A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136730
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-03-2016/000859315.pdf
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar a subversão do gênero do conto de fadas tradicional na obra No castelo que se vai, de Marina Colasanti, do livro Entre a espada e a Rosa (1992), a fim de explicitar o modo como a autora narra sua história para, através da linguagem, construir seu tema. Além da análise do conto, procedeu-se também a análise de um material de apoio à leitura, elaborado e oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 2012, com o intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, para que estes promovam uma leitura prazerosa e competente. Pretende-se, nessa segunda análise, verificar se o material de apoio em questão contempla, por meio das estratégias de leitura propostas, um estudo da construção linguística do conto e da preparação de um simples leitor para o leitor-modelo, responsável e crítico, capaz de construir o sentido de modo autônomo e de argumentar sua recepção. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário. Para tanto, a pesquisa se pauta principalmente na teoria do Leitor Modelo, conceito abordado por Umberto Eco (1986) e na Estética da Recepção difundida na década de 1960, por meio das pesquisas de Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Na segunda etapa a pesquisa foi feita de forma qualitativa, já que esta permite ao pesquisador ter contato direto e prolongado com a situação que está sendo pesquisada, possibilitando-lhe vivenciar a realidade, fundamentada nos estudos de LÜDKE; ANDRÉ (1986). Para alcançar tal objetivo, foi aplicado um questionário sobre os hábitos de leitura dos alunos, junto com as estratégias de leitura propostas por Bignotto (2012), inspiradas em Isabel Solé (1998). A coleta dos dados se deu por meio...
id UNSP_ee9c6f4fb48f798e4567d04227c8e6ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136730
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina ColasantiColasanti, Marina 1937Contos brasileirosEducação e EstadoLeituraShort storiesA presente pesquisa objetiva investigar a subversão do gênero do conto de fadas tradicional na obra No castelo que se vai, de Marina Colasanti, do livro Entre a espada e a Rosa (1992), a fim de explicitar o modo como a autora narra sua história para, através da linguagem, construir seu tema. Além da análise do conto, procedeu-se também a análise de um material de apoio à leitura, elaborado e oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 2012, com o intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, para que estes promovam uma leitura prazerosa e competente. Pretende-se, nessa segunda análise, verificar se o material de apoio em questão contempla, por meio das estratégias de leitura propostas, um estudo da construção linguística do conto e da preparação de um simples leitor para o leitor-modelo, responsável e crítico, capaz de construir o sentido de modo autônomo e de argumentar sua recepção. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário. Para tanto, a pesquisa se pauta principalmente na teoria do Leitor Modelo, conceito abordado por Umberto Eco (1986) e na Estética da Recepção difundida na década de 1960, por meio das pesquisas de Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Na segunda etapa a pesquisa foi feita de forma qualitativa, já que esta permite ao pesquisador ter contato direto e prolongado com a situação que está sendo pesquisada, possibilitando-lhe vivenciar a realidade, fundamentada nos estudos de LÜDKE; ANDRÉ (1986). Para alcançar tal objetivo, foi aplicado um questionário sobre os hábitos de leitura dos alunos, junto com as estratégias de leitura propostas por Bignotto (2012), inspiradas em Isabel Solé (1998). A coleta dos dados se deu por meio...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'Anna, Marco Antônio Domingues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]2016-04-01T17:54:59Z2016-04-01T17:54:59Z2015-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f. : il.application/pdfMOSCATELLI, Silmara Ribeiro. A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136730000859315http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-03-2016/000859315.pdf23001011069P56603288537496425Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136730Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:59:09.092895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
title A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
spellingShingle A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]
Colasanti, Marina 1937
Contos brasileiros
Educação e Estado
Leitura
Short stories
title_short A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
title_full A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
title_fullStr A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
title_full_unstemmed A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
title_sort A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti
author Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]
author_facet Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sant'Anna, Marco Antônio Domingues [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moscatelli, Silmara Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Colasanti, Marina 1937
Contos brasileiros
Educação e Estado
Leitura
Short stories
topic Colasanti, Marina 1937
Contos brasileiros
Educação e Estado
Leitura
Short stories
description A presente pesquisa objetiva investigar a subversão do gênero do conto de fadas tradicional na obra No castelo que se vai, de Marina Colasanti, do livro Entre a espada e a Rosa (1992), a fim de explicitar o modo como a autora narra sua história para, através da linguagem, construir seu tema. Além da análise do conto, procedeu-se também a análise de um material de apoio à leitura, elaborado e oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 2012, com o intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, para que estes promovam uma leitura prazerosa e competente. Pretende-se, nessa segunda análise, verificar se o material de apoio em questão contempla, por meio das estratégias de leitura propostas, um estudo da construção linguística do conto e da preparação de um simples leitor para o leitor-modelo, responsável e crítico, capaz de construir o sentido de modo autônomo e de argumentar sua recepção. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário. Para tanto, a pesquisa se pauta principalmente na teoria do Leitor Modelo, conceito abordado por Umberto Eco (1986) e na Estética da Recepção difundida na década de 1960, por meio das pesquisas de Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996). Na segunda etapa a pesquisa foi feita de forma qualitativa, já que esta permite ao pesquisador ter contato direto e prolongado com a situação que está sendo pesquisada, possibilitando-lhe vivenciar a realidade, fundamentada nos estudos de LÜDKE; ANDRÉ (1986). Para alcançar tal objetivo, foi aplicado um questionário sobre os hábitos de leitura dos alunos, junto com as estratégias de leitura propostas por Bignotto (2012), inspiradas em Isabel Solé (1998). A coleta dos dados se deu por meio...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-17
2016-04-01T17:54:59Z
2016-04-01T17:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOSCATELLI, Silmara Ribeiro. A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136730
000859315
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-03-2016/000859315.pdf
23001011069P5
6603288537496425
identifier_str_mv MOSCATELLI, Silmara Ribeiro. A recepção do gênero conto em No castelo que se vai, de Marina Colasanti. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2015.
000859315
23001011069P5
6603288537496425
url http://hdl.handle.net/11449/136730
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-03-2016/000859315.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129381007097856