Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Thiago Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157265
Resumo: O contexto atual da escola pública a coloca como instituição legitimadora da lógica do sistema capitalista. Nessa esfera, o ensino das Ciências Naturais se apresenta sob a perspectiva positivista de ciência, na qual o conhecimento científico assume caráter determinado, acumulativo e incontestável, certificador da lógica alienante imposta por esse sistema e opressor do processo de humanização do Sujeito. Entendemos como necessária uma pedagogia que apresente bases teórico-práticas para a configuração de um ensino das Ciências Naturais que forneça elementos para superar essa condição alienante e favoreça o processo de humanização do indivíduo. Essa é uma pesquisa de abordagem crítico-dialética na qual adotamos como referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica e temos como objetivo identificar as significações atribuídas por professores de Ciências ao ensino dessa disciplina nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando-as a partir dos referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados junto aos professores. Como movimento analítico utilizamos o instrumento construtivo-interpretativo dos núcleos de significação. De maneira geral os professores de Ciências apresentam Significações a respeito da desvalorização do conhecimento científico na escola, sobre a utilidade do conhecimento científico na compreensão do cotidiano e sobre a concepção de ciência embasada na perspectiva empírico-positivista. Apontamos com esse trabalho alguns elementos intrínsecos ao ensino das Ciências Naturais que se referem a práxis do professor de Ciências e necessitam estar presente nas discussões sobre formação de professores. Tal formação deve proporcionar a apropriação dos elementos necessários a formação desse profissional na sua totalidade.
id UNSP_ef4ee6b7f6b15d930938c232b73fa634
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157265
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-CríticaMeaning given by teachers from a public school to natural science teaching: focus concerning to historical-critical pedagogyEnsino de Ciências NaturaisPedagogia Histórico-CríticaSentido e significadoNatural Science TeachingHistorical-Critical PedagogySense and meaningsO contexto atual da escola pública a coloca como instituição legitimadora da lógica do sistema capitalista. Nessa esfera, o ensino das Ciências Naturais se apresenta sob a perspectiva positivista de ciência, na qual o conhecimento científico assume caráter determinado, acumulativo e incontestável, certificador da lógica alienante imposta por esse sistema e opressor do processo de humanização do Sujeito. Entendemos como necessária uma pedagogia que apresente bases teórico-práticas para a configuração de um ensino das Ciências Naturais que forneça elementos para superar essa condição alienante e favoreça o processo de humanização do indivíduo. Essa é uma pesquisa de abordagem crítico-dialética na qual adotamos como referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica e temos como objetivo identificar as significações atribuídas por professores de Ciências ao ensino dessa disciplina nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando-as a partir dos referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados junto aos professores. Como movimento analítico utilizamos o instrumento construtivo-interpretativo dos núcleos de significação. De maneira geral os professores de Ciências apresentam Significações a respeito da desvalorização do conhecimento científico na escola, sobre a utilidade do conhecimento científico na compreensão do cotidiano e sobre a concepção de ciência embasada na perspectiva empírico-positivista. Apontamos com esse trabalho alguns elementos intrínsecos ao ensino das Ciências Naturais que se referem a práxis do professor de Ciências e necessitam estar presente nas discussões sobre formação de professores. Tal formação deve proporcionar a apropriação dos elementos necessários a formação desse profissional na sua totalidade.The present context of the public school state it as a logic legitimating institution of capitalistic system. The Natural Science teaching is presented under a positivist perspective in which the scientific knowledge assumes decisive, accumulative, inquestionable form certifying alienating logic imposed by this system and oppressor of humanization process of the individual. We understand as necessary a type of pedagogy which presents theorical-pratical basis for a Natural Science teaching configuration to provide elements to overcome this alienating condition and to promote the humanization processo of the individual. This is a critical-dialectical approach research that one we use as theoreticalmetodological reference to the Historical-Critical Pedagogy and we have as aim to identify the meanings assigned by Science teachers to this discipline in the beginning of secundary education analysing them from Historical-Critical Pedagogy reference. Therefore, we accomplished semistructured interviews to gather data from the teachers. We used constructive-interpretative instrument of the nucleus of meaning as analitical tool. Altoghether the Science teachers present meanings regarding to scientific knowledge descredit at school, on the usefulness of the scientific knowledge on daily comprehension and on the Science concept supported by empiric-positivist perspective. By this work we indicate some inherent elements to Natural Science teaching which refer to Science teacher práxis and that need to be present in the dicussions on teachers’ education. The mentioned education should provide the appropriation of the necessary elements for this professional education in its totality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Thiago Henrique2018-10-09T12:50:13Z2018-10-09T12:50:13Z2018-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15726500090884133004056079P023749743139537720000-0002-0192-3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:30:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:46.420175Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Meaning given by teachers from a public school to natural science teaching: focus concerning to historical-critical pedagogy
title Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Diniz, Thiago Henrique
Ensino de Ciências Naturais
Pedagogia Histórico-Crítica
Sentido e significado
Natural Science Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Sense and meanings
title_short Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort Significações que atribuem professores de uma escola pública ao ensino de Ciências Naturais: um enfoque a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
author Diniz, Thiago Henrique
author_facet Diniz, Thiago Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Thiago Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais
Pedagogia Histórico-Crítica
Sentido e significado
Natural Science Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Sense and meanings
topic Ensino de Ciências Naturais
Pedagogia Histórico-Crítica
Sentido e significado
Natural Science Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Sense and meanings
description O contexto atual da escola pública a coloca como instituição legitimadora da lógica do sistema capitalista. Nessa esfera, o ensino das Ciências Naturais se apresenta sob a perspectiva positivista de ciência, na qual o conhecimento científico assume caráter determinado, acumulativo e incontestável, certificador da lógica alienante imposta por esse sistema e opressor do processo de humanização do Sujeito. Entendemos como necessária uma pedagogia que apresente bases teórico-práticas para a configuração de um ensino das Ciências Naturais que forneça elementos para superar essa condição alienante e favoreça o processo de humanização do indivíduo. Essa é uma pesquisa de abordagem crítico-dialética na qual adotamos como referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica e temos como objetivo identificar as significações atribuídas por professores de Ciências ao ensino dessa disciplina nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando-as a partir dos referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados junto aos professores. Como movimento analítico utilizamos o instrumento construtivo-interpretativo dos núcleos de significação. De maneira geral os professores de Ciências apresentam Significações a respeito da desvalorização do conhecimento científico na escola, sobre a utilidade do conhecimento científico na compreensão do cotidiano e sobre a concepção de ciência embasada na perspectiva empírico-positivista. Apontamos com esse trabalho alguns elementos intrínsecos ao ensino das Ciências Naturais que se referem a práxis do professor de Ciências e necessitam estar presente nas discussões sobre formação de professores. Tal formação deve proporcionar a apropriação dos elementos necessários a formação desse profissional na sua totalidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T12:50:13Z
2018-10-09T12:50:13Z
2018-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157265
000908841
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
url http://hdl.handle.net/11449/157265
identifier_str_mv 000908841
33004056079P0
2374974313953772
0000-0002-0192-3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129564252045312