Atenção, relevância, mundo da vida: estudos fenomenológicos sobre a atenção na sociedade contemporânea a partir de Aron Gurwitsch e Alfred Schütz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hernani Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194255
Resumo: Este trabalho teve por objetivo sistematizar as análises da atenção, da relevância e do mundo da vida a partir das obras de Aron Gurwitsch e de Alfred Schütz e aplicá-las ao estudo dos problemas atencionais da sociedade contemporânea, tendo em vista o desenvolvimento de uma psicologia social de orientação fenomenológica para o estudo da atenção. Considera-se, desta forma, o intercâmbio e a complementaridade das análises destes dois autores e o sistema de problemas que foi por eles investigado. A fenomenologia da atenção aborda este fenômeno psíquico de maneira descritiva e a partir de uma concepção do mundo como uma rede de significações que garante que cada ato atencional posicione um objeto com sentido. A atenção não é estudada a partir de marcadores objetivos encontrados no comportamento ou nos resultados de processos cerebrais, tal como no estudo neurofisiológico do foco visual e de seus correlatos processos neurocognitivos, mas no tema subjetivo e em seu ambiente. Como tal, entende-se que a fenomenologia da atenção pode ser um esquema de interpretação alternativo aos esquemas correlacionados à cultura do desempenho e pode ajudar a colocar este cenário em perspectiva e enxergar, nele, alguns pontos cegos. O método adotado consistiu em um estudo teórico e filosófico, baseado na leitura sistemática dos textos centrais dos autores e buscando destacar os seus problemas, conceitos e argumentos centrais. O trabalho foi dividido em oito capítulos. No primeiro capítulo, busca-se apresentar os princípios da teoria fenomenológica da relevância a partir da teoria do campo de consciência de Gurwitsch. No segundo, busca-se analisar um conjunto de fenômenos atencionais a partir da teoria de Gurwitsch, assim demonstrando-se que o conceito fenomenológico de atenção é mais amplo do que aquele de atenção seletiva. No terceiro, são apresentados os princípios pelos quais Schütz elabora a sua teoria da ação significativa, demonstrando a sua correlação com uma teoria da atenção e da reflexão. No quarto, é apresentada a posição de Schütz quanto ao problema da relevância; a sua teoria dos sistemas de relevância é apresentada, tendo-se por foco a reformulação dos conceitos de fundo e de margem. No quinto, são estudadas as análises de Gurwitsch e de Schütz sobre o mundo da vida, tendo como pano de fundo a teoria das províncias finitas de significado. No sexto, é apresentada uma discussão sobre a existência encarnada do agente a partir das teorias de Gurwitsch e de Schütz, destacando-se as dimensões da corporeidade e da passividade. No sétimo, são discutidas algumas transformações do mundo da vida moderno, tendo por foco os conceitos de diferenciação e de especialização do mundo da vida e os efeitos da aceleração sobre ele. No oitavo e último capítulo, propõe-se a análise sobre como as tipificações sociais podem se tornar ingredientes da experiência subjetiva, enquanto normas perceptivas ou de referência cultural e intersubjetiva, para, então, propor-se uma compreensão de psicopatologia fenomenológica do TDAH, tomando por eixo as narrativas em primeira pessoa e as teorias do transtorno. Conclui-se com uma compreensão sistêmica da atenção, da desatenção e da dessincronização na sociedade contemporânea.
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A fenomenologia da atenção aborda este fenômeno psíquico de maneira descritiva e a partir de uma concepção do mundo como uma rede de significações que garante que cada ato atencional posicione um objeto com sentido. A atenção não é estudada a partir de marcadores objetivos encontrados no comportamento ou nos resultados de processos cerebrais, tal como no estudo neurofisiológico do foco visual e de seus correlatos processos neurocognitivos, mas no tema subjetivo e em seu ambiente. Como tal, entende-se que a fenomenologia da atenção pode ser um esquema de interpretação alternativo aos esquemas correlacionados à cultura do desempenho e pode ajudar a colocar este cenário em perspectiva e enxergar, nele, alguns pontos cegos. O método adotado consistiu em um estudo teórico e filosófico, baseado na leitura sistemática dos textos centrais dos autores e buscando destacar os seus problemas, conceitos e argumentos centrais. O trabalho foi dividido em oito capítulos. No primeiro capítulo, busca-se apresentar os princípios da teoria fenomenológica da relevância a partir da teoria do campo de consciência de Gurwitsch. No segundo, busca-se analisar um conjunto de fenômenos atencionais a partir da teoria de Gurwitsch, assim demonstrando-se que o conceito fenomenológico de atenção é mais amplo do que aquele de atenção seletiva. No terceiro, são apresentados os princípios pelos quais Schütz elabora a sua teoria da ação significativa, demonstrando a sua correlação com uma teoria da atenção e da reflexão. No quarto, é apresentada a posição de Schütz quanto ao problema da relevância; a sua teoria dos sistemas de relevância é apresentada, tendo-se por foco a reformulação dos conceitos de fundo e de margem. No quinto, são estudadas as análises de Gurwitsch e de Schütz sobre o mundo da vida, tendo como pano de fundo a teoria das províncias finitas de significado. No sexto, é apresentada uma discussão sobre a existência encarnada do agente a partir das teorias de Gurwitsch e de Schütz, destacando-se as dimensões da corporeidade e da passividade. No sétimo, são discutidas algumas transformações do mundo da vida moderno, tendo por foco os conceitos de diferenciação e de especialização do mundo da vida e os efeitos da aceleração sobre ele. No oitavo e último capítulo, propõe-se a análise sobre como as tipificações sociais podem se tornar ingredientes da experiência subjetiva, enquanto normas perceptivas ou de referência cultural e intersubjetiva, para, então, propor-se uma compreensão de psicopatologia fenomenológica do TDAH, tomando por eixo as narrativas em primeira pessoa e as teorias do transtorno. Conclui-se com uma compreensão sistêmica da atenção, da desatenção e da dessincronização na sociedade contemporânea.This work aimed to systematize the analyzes about attention, relevance and the lifeworld from the works of Aron Gurwitsch and Alfred Schütz and apply them to the study of the attentional problems of contemporary society, based on the development of a phenomenologically oriented social psychology to the study of attention. Based on that, it is considered the exchange and complementarity of the analyzes of these two authors and the system of problems that they investigated. The phenomenology of attention addresses this psychic phenomenon in a descriptive manner and from a conception of the world as a network of meanings that ensures that each attentional act places an object with meaning. Consequently, attention is not studied stem from objective markers found in behavior or in the results of brain processes, such as in the neurophysiological study of visual focus and its related neurocognitive processes, but in relation to the subjective theme and in its environment. Therefore, it is understood that the phenomenology of attention can be an alternative interpretational scheme to the actual schemes related to the culture of performance and thus can help to put this scenario in perspective and check its blind spots. The adopted method consisted of a theoretical and philosophical study, based on the systematic reading of the central texts of the authors and seeking to highlight their problems, concepts and central arguments. The work was divided into eight chapters. In the first chapter, it is presented the principles of the phenomenological theory of relevance based on Gurwitsch's field of consciousness theory. In the second, it is analyzed a set of attentional phenomena based on Gurwitsch's theory, thus demonstrating that the phenomenological concept of attention is broader than that of selective attention. In the third, the principles by which Schütz elaborates his theory of significant action are presented, demonstrating its correlation with a theory of attention and reflection. In the fourth, Schütz's position regarding the problem of relevance is presented; his theory of the systems of relevance is presented, focusing on the reformulation of the background and margin concepts. In the fifth, the analyzes of Gurwitsch and Schütz on the lifeworld are studied, having as a background the theory of finite provinces of meaning. In the sixth, a discussion about the incarnated existence of the agent is presented based on the theories of Gurwitsch and Schütz, highlighting the dimensions of corporeality and passivity. In the seventh, some transformations of the modern lifeworld are discussed, focusing on the concepts of differentiation and specialization of the lifeworld and the effects of acceleration on it. In the eighth and last chapter, we propose an analysis of how social typifications can become ingredients of subjective experience, as perceptual norms of cultural and intersubjective reference, and so propose an understanding of phenomenological psychopathology of ADHD, taking as axis first-person narratives and the theories of the disorder. It concludes with a systemic understanding of attention, inattention and desynchronization in contemporary society.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verissimo, Danilo Saretta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Hernani Pereira [UNESP]2020-11-04T20:23:32Z2020-11-04T20:23:32Z2020-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19425533004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194255Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:57:24.091346Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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