A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kühlewein, Carla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202194
Resumo: O que teria motivado poetas populares a revisitar os contos de fadas europeus? Essa indagação foi o ponto de partida desta pesquisa, que procurou, nas matrizes orais e impressas de romances de cordel no Nordeste brasileiro, compreender a revitalização de arquétipos em figuras da realeza. Mas o que os teria motivado a revitalizar tais arquétipos? Que vozes reverberariam nesse processo? No intuito de elucidar tais questões, um sinuoso trajeto foi percorrido por meio da investigação da mouvence do arquétipo da donzela casta, obediente, à espera de um herói que a salve de um fim incerto, ou mesmo da astúcia deste na conquista pelo seu happy end. Para se viabilizar a resposta a essas questões, promoveu-se um levantamento de romances de cordel que trouxessem no título referências a “Príncipes” e “Princesas”, o qual, devido a sua abrangência, solicitou uma delimitação mediante os mais recorrentes, divididos tematicamente em três grupos: “Príncipe e Princesa”, “Princesas” e “Príncipe”. No conjunto de quatorze narrativas, foram arroladas referências acerca da literatura popular, da oralidade, do conto maravilhoso, da performance e dos para e entretextos, na esteira de Paul Zumthor (1993), Francisco Claudio Alves Marques (2018), Jerusa Pires Ferreira (2016), Edilene Matos (2007) e uma vasta gama de estudiosos. A escuta às vozes que emanam desses textos apontou para os ecos de uma realeza na poesia popular formando um híbrido entre o cavalheiresco e o popular, revelando um herói às avessas, mais próximo dos anseios de leitores e ouvintes do Novo Mundo. Em síntese, os romances de cordel analisados prmovem o (re)encantamento do conto maravilhoso europeu, atribuindo a príncipes e princesas a astúcia do herói popular, a fim de conquistar a empatia dos leitores/ouvintes no contexto do Nordeste brasileiro.
id UNSP_eea353defed1c51c6bad4fcfc6aaeb11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202194
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordelRoyalty in the Brazilian Northeast: (Re)enchantment of fairy tales in cordel romanceDie Königtum in Nordostens Brasiliens: Der (wieder) Verzauberung von die Märchen cordel romanArquétipo.Conto de fadas.Romance de cordel.O que teria motivado poetas populares a revisitar os contos de fadas europeus? Essa indagação foi o ponto de partida desta pesquisa, que procurou, nas matrizes orais e impressas de romances de cordel no Nordeste brasileiro, compreender a revitalização de arquétipos em figuras da realeza. Mas o que os teria motivado a revitalizar tais arquétipos? Que vozes reverberariam nesse processo? No intuito de elucidar tais questões, um sinuoso trajeto foi percorrido por meio da investigação da mouvence do arquétipo da donzela casta, obediente, à espera de um herói que a salve de um fim incerto, ou mesmo da astúcia deste na conquista pelo seu happy end. Para se viabilizar a resposta a essas questões, promoveu-se um levantamento de romances de cordel que trouxessem no título referências a “Príncipes” e “Princesas”, o qual, devido a sua abrangência, solicitou uma delimitação mediante os mais recorrentes, divididos tematicamente em três grupos: “Príncipe e Princesa”, “Princesas” e “Príncipe”. No conjunto de quatorze narrativas, foram arroladas referências acerca da literatura popular, da oralidade, do conto maravilhoso, da performance e dos para e entretextos, na esteira de Paul Zumthor (1993), Francisco Claudio Alves Marques (2018), Jerusa Pires Ferreira (2016), Edilene Matos (2007) e uma vasta gama de estudiosos. A escuta às vozes que emanam desses textos apontou para os ecos de uma realeza na poesia popular formando um híbrido entre o cavalheiresco e o popular, revelando um herói às avessas, mais próximo dos anseios de leitores e ouvintes do Novo Mundo. Em síntese, os romances de cordel analisados prmovem o (re)encantamento do conto maravilhoso europeu, atribuindo a príncipes e princesas a astúcia do herói popular, a fim de conquistar a empatia dos leitores/ouvintes no contexto do Nordeste brasileiro.What could have motivated popular poets to revisit European fairy tales? That question was the starting point of this research, which, by looking into both oral and printed matrixes of cordel romances of the Brazilian Northeast, attempted to understand the revitalization of archetypes in royalty images. But what would have driven them to revitalize such archetypes? What voices would reverberate in that process? In order to shed light over those issues, a winding road was trailed through the research of the mouvence of the archetype of the chaste damsel, obedient, waiting for a hero to save her from an uncertain fate or even of the latter’s cunning in reaching his happy ending. To make it possible to answer those questions, na assessment was made of cordel romances which had references to “Princes” and “Princesses” in their titles, resulting in a vast repertoir which required the delimitation of the corpus to the most recurring ones, divided into three theme groups: “Prince and Princess”, “Princesses” and “Prince”. In the group of fourteen narratives, references were listed in popular literature, oral tradition, fantastic tales, performance and in paratext and intertext, after Paul Zumthor (1993), Francisco Claudio Alves Marques (2018), Jerusa Pires Ferreira (2016), Edilene Matos (2007) and a wide array of scholars. Listening to the voices coming from those texts pointed to the echoes of a royalty that resurfaces in popular poetry as a hybrid between knghtly and popular, revealing a topsy-turvy hero, closer to the aspirations of readers and listeners of the New World. In summary, the analyzed cordel romances promote the (re)enchantment of the European fantastic tale, assigning to princes and princesses the cunning of the popular hero, in order to win the empathy of readers/listeners within the context of the Brazilian Northeast.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Francisco Claudio AlvesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kühlewein, Carla2020-12-21T23:23:47Z2020-12-21T23:23:47Z2020-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20219433004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202194Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:20:19.401070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
Royalty in the Brazilian Northeast: (Re)enchantment of fairy tales in cordel romance
Die Königtum in Nordostens Brasiliens: Der (wieder) Verzauberung von die Märchen cordel roman
title A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
spellingShingle A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
Kühlewein, Carla
Arquétipo.
Conto de fadas.
Romance de cordel.
title_short A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
title_full A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
title_fullStr A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
title_full_unstemmed A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
title_sort A realeza no Nordeste brasileiro: o (re)encantamento do conto de fadas no romance de cordel
author Kühlewein, Carla
author_facet Kühlewein, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Francisco Claudio Alves
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kühlewein, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Arquétipo.
Conto de fadas.
Romance de cordel.
topic Arquétipo.
Conto de fadas.
Romance de cordel.
description O que teria motivado poetas populares a revisitar os contos de fadas europeus? Essa indagação foi o ponto de partida desta pesquisa, que procurou, nas matrizes orais e impressas de romances de cordel no Nordeste brasileiro, compreender a revitalização de arquétipos em figuras da realeza. Mas o que os teria motivado a revitalizar tais arquétipos? Que vozes reverberariam nesse processo? No intuito de elucidar tais questões, um sinuoso trajeto foi percorrido por meio da investigação da mouvence do arquétipo da donzela casta, obediente, à espera de um herói que a salve de um fim incerto, ou mesmo da astúcia deste na conquista pelo seu happy end. Para se viabilizar a resposta a essas questões, promoveu-se um levantamento de romances de cordel que trouxessem no título referências a “Príncipes” e “Princesas”, o qual, devido a sua abrangência, solicitou uma delimitação mediante os mais recorrentes, divididos tematicamente em três grupos: “Príncipe e Princesa”, “Princesas” e “Príncipe”. No conjunto de quatorze narrativas, foram arroladas referências acerca da literatura popular, da oralidade, do conto maravilhoso, da performance e dos para e entretextos, na esteira de Paul Zumthor (1993), Francisco Claudio Alves Marques (2018), Jerusa Pires Ferreira (2016), Edilene Matos (2007) e uma vasta gama de estudiosos. A escuta às vozes que emanam desses textos apontou para os ecos de uma realeza na poesia popular formando um híbrido entre o cavalheiresco e o popular, revelando um herói às avessas, mais próximo dos anseios de leitores e ouvintes do Novo Mundo. Em síntese, os romances de cordel analisados prmovem o (re)encantamento do conto maravilhoso europeu, atribuindo a príncipes e princesas a astúcia do herói popular, a fim de conquistar a empatia dos leitores/ouvintes no contexto do Nordeste brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T23:23:47Z
2020-12-21T23:23:47Z
2020-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202194
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/202194
identifier_str_mv 33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128635354218496