A institucionalização da formação de professores no Brasil: um estudo a partir da história da Escola Normal e Instituto de Educação “Índia Vanuíre” em Tupã/SP (1961- 1996)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Cristina Miranda Duenha Garcia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255298
Resumo: A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo a Formação docente no Instituto de Educação Índia Vanuíre, no município de Tupã/SP, considerando que em nosso país esse processo ocorria nas Escolas Normais e Institutos de Educação até a década de 1960, depois perdeu o status de escola e de curso, transformando-se em Habilitação Específica para o Magistério (HEM) na década de 1970, e a partir da década de 1990 até o presente momento, em licenciatura de Pedagogia. A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral identificar e analisar as especificidades da história da formação de professores no município de Tupã/SP, entre 1961 e 1996, para uma história da formação de professores no Brasil, sobre o tratamento dessa temática na literatura e na legislação, a fim de apreender como os processos se institucionalizaram com base no campo normativo, com enfoque na formação do professor primário. Após o estudo da legislação nacional foram levantados os seguintes questionamentos neste trabalho: Do ponto de vista normativo, como realizou-se a formação de professores no Brasil? Quais as especificidades desse processo no município de Tupã SP, considerando que foi uma instituição de formação de professores que coexistiam em momentos essenciais da história da formação de professores no Brasil (1961-1996)? Para isso debruçou-se sobre a legislação nacional, mas delimitados a uma instituição educacional específica na cidade de Tupã/SP, a Escola Normal e Instituto de Educação Estadual “Índia Vanuíre”. Nesta pesquisa optou-se por analisar três marcos federais: a LDB 4.024/61 (Brasil, 1961), a Lei 5.692/71 (Brasil, 1971) e a LDB 9.394/96 (Brasil, 1996), que regulamentaram a Educação no Brasil; as regulamentações legislativas do Estado de São Paulo, os Decretos, Pareceres, Portarias e Leis que fizeram as adaptações necessárias; juntamente com os periódicos Acta do Conselho Estadual da Educação (CEE); a bibliografia de autores que já pesquisaram sobre o assunto e os depoimentos de professores que atuaram na formação de professores na Escola Normal e Institutos de Educação. Foi desenvolvida pesquisa histórica, quanto à abordagem; documental e bibliográfica, quanto às fontes, pois o corpus da pesquisa foi constituído pelo conjunto da legislação norteadora das reformas educacionais na educação e na formação de professores no Brasil, relatos de professores produzidos mediante entrevistas do tipo semiestruturada. A História oral, portanto, é parte do processo de construção da história da instituição e, para a história das disciplinas nas instituições, as fontes que a subsidiam. Os relatos orais possuem um caráter comprobatório do vivido nas disciplinas, porque trazem consigo, por meio das memórias, aspectos das práticas do interior da escola, nem sempre presentes nos documentos. A história oral pode completar a lacuna deixada pelos documentos escritos. Considerações finais, espera-se oferecer algumas reflexões sobre o caminho percorrido e trazer à luz proposições para a formação de professores primários.
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A pesquisa desenvolvida tem por objetivo geral identificar e analisar as especificidades da história da formação de professores no município de Tupã/SP, entre 1961 e 1996, para uma história da formação de professores no Brasil, sobre o tratamento dessa temática na literatura e na legislação, a fim de apreender como os processos se institucionalizaram com base no campo normativo, com enfoque na formação do professor primário. Após o estudo da legislação nacional foram levantados os seguintes questionamentos neste trabalho: Do ponto de vista normativo, como realizou-se a formação de professores no Brasil? Quais as especificidades desse processo no município de Tupã SP, considerando que foi uma instituição de formação de professores que coexistiam em momentos essenciais da história da formação de professores no Brasil (1961-1996)? Para isso debruçou-se sobre a legislação nacional, mas delimitados a uma instituição educacional específica na cidade de Tupã/SP, a Escola Normal e Instituto de Educação Estadual “Índia Vanuíre”. Nesta pesquisa optou-se por analisar três marcos federais: a LDB 4.024/61 (Brasil, 1961), a Lei 5.692/71 (Brasil, 1971) e a LDB 9.394/96 (Brasil, 1996), que regulamentaram a Educação no Brasil; as regulamentações legislativas do Estado de São Paulo, os Decretos, Pareceres, Portarias e Leis que fizeram as adaptações necessárias; juntamente com os periódicos Acta do Conselho Estadual da Educação (CEE); a bibliografia de autores que já pesquisaram sobre o assunto e os depoimentos de professores que atuaram na formação de professores na Escola Normal e Institutos de Educação. Foi desenvolvida pesquisa histórica, quanto à abordagem; documental e bibliográfica, quanto às fontes, pois o corpus da pesquisa foi constituído pelo conjunto da legislação norteadora das reformas educacionais na educação e na formação de professores no Brasil, relatos de professores produzidos mediante entrevistas do tipo semiestruturada. A História oral, portanto, é parte do processo de construção da história da instituição e, para a história das disciplinas nas instituições, as fontes que a subsidiam. Os relatos orais possuem um caráter comprobatório do vivido nas disciplinas, porque trazem consigo, por meio das memórias, aspectos das práticas do interior da escola, nem sempre presentes nos documentos. A história oral pode completar a lacuna deixada pelos documentos escritos. Considerações finais, espera-se oferecer algumas reflexões sobre o caminho percorrido e trazer à luz proposições para a formação de professores primários.The research presented here focuses on teacher training at the Institute of Education Índia Vanuíre in the municipality of Tupã/SP, considering that in our country this process took place in Normal Schools and Institutes of Education until the 1960s, then lost its status as a school and course, becoming a Specific Qualification for Teaching (SQT) in the 1970s, and from the 1990s to the present, in the Pedagogy degree. The general aim of the research is to identify and analyze the specificities of the history of teacher training in the city of Tupã/SP, between 1961 and 1996, for a history of teacher training in Brazil, on the treatment of this theme in literature and legislation, in order to understand how the processes became institutionalized based on the normative field, focusing on primary teacher training. Based on this, after studying the national legislation, the following questions were raised in this work: From a normative point of view, how was teacher training carried out in Brazil? What are the specificities of this process in the municipality of Tupã SP, considering that it was a teacher training institution that coexisted at essential moments in the history of teacher training in Brazil (1961-1996)? To do this, it focused on national legislation, but limited to a specific educational institution in the city of Tupã/SP, the Normal School and Institute of Education “Índia Vanuíre”. In this research we chose to analyze three federal frameworks: LDB 4024/61 (Brazil, 1961), Law 5692/71 (Brazil, 1971), and LDB 9394/96 (Brazil, 1996),, because they regulated education in Brazil, the legislative regulations of the State of São Paulo, the Decrees, Advice, Ordinances and Laws that made the necessary adaptations, together with the periodicals Acta of the State Council of Education (SCE), the bibliography of authors who have already researched the subject and the testimonies of retired teachers who worked in teacher training at the Normal School and Institute of Education. The research was historical in approach, documentary and bibliographical in terms of sources, as the corpus of the research was made up of all the legislation guiding the educational reforms in education and teacher training in Brazil, and teachers' reports produced through semi-structured interviews. Oral History, therefore, is part of the process of constructing the history of the institution and it is possible to affirm that, for the history of subjects in institutions, the sources that support it, oral accounts, have a corroborative character of what is experienced in the subjects, because it brings with it, through memories, aspects of the practices of the inside of the school, not always present in the documents, oral history can complete the gap left by the written documents. Finals considerations, we hope to offer some reflections on the path taken and bring to light propositions for the training of primary teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Carrasco, Cristina Miranda Duenha Garcia2024-04-23T16:48:51Z2024-04-23T16:48:51Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARRASCO, Cristina Miranda Duenha Garcia. A institucionalização da formação de professores no Brasil: um estudo a partir da história na Escola Normal e Instituto de Educação “Índia Vanuíre” em Tupã/SP (1961-1996). 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25529833004110040P586283803970958790000-0002-4862-8636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T06:15:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255298Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T06:15:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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