O trauma pós-moderno e as investigações da ferida em Hal Foster

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pauli Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256979
Resumo: O presente trabalho parte da transição entre o moderno e o contemporâneo, marcada pela virada textual e o apagamento das fronteiras interdisciplinares e interdiscursivas – além da ampliação do campo da prática – e elabora as relações da arte contemporânea com o mundo sistemático de mercadorias e signos do capitalismo avançado, tais como as novas práticas críticas e seus obstáculos. O texto pretende, sobretudo, enunciar a postura abjeta da arte das últimas décadas, em um momento de crítica reificada e da construção do contemporâneo como pós-histórico: as abordagens da ferida, do trauma e do cadáver amplamente relacionadas à investigação das diferenças sexuais, étnicas e sociais. Há uma grande força na produção de artistas que desafiam a ordem simbólica através da perversão e exploram o trauma do sujeito contemporâneo mobilizado contra a fantasia capturada pelo consumismo: por fim, o mote é a preocupação contemporânea com o trauma em tempos de bem estar social destruído e a produção que expõe a crise da ordem (simbólica), registra seus pontos de colapso e as possibilidades abertas por esses.
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