Efeitos da sobrecarga cognitiva sobre o controle visual de automóveis em motoristas experientes e novatos: implicações para a ergonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carizio, Bethânya Graick
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214001
Resumo: A sobrecarga cognitiva decorrente do envolvimento de motoristas em atividades simultâneas na direção afeta a disponibilidade de recursos atencionais para os vários estágios do processamento da informação, podendo interferir na seleção de informações relevantes do trafego, levando a um desempenho deficiente e risco de acidentes. O presente estudo analisou os efeitos da sobrecarga cognitiva causada pela realização de tarefas concomitantes à direção veicular, níveis de experiência e consequentes alterações na dilatação da pupila, no desempenho na condução, no rastreamento visual e na estabilidade postural de motoristas experientes e novatos. Para investigar tais fenômenos foram realizados dois experimentos. O primeiro experimento avaliou os efeitos do uso do telefone celular (condições viva-voz e na mão) nas tarefas de atender e conversar, e da experiência do motorista, sobre a dilatação da pupila durante a condução de automóvel em adultos jovens. Dez motoristas novatos e dez experientes tiveram o diâmetro da pupila mensurado enquanto dirigiam em um simulador de direção sob condições de 80-120 km/h de velocidade, luz do dia, trajetória linear e baixo nível de tráfego. Os resultados mostraram maior dilatação da pupila somente no grupo dos novatos e na realização da tarefa de conversação (condições mão e viva-voz) durante a direção veicular. O segundo experimento analisou os efeitos da experiência, da sobrecarga cognitiva causada por tarefa auditiva com indução de imagens mentais e mapeamento espacial, e da localização do risco central ou periférico sobre o comportamento perceptual e motor de motoristas na tarefa de condução de automóvel. Seis motoristas novatos e cinco experientes tiveram a cinemática de olhos e cabeça mensurada enquanto dirigiam em um simulador de direção sob condições de 60 km/h de velocidade, luz do dia, trajetória linear e baixo nível de tráfego. Os resultados revelaram que a sobrecarga cognitiva imposta pela dupla tarefa afetou o controle do carro diminuindo a variabilidade do deslocamento lateral, em condições de perigo, diminuindo a velocidade média e aumentando a variabilidade da velocidade do carro, mais acentuadamente na condição de perigo periférico e no grupo dos novatos. Na aquisição visual dos motoristas durante a dupla tarefa, ocorreu um número menor de fixações, com duração e variabilidade das fixações aumentadas em relação à condição controle. Em suma, os resultados mostraram que a sobrecarga cognitiva imposta pela dupla tarefa de conversar em um telefone celular ou participar de tarefas que induzem a evocação de imagens mentais e reação a perigo na pista, afetou negativamente o desempenho de motoristas alterando os mecanismos visuais e motores, causando perturbação na aquisição de informação visual.
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O presente estudo analisou os efeitos da sobrecarga cognitiva causada pela realização de tarefas concomitantes à direção veicular, níveis de experiência e consequentes alterações na dilatação da pupila, no desempenho na condução, no rastreamento visual e na estabilidade postural de motoristas experientes e novatos. Para investigar tais fenômenos foram realizados dois experimentos. O primeiro experimento avaliou os efeitos do uso do telefone celular (condições viva-voz e na mão) nas tarefas de atender e conversar, e da experiência do motorista, sobre a dilatação da pupila durante a condução de automóvel em adultos jovens. Dez motoristas novatos e dez experientes tiveram o diâmetro da pupila mensurado enquanto dirigiam em um simulador de direção sob condições de 80-120 km/h de velocidade, luz do dia, trajetória linear e baixo nível de tráfego. Os resultados mostraram maior dilatação da pupila somente no grupo dos novatos e na realização da tarefa de conversação (condições mão e viva-voz) durante a direção veicular. O segundo experimento analisou os efeitos da experiência, da sobrecarga cognitiva causada por tarefa auditiva com indução de imagens mentais e mapeamento espacial, e da localização do risco central ou periférico sobre o comportamento perceptual e motor de motoristas na tarefa de condução de automóvel. Seis motoristas novatos e cinco experientes tiveram a cinemática de olhos e cabeça mensurada enquanto dirigiam em um simulador de direção sob condições de 60 km/h de velocidade, luz do dia, trajetória linear e baixo nível de tráfego. Os resultados revelaram que a sobrecarga cognitiva imposta pela dupla tarefa afetou o controle do carro diminuindo a variabilidade do deslocamento lateral, em condições de perigo, diminuindo a velocidade média e aumentando a variabilidade da velocidade do carro, mais acentuadamente na condição de perigo periférico e no grupo dos novatos. Na aquisição visual dos motoristas durante a dupla tarefa, ocorreu um número menor de fixações, com duração e variabilidade das fixações aumentadas em relação à condição controle. Em suma, os resultados mostraram que a sobrecarga cognitiva imposta pela dupla tarefa de conversar em um telefone celular ou participar de tarefas que induzem a evocação de imagens mentais e reação a perigo na pista, afetou negativamente o desempenho de motoristas alterando os mecanismos visuais e motores, causando perturbação na aquisição de informação visual.Cognitive overload resulting from the involvement of drivers in simultaneous driving activities affects the availability of attentional resources for the various stages of information processing, which can interfere with the selection of relevant traffic information, leading to poor performance and risk of accidents. The present study analyzed the effects of cognitive overload caused by performing tasks concomitantly with driving, experience levels and consequent changes in pupil dilation, driving performance, visual tracking and postural stability of experienced and novice drivers. To investigate such phenomena, two experiments were carried out. The first experiment evaluated the effects of cell phone use (hands-free and in-hand conditions) during tasks of answering and talking and driver's experience on pupil dilation during car driving in young adults. Ten novice and ten experienced drivers had pupil diameter measured while driving in a driving simulator under conditions of 80-120 km/h of speed, daylight, linear trajectory and low traffic level. The results showed greater pupil dilation only in the novice group and when performing the conversation task (hand and hands free conditions) during driving. The second experiment analyzed the effects of experience, cognitive overload caused by auditory task with induction of mental images and spatial mapping, and the location of central or peripheral risk on the perceptual and motor behavior of drivers in the task of driving a car. Six novice drivers and five experienced drivers had their eye and head kinematics measured while driving in a driving simulator under conditions of 60 km/h of speed, daylight, linear trajectory and low traffic. The results revealed that the cognitive overload imposed by the dual task affected the control of the car, decreasing the variability of lateral displacement, in danger conditions, decreasing the average speed and increasing the variability of the car speed, more markedly in the peripheral danger condition and for the beginners’ group. In the drivers’ visual acquisition during the dual task, there was a smaller number of fixations, with increased duration and variability of fixations as compared to the control condition. In short, the results showed that the cognitive overload imposed by the dual task of talking on a cell phone or participating in tasks that induce the evocation of mental images and reaction to danger on the road negatively affected the performance of drivers by changing the visual and motor mechanisms, causing disturbance in the acquisition of visual information.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carizio, Bethânya Graick2021-08-16T15:12:37Z2021-08-16T15:12:37Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21400133004056082P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214001Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:54.581785Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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