Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orniz, Wagner Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253186
Resumo: Este trabalho desenvolve-se no âmbito da Análise do Discurso francesa, segundo os pressupostos teórico-metodológicos de Dominique Maingueneau, e objetiva debruçar-se sobre o ethos discursivo de artistas, críticos e teóricos pertencentes ao movimento da arte concreta e neoconcreta no Brasil, os quais tomamos como um posicionamento, dentre tantos outros, no campo da arte. A relevância de se voltar o olhar a esse importante movimento da arte brasileira se deve ao fato de que ainda hoje é possível notar certa incompreensão sobre o ofício do artista visual contemporâneo ou mesmo sobre o que seja arte. A arte contemporânea tem como um pilar fundamental o conceito do objeto artístico e, no Brasil, o concretismo foi responsável por contribuir para a discussão sobre o objeto de arte, sua institucionalização e sobre o papel do artista enquanto um criador “profissional” de objetos e experiências estéticas. Ao lançarmos um olhar discursivo sobre o movimento concreto na arte, buscamos capturar os ethé discursivos inerentes aos principais expoentes do movimento. Dessa maneira nos dedicamos à investigação do tom, do caráter e da corporalidade do fiador do discurso, bem como ao estudo das cenas enunciativas presentes nesse discurso, na tentativa de iniciar uma discussão sobre a constituição do artista contemporâneo e seu desdobramento nas atuais dinâmicas da arte contemporânea. Ao final deste percurso, apreendemos um ethos que transita entre o racional e o sensível. O fiador do discurso constitui-se como um fiador intelectual, objetivo e vanguardista, enquanto o tom do discurso, por sua vez, apresenta-se como um tom de especialidade, que vai de encontro com as características do fiador. Quanto à cena enunciativa, observamos a presença de uma cena englobante de especialidade artística. A cena genérica, por sua vez, é bastante demarcada pelo texto especializado de crítica de arte e pelos gêneros artigo de opinião e manifesto. Por fim, a cenografia apresentou duas cenas que são congruentes com os demais resultados: a primeira cenografia de transgressão e, a segunda, uma cenografia profética, espiritual e de sacralização da arte, sugerindo que a arte na visão do movimento concreto mantém uma relação com o sagrado.
id UNSP_edbebd3f6162b0319014f5df58602c7a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253186
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuaisRational and sensitive: an analysis of the discursive ethos of Brazilian concretism and neoconcretism in the visual artsAnálise do discursoEthosConcretismoNeoconcretismoArte contemporâneaDiscourse analysisEthosConcretismNeoconcretisaContemporary artEste trabalho desenvolve-se no âmbito da Análise do Discurso francesa, segundo os pressupostos teórico-metodológicos de Dominique Maingueneau, e objetiva debruçar-se sobre o ethos discursivo de artistas, críticos e teóricos pertencentes ao movimento da arte concreta e neoconcreta no Brasil, os quais tomamos como um posicionamento, dentre tantos outros, no campo da arte. A relevância de se voltar o olhar a esse importante movimento da arte brasileira se deve ao fato de que ainda hoje é possível notar certa incompreensão sobre o ofício do artista visual contemporâneo ou mesmo sobre o que seja arte. A arte contemporânea tem como um pilar fundamental o conceito do objeto artístico e, no Brasil, o concretismo foi responsável por contribuir para a discussão sobre o objeto de arte, sua institucionalização e sobre o papel do artista enquanto um criador “profissional” de objetos e experiências estéticas. Ao lançarmos um olhar discursivo sobre o movimento concreto na arte, buscamos capturar os ethé discursivos inerentes aos principais expoentes do movimento. Dessa maneira nos dedicamos à investigação do tom, do caráter e da corporalidade do fiador do discurso, bem como ao estudo das cenas enunciativas presentes nesse discurso, na tentativa de iniciar uma discussão sobre a constituição do artista contemporâneo e seu desdobramento nas atuais dinâmicas da arte contemporânea. Ao final deste percurso, apreendemos um ethos que transita entre o racional e o sensível. O fiador do discurso constitui-se como um fiador intelectual, objetivo e vanguardista, enquanto o tom do discurso, por sua vez, apresenta-se como um tom de especialidade, que vai de encontro com as características do fiador. Quanto à cena enunciativa, observamos a presença de uma cena englobante de especialidade artística. A cena genérica, por sua vez, é bastante demarcada pelo texto especializado de crítica de arte e pelos gêneros artigo de opinião e manifesto. Por fim, a cenografia apresentou duas cenas que são congruentes com os demais resultados: a primeira cenografia de transgressão e, a segunda, uma cenografia profética, espiritual e de sacralização da arte, sugerindo que a arte na visão do movimento concreto mantém uma relação com o sagrado.This work is developed within the framework of French Discourse Analysis, according to the theoretical-methodological presuppositions of Dominique Maingueneau, and aims to look at the discursive ethos of artists, critics and theoreticians belonging to the concrete and neoconcrete art movement in Brazil, which we take as a position, among many others, in the field of art. The relevance of looking at this important movement in Brazilian art is due to the fact that even today it is possible to notice a certain lack of understanding about the craft of the contemporary visual artist or even about what art is. A fundamental pillar of contemporary art is the concept of the artistic object and, in Brazil, concretism was responsible for contributing to the discussion about the art object, its institutionalization and the role of the artist as a "professional" creator of objects and aesthetic experiences. In taking a discursive look at the concrete movement in art, we sought to capture the discursive ethos inherent in the movement's main exponents. In this way, we dedicated ourselves to investigating the tone, character and corporeality of the guarantor of the discourse, as well as studying the enunciative scenes present in this discourse, in an attempt to initiate a discussion on the constitution of the contemporary artist and its unfolding in the current dynamics of contemporary art. At the end of this journey, we apprehend an ethos that moves between the rational and the sensitive. The guarantor of the discourse is an intellectual, objective and avant-garde guarantor, while the tone of the discourse, in turn, is a tone of specialty, which goes hand in hand with the characteristics of the guarantor. As for the enunciative scene, we see the presence of an encompassing scene of artistic specialty. The generic scene, in turn, is marked by the specialized text of art criticism and the genres of opinion article and manifesto. Finally, the scenography presented two scenes that are congruent with the other results: the first scenography of transgression and the second, a prophetic, spiritual scenography and the sacralization of art, suggesting that art in the vision of the concrete movement maintains a relationship with the sacred.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Érika de [UNESP]Orniz, Wagner Lima2024-02-05T19:51:46Z2024-02-05T19:51:46Z2024-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORNIZ, Wagner Lima. Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25318650111019173872130000-0002-2926-7126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-06T06:00:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:47.624075Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
Rational and sensitive: an analysis of the discursive ethos of Brazilian concretism and neoconcretism in the visual arts
title Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
spellingShingle Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
Orniz, Wagner Lima
Análise do discurso
Ethos
Concretismo
Neoconcretismo
Arte contemporânea
Discourse analysis
Ethos
Concretism
Neoconcretisa
Contemporary art
title_short Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
title_full Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
title_fullStr Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
title_full_unstemmed Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
title_sort Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais
author Orniz, Wagner Lima
author_facet Orniz, Wagner Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Érika de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Orniz, Wagner Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Ethos
Concretismo
Neoconcretismo
Arte contemporânea
Discourse analysis
Ethos
Concretism
Neoconcretisa
Contemporary art
topic Análise do discurso
Ethos
Concretismo
Neoconcretismo
Arte contemporânea
Discourse analysis
Ethos
Concretism
Neoconcretisa
Contemporary art
description Este trabalho desenvolve-se no âmbito da Análise do Discurso francesa, segundo os pressupostos teórico-metodológicos de Dominique Maingueneau, e objetiva debruçar-se sobre o ethos discursivo de artistas, críticos e teóricos pertencentes ao movimento da arte concreta e neoconcreta no Brasil, os quais tomamos como um posicionamento, dentre tantos outros, no campo da arte. A relevância de se voltar o olhar a esse importante movimento da arte brasileira se deve ao fato de que ainda hoje é possível notar certa incompreensão sobre o ofício do artista visual contemporâneo ou mesmo sobre o que seja arte. A arte contemporânea tem como um pilar fundamental o conceito do objeto artístico e, no Brasil, o concretismo foi responsável por contribuir para a discussão sobre o objeto de arte, sua institucionalização e sobre o papel do artista enquanto um criador “profissional” de objetos e experiências estéticas. Ao lançarmos um olhar discursivo sobre o movimento concreto na arte, buscamos capturar os ethé discursivos inerentes aos principais expoentes do movimento. Dessa maneira nos dedicamos à investigação do tom, do caráter e da corporalidade do fiador do discurso, bem como ao estudo das cenas enunciativas presentes nesse discurso, na tentativa de iniciar uma discussão sobre a constituição do artista contemporâneo e seu desdobramento nas atuais dinâmicas da arte contemporânea. Ao final deste percurso, apreendemos um ethos que transita entre o racional e o sensível. O fiador do discurso constitui-se como um fiador intelectual, objetivo e vanguardista, enquanto o tom do discurso, por sua vez, apresenta-se como um tom de especialidade, que vai de encontro com as características do fiador. Quanto à cena enunciativa, observamos a presença de uma cena englobante de especialidade artística. A cena genérica, por sua vez, é bastante demarcada pelo texto especializado de crítica de arte e pelos gêneros artigo de opinião e manifesto. Por fim, a cenografia apresentou duas cenas que são congruentes com os demais resultados: a primeira cenografia de transgressão e, a segunda, uma cenografia profética, espiritual e de sacralização da arte, sugerindo que a arte na visão do movimento concreto mantém uma relação com o sagrado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T19:51:46Z
2024-02-05T19:51:46Z
2024-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORNIZ, Wagner Lima. Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253186
5011101917387213
0000-0002-2926-7126
identifier_str_mv ORNIZ, Wagner Lima. Racional e sensível: uma análise do ethos discursivo do concretismo e do neoconcretismo brasileiro nas artes visuais. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.
5011101917387213
0000-0002-2926-7126
url https://hdl.handle.net/11449/253186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128299407245312