As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97629
Resumo: Com objetivo de investigar a maneira como a historicidade exerce influência sobre as práticas empreendidas com crianças de 0 a 3 anos nos espaços educativos a elas destinados, o presente estudo buscou resgatar a história particular, bem como os propósitos que inspiraram a fundação de dois tipos de instituições educativas infantis da cidade de Americana, localizada no interior paulista. A pesquisa foi realizada em uma creche da rede pública municipal e uma creche filantrópica nas quais, a partir de uma perspectiva etnográfica, passamos a realizar observações cotidianas, análises documentais e entrevistas com educadores e coordenadores a fim de des-velar concepções de infância e educação infantil construídas historicamente presentes, ainda, no cotidiano destas instituições. A partir dos dados coletados, pudemos observar algumas tendências que orientaram nossa análise: cada instituição apresenta uma grande meta que parece estar diretamente rela-cionada à sua história de fundação sendo ligadas a ações caritativas-religiosas e direito da mãe trabalhadora; as concepções de criança, bem como de aprendizado, parecem indicar para uma visão etapista de desenvolvimento e/ou de uma criança do futuro, incompleta que ainda precisa de treinos para se desenvolver; a relação das profissionais com a instituição fica tensa quando a cobrança por parte dos pais é mais nítida e, ou seja, quando os pais já possuem a convicção de que o espaço da creche deve unir cuidados e ações educativas, aqui, ainda podemos mencionar as exigências em...
id UNSP_ee8973386ad006772666a3908b849c7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97629
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?CrechesEnsino - LegislaçãoEducação de criançasCreches públicasCreches filantrópicasChild education - HistoryPublic day care centersPhilanthropic day care centersCom objetivo de investigar a maneira como a historicidade exerce influência sobre as práticas empreendidas com crianças de 0 a 3 anos nos espaços educativos a elas destinados, o presente estudo buscou resgatar a história particular, bem como os propósitos que inspiraram a fundação de dois tipos de instituições educativas infantis da cidade de Americana, localizada no interior paulista. A pesquisa foi realizada em uma creche da rede pública municipal e uma creche filantrópica nas quais, a partir de uma perspectiva etnográfica, passamos a realizar observações cotidianas, análises documentais e entrevistas com educadores e coordenadores a fim de des-velar concepções de infância e educação infantil construídas historicamente presentes, ainda, no cotidiano destas instituições. A partir dos dados coletados, pudemos observar algumas tendências que orientaram nossa análise: cada instituição apresenta uma grande meta que parece estar diretamente rela-cionada à sua história de fundação sendo ligadas a ações caritativas-religiosas e direito da mãe trabalhadora; as concepções de criança, bem como de aprendizado, parecem indicar para uma visão etapista de desenvolvimento e/ou de uma criança do futuro, incompleta que ainda precisa de treinos para se desenvolver; a relação das profissionais com a instituição fica tensa quando a cobrança por parte dos pais é mais nítida e, ou seja, quando os pais já possuem a convicção de que o espaço da creche deve unir cuidados e ações educativas, aqui, ainda podemos mencionar as exigências em...By the objective of investigating the way the history influences the practices undertaken on children from the age 0 to the age 3 in educative spaces and destined to them, this research has attempted to bring off the particular history, and also the objectives that influenced the foundation of two kinds of children educative institution in Americana city, located in the countryside of São Paulo State. The research was made in a public day care center maintained by the city and a philanthropic one, which, on an etnografic perspective, we may start realiseing quotidian observations, documental analyses and interview with educators and coordenators in order to unveil conceptions of childhood and child education built historicatly presented, still, in the quotidian of these institutions. Starting with collected information, we could observe some tendencies that guide our analyses: each institution presents a great goal that seems to be strongly related to its history of foundation, being linked to caritative-religious actions and a right to the worker mothers; the children conceptions, as well the learning process, seem to indicate to a steply view of development and/or from a child of the future, incomplete that still need trainings to develop himself; the reaction of the professional employees with the institution gets tense when the exactions form the parents are even more clear and, therefore, when they assume that the day care center space must join cares ...(Complete abstract, click electronic address below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]2014-06-11T19:29:03Z2014-06-11T19:29:03Z2005-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f. : il.application/pdfMOÇO-SANTACLARA, Luciana Cristina. As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.http://hdl.handle.net/11449/97629000460223mocosantaclara_lc_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97629Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:17.834323Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
title As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
spellingShingle As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]
Creches
Ensino - Legislação
Educação de crianças
Creches públicas
Creches filantrópicas
Child education - History
Public day care centers
Philanthropic day care centers
title_short As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
title_full As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
title_fullStr As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
title_full_unstemmed As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
title_sort As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?
author Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]
author_facet Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moço-Santaclara, Luciana Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Ensino - Legislação
Educação de crianças
Creches públicas
Creches filantrópicas
Child education - History
Public day care centers
Philanthropic day care centers
topic Creches
Ensino - Legislação
Educação de crianças
Creches públicas
Creches filantrópicas
Child education - History
Public day care centers
Philanthropic day care centers
description Com objetivo de investigar a maneira como a historicidade exerce influência sobre as práticas empreendidas com crianças de 0 a 3 anos nos espaços educativos a elas destinados, o presente estudo buscou resgatar a história particular, bem como os propósitos que inspiraram a fundação de dois tipos de instituições educativas infantis da cidade de Americana, localizada no interior paulista. A pesquisa foi realizada em uma creche da rede pública municipal e uma creche filantrópica nas quais, a partir de uma perspectiva etnográfica, passamos a realizar observações cotidianas, análises documentais e entrevistas com educadores e coordenadores a fim de des-velar concepções de infância e educação infantil construídas historicamente presentes, ainda, no cotidiano destas instituições. A partir dos dados coletados, pudemos observar algumas tendências que orientaram nossa análise: cada instituição apresenta uma grande meta que parece estar diretamente rela-cionada à sua história de fundação sendo ligadas a ações caritativas-religiosas e direito da mãe trabalhadora; as concepções de criança, bem como de aprendizado, parecem indicar para uma visão etapista de desenvolvimento e/ou de uma criança do futuro, incompleta que ainda precisa de treinos para se desenvolver; a relação das profissionais com a instituição fica tensa quando a cobrança por parte dos pais é mais nítida e, ou seja, quando os pais já possuem a convicção de que o espaço da creche deve unir cuidados e ações educativas, aqui, ainda podemos mencionar as exigências em...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-30
2014-06-11T19:29:03Z
2014-06-11T19:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOÇO-SANTACLARA, Luciana Cristina. As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/97629
000460223
mocosantaclara_lc_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv MOÇO-SANTACLARA, Luciana Cristina. As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
000460223
mocosantaclara_lc_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129286954024960