Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235069 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. |
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Esculturas performáveis: dobras e desdobramentosPerformable sculptures: folds and unfoldingsArte contemporâneaArte tridimensionalEsculturaArte moderna Sec. XXPerformance (Arte)Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.The present research brings a study about artworks that bring together the materiality of sculpture and the action of performance art, thus developing and making what I denominate, within my own artworks, “performable sculptures”, a term put forth in the artwork made during this research and also previously to it, in which the sculptural performativity is intentional since the genesis of the piece, to be undertook according to the author’s particular poetics. Upon having read literature – from scholars such as Paul Schimmel, Carlos Alberro, Claire Bishop, Suely Rolnik, amongst others – on the subject and viewing other instances of this artistic possibility comprising sculpture alongside with performance art, therefore bringing to the research issues that concern elements relative to said art were brought up, namely contents such as designated performers, the public as a possible performer, physicality of the artwork being affected by contact with the performer; and thus investigating pieces of art by other artists that demonstrate the research, specifically artworks by Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga and Erwin Wurm. In addition to that, I bring up performance art pieces with assorted types of performers, such as guest performers, the public as performer and the artist herself. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangella da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]2022-06-07T13:38:59Z2022-06-07T13:38:59Z2022-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23506933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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