Cetoacidose diabética felina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jéssica Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239075
Resumo: A cetoacidose diabética é um quadro emergencial decorrente de graves complicações metabólicas da diabete mellitus. Gatos acometidos podem ou não ter recebido o diagnóstico prévio. O desenvolvimento da doença pode ocorrer por falta ou por resistência insulínica, agravados por estresse e doenças concomitantes. Os principais sinais clínicos são apatia, anorexia, vômitos, desidratação, poliúria e polidipsia. Os felinos ainda podem apresentar fraqueza muscular, postura plantígrada, odor cetônico e icterícia. É importante realizar o correto diagnóstico e se certificar da existência de doenças associadas. O diagnóstico é feito pela associação dos sinais clínicos com a presença de hiperglicemia persistente, cetonemia ou cetonúria e acidose metabólica. O tratamento é feito com reposição hídrica e eletrolítica, seguido de insulinoterapia. Doenças concomitantes precisam ser corretamente identificadas e tratadas. O prognóstico costuma ser bom mas depende do rápido diagnóstico e início do tratamento. Os casos costumam se solucionar em períodos de 24 a 48h mas demandam monitoração integral. O presente estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, levantando os pontos importantes da doença.
id UNSP_ecbe1450e7a5958dd9daf5b3ea58e443
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239075
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cetoacidose diabética felinaFeline diabetic ketoacidosisCetoacidoseAcidoseDiabetesGatosInsulinaA cetoacidose diabética é um quadro emergencial decorrente de graves complicações metabólicas da diabete mellitus. Gatos acometidos podem ou não ter recebido o diagnóstico prévio. O desenvolvimento da doença pode ocorrer por falta ou por resistência insulínica, agravados por estresse e doenças concomitantes. Os principais sinais clínicos são apatia, anorexia, vômitos, desidratação, poliúria e polidipsia. Os felinos ainda podem apresentar fraqueza muscular, postura plantígrada, odor cetônico e icterícia. É importante realizar o correto diagnóstico e se certificar da existência de doenças associadas. O diagnóstico é feito pela associação dos sinais clínicos com a presença de hiperglicemia persistente, cetonemia ou cetonúria e acidose metabólica. O tratamento é feito com reposição hídrica e eletrolítica, seguido de insulinoterapia. Doenças concomitantes precisam ser corretamente identificadas e tratadas. O prognóstico costuma ser bom mas depende do rápido diagnóstico e início do tratamento. Os casos costumam se solucionar em períodos de 24 a 48h mas demandam monitoração integral. O presente estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, levantando os pontos importantes da doença.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Melchert, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Jéssica Reis2023-01-27T17:42:32Z2023-01-27T17:42:32Z2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-29T06:14:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-29T06:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cetoacidose diabética felina
Feline diabetic ketoacidosis
title Cetoacidose diabética felina
spellingShingle Cetoacidose diabética felina
Ferreira, Jéssica Reis
Cetoacidose
Acidose
Diabetes
Gatos
Insulina
title_short Cetoacidose diabética felina
title_full Cetoacidose diabética felina
title_fullStr Cetoacidose diabética felina
title_full_unstemmed Cetoacidose diabética felina
title_sort Cetoacidose diabética felina
author Ferreira, Jéssica Reis
author_facet Ferreira, Jéssica Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melchert, Alessandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jéssica Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Cetoacidose
Acidose
Diabetes
Gatos
Insulina
topic Cetoacidose
Acidose
Diabetes
Gatos
Insulina
description A cetoacidose diabética é um quadro emergencial decorrente de graves complicações metabólicas da diabete mellitus. Gatos acometidos podem ou não ter recebido o diagnóstico prévio. O desenvolvimento da doença pode ocorrer por falta ou por resistência insulínica, agravados por estresse e doenças concomitantes. Os principais sinais clínicos são apatia, anorexia, vômitos, desidratação, poliúria e polidipsia. Os felinos ainda podem apresentar fraqueza muscular, postura plantígrada, odor cetônico e icterícia. É importante realizar o correto diagnóstico e se certificar da existência de doenças associadas. O diagnóstico é feito pela associação dos sinais clínicos com a presença de hiperglicemia persistente, cetonemia ou cetonúria e acidose metabólica. O tratamento é feito com reposição hídrica e eletrolítica, seguido de insulinoterapia. Doenças concomitantes precisam ser corretamente identificadas e tratadas. O prognóstico costuma ser bom mas depende do rápido diagnóstico e início do tratamento. Os casos costumam se solucionar em períodos de 24 a 48h mas demandam monitoração integral. O presente estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, levantando os pontos importantes da doença.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-27T17:42:32Z
2023-01-27T17:42:32Z
2023-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239075
url http://hdl.handle.net/11449/239075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965109141897216