs referred in this research: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Palma, Jardim Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo and Zara including its slums. The texts reveal one of the most cruel aspects of children social exclusion deprived of access to basic life welfare.Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no âmbito do Programa de Políticas Públicas da Fapesp, cujo objetivo fundamental foi compreender aspectos da vida e luta das camadas populares que habitam a periferia da cidade, através de sua fala. Nele, tentamos analisar as representações de escolares residentes em bairros periféricos de Ribeirão Preto-SP, sobre o espaço em que vivem. O material empírico foi levantado a partir de redações aplicadas aos alunos que cursavam as 4as e 5as séries do 1º grau, no 1º semestre de 2000, da rede estadual e da rede municipal que atendem à clientela dos bairros compreendidos no universo da pesquisa: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Alves Palma e conjunto dos Jardins Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo e Zara, aí incluída a favela do Zara. Os textos revelam uma das faces mais cruéis da exclusão social-crianças privadas do acesso aos bens básicos da vida.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria Esther [UNESP]2021-07-14T10:45:29Z2021-07-14T10:45:29Z2004-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article337-345application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300009Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 14, n. 29, p. 337-345, 2004.0103-863X1982-4327http://hdl.handle.net/11449/21280310.1590/S0103-863X2004000300009S0103-863X2004000300009S0103-863X2004000300009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-25T21:05:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212803Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:49.650498Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
Suburbian scholarly representations of the space they live in
title As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
spellingShingle As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
Fernandes, Maria Esther [UNESP]
representations
children
borough (section or district)
social exclusion
representações
crianças
bairro
exclusão social
title_short As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
title_full As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
title_fullStr As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
title_full_unstemmed As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
title_sort As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem
author Fernandes, Maria Esther [UNESP]
author_facet Fernandes, Maria Esther [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Esther [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv representations
children
borough (section or district)
social exclusion
representações
crianças
bairro
exclusão social
topic representations
children
borough (section or district)
social exclusion
representações
crianças
bairro
exclusão social
description This article is part of a broader research based and developed on the Fapesp Public Policy, and its fundamental goal was to understand, through their speech, aspects and struggles of life of people from popular social classes who dwell in the suburbs. In this research it was tried to analyze the scholarly representations about the space they live in (the periphery of Ribeirão Preto, State of São Paulo). The empiric material was raised from a written narration applied to students attending 4th and 5th grades in elementary degrees in the first semester of 2000, in public (state-run and county-run schools) which support the pupils of the suburbs referred in this research: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Palma, Jardim Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo and Zara including its slums. The texts reveal one of the most cruel aspects of children social exclusion deprived of access to basic life welfare.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2021-07-14T10:45:29Z
2021-07-14T10:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300009
Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 14, n. 29, p. 337-345, 2004.
0103-863X
1982-4327
http://hdl.handle.net/11449/212803
10.1590/S0103-863X2004000300009
S0103-863X2004000300009
S0103-863X2004000300009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300009
http://hdl.handle.net/11449/212803
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto, SP, Brazil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 14, n. 29, p. 337-345, 2004.
0103-863X
1982-4327
10.1590/S0103-863X2004000300009
S0103-863X2004000300009
S0103-863X2004000300009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 337-345
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128533000617984