A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100005 http://hdl.handle.net/11449/10630 |
Resumo: | A inserção das crianças de zero a 18 meses em creches poderá estimular o seu desenvolvimento motor e perceptocognitivo, podendo essa fase ser considerada a primeira da educação inclusiva. Objetivou-se verificar as concepções das profissionais do berçário relativas à inserção da criança com necessidades especiais na rotina de atividades desenvolvidas. Foram entrevistadas sete berçaristas da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Os dados, organizados segundo categorias analíticas: conceitos relativos ao processo de inclusão, benefícios para a criança e diferenças entre as crianças nessa faixa etária, foram submetidos à análise qualitativa. Os resultados mostraram que a inclusão de crianças com necessidades especiais é vista com reservas, explicitando ideias preconcebidas sobre a deficiência. Eles se justificam pela falta de conhecimento do desenvolvimento infantil e dos fatores que o envolvem, bem como pelo fato de os profissionais vincularem suas atividades às experiências pessoais. |
id |
UNSP_ed198584b1c538f985052f81fd9c0d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10630 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristasThe inclusion of special needs children in the vision of day care center professionalsCRECHESDESENVOLVIMENTO da CRIANÇAEDUCAÇÃO INCLUSIVADAY NURSERIESCHILD DEVELOPMENTINCLUSIVE PROCESSA inserção das crianças de zero a 18 meses em creches poderá estimular o seu desenvolvimento motor e perceptocognitivo, podendo essa fase ser considerada a primeira da educação inclusiva. Objetivou-se verificar as concepções das profissionais do berçário relativas à inserção da criança com necessidades especiais na rotina de atividades desenvolvidas. Foram entrevistadas sete berçaristas da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Os dados, organizados segundo categorias analíticas: conceitos relativos ao processo de inclusão, benefícios para a criança e diferenças entre as crianças nessa faixa etária, foram submetidos à análise qualitativa. Os resultados mostraram que a inclusão de crianças com necessidades especiais é vista com reservas, explicitando ideias preconcebidas sobre a deficiência. Eles se justificam pela falta de conhecimento do desenvolvimento infantil e dos fatores que o envolvem, bem como pelo fato de os profissionais vincularem suas atividades às experiências pessoais.The inclusion of children from birth to 18 months in day care centers, a phase that can be considered as the first one for inclusive education, may stimulate their motor development and perceptual-cognitive abilities. The goal of this study was to identify how people working in such centers conceive the inclusion of children with special needs in their routine activities. For such, seven women involved in a municipal day care center in the city of Bauru (SP, Brazil) were interviewed. The data - organized according to three analytical categories: believes related to the inclusion process; benefits that it can bring for the child; and differences between children in this age group - were subjected to a qualitative analysis. The results indicated that the inclusion of children with special needs in day-care centers is viewed with reservations. This negative bias toward disability can be explained by the lack of knowledge related to child development and its main issues as well as by establishing erroneous connections between professional activities and personal experiences.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]2014-05-20T13:31:12Z2014-05-20T13:31:12Z2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-93application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100005Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 75-93, 2010.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/1063010.1590/S0100-15742010000100005S0100-15742010000100005S0100-15742010000100005.pdf36960280654010530000-0001-9545-7588SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10630Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas The inclusion of special needs children in the vision of day care center professionals |
title |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
spellingShingle |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] CRECHES DESENVOLVIMENTO da CRIANÇA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAY NURSERIES CHILD DEVELOPMENT INCLUSIVE PROCESS |
title_short |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
title_full |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
title_fullStr |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
title_full_unstemmed |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
title_sort |
A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas |
author |
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] |
author_facet |
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CRECHES DESENVOLVIMENTO da CRIANÇA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAY NURSERIES CHILD DEVELOPMENT INCLUSIVE PROCESS |
topic |
CRECHES DESENVOLVIMENTO da CRIANÇA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAY NURSERIES CHILD DEVELOPMENT INCLUSIVE PROCESS |
description |
A inserção das crianças de zero a 18 meses em creches poderá estimular o seu desenvolvimento motor e perceptocognitivo, podendo essa fase ser considerada a primeira da educação inclusiva. Objetivou-se verificar as concepções das profissionais do berçário relativas à inserção da criança com necessidades especiais na rotina de atividades desenvolvidas. Foram entrevistadas sete berçaristas da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Os dados, organizados segundo categorias analíticas: conceitos relativos ao processo de inclusão, benefícios para a criança e diferenças entre as crianças nessa faixa etária, foram submetidos à análise qualitativa. Os resultados mostraram que a inclusão de crianças com necessidades especiais é vista com reservas, explicitando ideias preconcebidas sobre a deficiência. Eles se justificam pela falta de conhecimento do desenvolvimento infantil e dos fatores que o envolvem, bem como pelo fato de os profissionais vincularem suas atividades às experiências pessoais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 2014-05-20T13:31:12Z 2014-05-20T13:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100005 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 75-93, 2010. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/10630 10.1590/S0100-15742010000100005 S0100-15742010000100005 S0100-15742010000100005.pdf 3696028065401053 0000-0001-9545-7588 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742010000100005 http://hdl.handle.net/11449/10630 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 139, p. 75-93, 2010. 0100-1574 10.1590/S0100-15742010000100005 S0100-15742010000100005 S0100-15742010000100005.pdf 3696028065401053 0000-0001-9545-7588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75-93 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128186677985280 |