Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Augusta Teresa Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192159
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia de cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o trabalho com a Matemática, partindo das propostas do grupo de estudos e formação continuada com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, tanto para o planejamento das atividades da sala de aula quanto para a reflexão sobre a realidade educacional e sobre o trabalho educativo. A investigação direcionou especial atenção à construção da identidade docente e como esta se constitui mediante os processos de estudo, discussão e reflexão do grupo, culminando na apresentação da Pedagogia Histórico-Crítica como uma proposta teórica e metodológica para pensar a própria formação e a prática pedagógica. A intenção foi oferecer indicativos de ampliação da autonomia docente pelo domínio teórico, prático e pela constante problematização da realidade, para os professores e, também, para os cursos de formação continuada, visando trabalhar o desenvolvimento da autonomia das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que possam buscar a construção de uma identidade docente crítica e transformadora. Para tanto, utilizamos os elementos da análise do discurso para interpretação das entrevistas semiestruturadas e questões pontuais evidenciadas no grupo de estudos. Buscamos, por meio desta pesquisa, caracterizar a identidade e autonomia das docentes, antes e depois das intervenções do grupo de estudos, com um curso de formação continuada que implementamos, visando a reflexão acerca da própria formação, do trabalho em sala de aula e das possibilidades de mudança para o ensino, em especial, da Matemática. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da autonomia foi possível a partir da evolução dos processos reflexivos sobre o próprio trabalho, orientando as dimensões de seu exercício profissional do ponto de vista da Pedagogia Histórico-Crítica e das contribuições à educação da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky.
id UNSP_f06de8343b95d9ea2daea2f7300976d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192159
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacionalContinuing education in mathematics for teachers in the early years of elementary school: building autonomous identities and problematizing the educational realityFormação continuadaConstrução da identidade docente autônomaProblematização da realidade educacionalPedagogia histórico-críticaPsicologia histórico-culturalContinuing formationAutonomous teaching identity construction.Problematization of the school realityHistorical-critical pedagogyHistorical-cultural psychologyEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia de cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o trabalho com a Matemática, partindo das propostas do grupo de estudos e formação continuada com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, tanto para o planejamento das atividades da sala de aula quanto para a reflexão sobre a realidade educacional e sobre o trabalho educativo. A investigação direcionou especial atenção à construção da identidade docente e como esta se constitui mediante os processos de estudo, discussão e reflexão do grupo, culminando na apresentação da Pedagogia Histórico-Crítica como uma proposta teórica e metodológica para pensar a própria formação e a prática pedagógica. A intenção foi oferecer indicativos de ampliação da autonomia docente pelo domínio teórico, prático e pela constante problematização da realidade, para os professores e, também, para os cursos de formação continuada, visando trabalhar o desenvolvimento da autonomia das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que possam buscar a construção de uma identidade docente crítica e transformadora. Para tanto, utilizamos os elementos da análise do discurso para interpretação das entrevistas semiestruturadas e questões pontuais evidenciadas no grupo de estudos. Buscamos, por meio desta pesquisa, caracterizar a identidade e autonomia das docentes, antes e depois das intervenções do grupo de estudos, com um curso de formação continuada que implementamos, visando a reflexão acerca da própria formação, do trabalho em sala de aula e das possibilidades de mudança para o ensino, em especial, da Matemática. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da autonomia foi possível a partir da evolução dos processos reflexivos sobre o próprio trabalho, orientando as dimensões de seu exercício profissional do ponto de vista da Pedagogia Histórico-Crítica e das contribuições à educação da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky.This research was conducted with the objective of investigating the development of the autonomy of five teachers from the early years of elementary school to work with mathematics, based on the proposals of the study group and continuing education supported by the Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, both for the planning of classroom activities and for reflection on educational reality and educational work. The research focused special attention on the construction of the teaching identity and how it is constituted through the group's study, discussion and reflection processes, culminating in the presentation of the Historical-Critical Pedagogy as a theoretical and methodological proposal to think about their own formation and pedagogical practice. The intention was to offer indications for the expansion of teacher autonomy through the theoretical, practical domain and constant problematization of reality, for teachers and, also, for continuing education courses, aiming to work on the development of the autonomy of teachers who work in the early years of elementary school, so that they can seek the construction of a critical and transforming teaching identity. For this, we used the elements of discourse analysis to interpret the semi-structured interviews and specific issues highlighted in the study group. We seek, through this research, to characterize the identity and autonomy of teachers, before and after the study group interventions, with a continuing education course that we implemented, aiming at reflecting on their own formation, classroom work and possibilities for change to teaching, especially, mathematics. The results showed that the development of autonomy was possible from the evolution of reflective processes about their own work, guiding the dimensions of their professional practice from the point of view of the Historical-Critical Pedagogy and the contributions to the education of Vygotsky's Historical-Cultural Psychology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meneghetti, Renata Cristina GeromelUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Severino, Augusta Teresa Barbosa2020-04-14T13:47:04Z2020-04-14T13:47:04Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19215900093001633004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:30:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:18.615395Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
Continuing education in mathematics for teachers in the early years of elementary school: building autonomous identities and problematizing the educational reality
title Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
spellingShingle Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
Severino, Augusta Teresa Barbosa
Formação continuada
Construção da identidade docente autônoma
Problematização da realidade educacional
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia histórico-cultural
Continuing formation
Autonomous teaching identity construction.
Problematization of the school reality
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
title_short Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
title_full Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
title_fullStr Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
title_full_unstemmed Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
title_sort Formação continuada em Matemática para professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: construção de identidades autônomas e a problematização da realidade educacional
author Severino, Augusta Teresa Barbosa
author_facet Severino, Augusta Teresa Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Augusta Teresa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Construção da identidade docente autônoma
Problematização da realidade educacional
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia histórico-cultural
Continuing formation
Autonomous teaching identity construction.
Problematization of the school reality
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
topic Formação continuada
Construção da identidade docente autônoma
Problematização da realidade educacional
Pedagogia histórico-crítica
Psicologia histórico-cultural
Continuing formation
Autonomous teaching identity construction.
Problematization of the school reality
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
description Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia de cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o trabalho com a Matemática, partindo das propostas do grupo de estudos e formação continuada com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, tanto para o planejamento das atividades da sala de aula quanto para a reflexão sobre a realidade educacional e sobre o trabalho educativo. A investigação direcionou especial atenção à construção da identidade docente e como esta se constitui mediante os processos de estudo, discussão e reflexão do grupo, culminando na apresentação da Pedagogia Histórico-Crítica como uma proposta teórica e metodológica para pensar a própria formação e a prática pedagógica. A intenção foi oferecer indicativos de ampliação da autonomia docente pelo domínio teórico, prático e pela constante problematização da realidade, para os professores e, também, para os cursos de formação continuada, visando trabalhar o desenvolvimento da autonomia das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que possam buscar a construção de uma identidade docente crítica e transformadora. Para tanto, utilizamos os elementos da análise do discurso para interpretação das entrevistas semiestruturadas e questões pontuais evidenciadas no grupo de estudos. Buscamos, por meio desta pesquisa, caracterizar a identidade e autonomia das docentes, antes e depois das intervenções do grupo de estudos, com um curso de formação continuada que implementamos, visando a reflexão acerca da própria formação, do trabalho em sala de aula e das possibilidades de mudança para o ensino, em especial, da Matemática. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da autonomia foi possível a partir da evolução dos processos reflexivos sobre o próprio trabalho, orientando as dimensões de seu exercício profissional do ponto de vista da Pedagogia Histórico-Crítica e das contribuições à educação da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T13:47:04Z
2020-04-14T13:47:04Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192159
000930016
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192159
identifier_str_mv 000930016
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129447392444416