Leitura e realidade: uma reflexão dinâmica na PEJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143581 |
Resumo: | O presente trabalho intitulado Roda de Leitura está inserido no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)/ UNESP/ Campus Assis que, por ser um projeto de extensão universitária, também valoriza a pesquisa e o ensino, possibilitando a seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Esse trabalho se desenvolve em uma escola de periferia da cidade de Assis, SP, com um grupo de educandos cuja idade varia entre 18 e 70 anos. O principal objetivo é estimular os alunos à leitura, não apenas como instrumento de integração social, mas também como uma atividade prazerosa. A conscientização da importância do ato de ler pode ampliar as possibilidades de aperfeiçoamento da escrita, integrando as situações que levam os alunos à reflexão sobre o cotidiano. A preocupação com a qualidade dos textos e não com a quantidade, partindo da idéia de que mais importante que codificar é cultivar e exercer as práticas sociais que usam a leitura e a escrita pode desencadear o desenvolvimento de uma reflexão crítica dos alunos sobre suas visões de mundo e aumentar as chances de eles se tornarem leitores experientes. Através da metodologia de pesquisa-ação, trabalhamos, a princípio, textos de fácil compreensão aos alunos e, a partir daí, introduzimos textos mais elaborados semântica e lingüisticamente. Algumas crônicas de Luis Fernando Veríssimo, juntamente com outros gêneros textuais, servem de suporte para essa experiência, sempre correspondendo à realidade dos alunos. Inspirados pelos temas abordados e ativando conhecimentos prévios, os alunos são orientados a produzirem textos, relacionando a leitura com o dia-a-dia. Houve um progresso significativo na autonomia dos alunos ao produzir textos orais e escritos. Essa autonomia é extremamente importante para a aquisição de conceitos da norma padrão. Durante o processo de leitura e produção textual, os alunos tendem a visualizar sob outras perspectivas os acontecimentos dos quais fazem parte enquanto indivíduos integrantes da sociedade. Assim, sua atuação crítica se consolida ao passo que as atividades são encaminhadas a um campo cada vez mais amplo de aperfeiçoamento lingüístico. |
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