Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235069
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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