Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Thaís de Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237309
Resumo: Sabe-se que a Instituição Escolar assume um importante e significativo papel na vida de crianças e de jovens, constituindo-se em fator protetivo para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A organização e implementação de políticas públicas educacionais que evitem o fracasso ou abandono escolar pode se constituir em um avanço para a redução de situações de violência e violação de direitos, dentre elas, a entrada no meio infracional. Desta forma, esta pesquisa pretendeu compreender quais e como as políticas educacionais contribuem para o processo socioeducativo e a permanência escolar de jovens em conflito com a lei. Buscou-se discutir como a Educação pode se constituir em uma política e uma ferramenta do processo de (re) educação e ressocialização desses jovens em conflito com a lei. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, de levantamento bibliográfico sobre a temática. A organização e análise seguiu a perspectiva de análise de conteúdo em uma perspectiva sócio histórica. As reflexões desenvolvidas buscaram auxiliar na compreensão sobre a contribuição da escola na problemática do jovem em conflito com a lei. Ao analisar os dados obtidos, foi constatado que todos os artigos em alguma parte de sua pesquisa relatam e problematizam sobre a dificuldade da escola em lidar com o jovem em conflito com a lei. Além da constatação da defasagem de estudos sobre práticas diferenciadas voltadas a esse público.
id UNSP_efca2e6efc42c42471cdbfc889430a74
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237309
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a leiPublic policies for school retention of young people in conflict with the lawFracasso escolarPolíticas educacionaisJovem em conflito com a leiSchool failureSocial politicsTeenager in conflict with the lawSabe-se que a Instituição Escolar assume um importante e significativo papel na vida de crianças e de jovens, constituindo-se em fator protetivo para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A organização e implementação de políticas públicas educacionais que evitem o fracasso ou abandono escolar pode se constituir em um avanço para a redução de situações de violência e violação de direitos, dentre elas, a entrada no meio infracional. Desta forma, esta pesquisa pretendeu compreender quais e como as políticas educacionais contribuem para o processo socioeducativo e a permanência escolar de jovens em conflito com a lei. Buscou-se discutir como a Educação pode se constituir em uma política e uma ferramenta do processo de (re) educação e ressocialização desses jovens em conflito com a lei. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, de levantamento bibliográfico sobre a temática. A organização e análise seguiu a perspectiva de análise de conteúdo em uma perspectiva sócio histórica. As reflexões desenvolvidas buscaram auxiliar na compreensão sobre a contribuição da escola na problemática do jovem em conflito com a lei. Ao analisar os dados obtidos, foi constatado que todos os artigos em alguma parte de sua pesquisa relatam e problematizam sobre a dificuldade da escola em lidar com o jovem em conflito com a lei. Além da constatação da defasagem de estudos sobre práticas diferenciadas voltadas a esse público.It is known that the School Institution assumes an important and significant role in the lives of children and young people, becoming a protective factor for those who are in a situation of vulnerability and social risk. The organization and implementation of educational public policies that prevent the failure or dropout may constitute an advance for the reduction of situations of violence and violation of rights, including the entry into the offense. Thus, this research aimed to understand which and how educational policies contribute to the socio- educational process and school permanence of young people in conflict with the law. We sought to discuss how Education can be a policy and a tool of the process of (re) education and resocialization of these young people in conflict with the law. This is an exploratory qualitative research, bibliographic survey on the subject. The organization and analysis followed the perspective of content analysis from a socio-historical perspective. The reflections developed sought to help in understanding the school's contribution to the problem of youth in conflict with the law. By analyzing the data obtained, it was found that all articles in some part of their research report and problematize the school's difficulty in dealing with youth in conflict with the law. In addition to the finding of the lag of studies on different practices aimed at this audience.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Cardoso, Priscila Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz, Thaís de Melo2022-11-01T13:17:23Z2022-11-01T13:17:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-13T06:36:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:45.456114Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
Public policies for school retention of young people in conflict with the law
title Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
spellingShingle Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
Muniz, Thaís de Melo
Fracasso escolar
Políticas educacionais
Jovem em conflito com a lei
School failure
Social politics
Teenager in conflict with the law
title_short Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
title_full Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
title_fullStr Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
title_full_unstemmed Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
title_sort Políticas públicas para permanência escolar de jovens em conflito com a lei
author Muniz, Thaís de Melo
author_facet Muniz, Thaís de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Cardoso, Priscila Carla [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Thaís de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Políticas educacionais
Jovem em conflito com a lei
School failure
Social politics
Teenager in conflict with the law
topic Fracasso escolar
Políticas educacionais
Jovem em conflito com a lei
School failure
Social politics
Teenager in conflict with the law
description Sabe-se que a Instituição Escolar assume um importante e significativo papel na vida de crianças e de jovens, constituindo-se em fator protetivo para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A organização e implementação de políticas públicas educacionais que evitem o fracasso ou abandono escolar pode se constituir em um avanço para a redução de situações de violência e violação de direitos, dentre elas, a entrada no meio infracional. Desta forma, esta pesquisa pretendeu compreender quais e como as políticas educacionais contribuem para o processo socioeducativo e a permanência escolar de jovens em conflito com a lei. Buscou-se discutir como a Educação pode se constituir em uma política e uma ferramenta do processo de (re) educação e ressocialização desses jovens em conflito com a lei. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, de levantamento bibliográfico sobre a temática. A organização e análise seguiu a perspectiva de análise de conteúdo em uma perspectiva sócio histórica. As reflexões desenvolvidas buscaram auxiliar na compreensão sobre a contribuição da escola na problemática do jovem em conflito com a lei. Ao analisar os dados obtidos, foi constatado que todos os artigos em alguma parte de sua pesquisa relatam e problematizam sobre a dificuldade da escola em lidar com o jovem em conflito com a lei. Além da constatação da defasagem de estudos sobre práticas diferenciadas voltadas a esse público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-11-01T13:17:23Z
2022-11-01T13:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237309
url http://hdl.handle.net/11449/237309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129471076630528