Aplicações composicionais do canto gutural-difônico mongol-siberiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Caio Andrade de Morais [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251415
Resumo: O canto gutural-difônico mongol-siberiano é abordado nesta monografia com o objetivo de desenvolver aplicações composicionais e introduzir esse tema à língua portuguesa. O texto está dividido em dois principais segmentos: o primeiro, de natureza etnomusicológica, explora a cultura e a região de origem dessa prática de maneira contextualizada. O segundo segmento aborda a perspectiva ocidental de técnicas semelhantes, culminando com os resultados composicionais obtidos. A pesquisa baseou-se em materiais bibliográficos que abordam tanto a fisiologia quanto o comportamento acústico do canto gutural-difônico. Além disso, desde 2020, foram realizadas aulas sobre esse tipo de canto com o cantor Alexandr Kuular, um nativo da Sibéria, que também o entrevistamos para redigir o texto. Durante a pesquisa, observamos a aplicação de técnicas difônicas e guturais em obras da tradição escrita europeia ocidental. Como resultado, elaboramos duas composições para este projeto. Uma delas segue uma estrutura mais próxima da forma tradicional da região estudada, enquanto a outra possui uma estética contemporânea, incluindo a aplicação de uma das técnicas na flauta transversal.
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spelling Aplicações composicionais do canto gutural-difônico mongol-siberianoCompositional applications of Mongolian-Siberian guttural-dyphonic singingComposição (Música)CantoMúsica - MongóliaMúsica - Sibéria (Rússia)O canto gutural-difônico mongol-siberiano é abordado nesta monografia com o objetivo de desenvolver aplicações composicionais e introduzir esse tema à língua portuguesa. O texto está dividido em dois principais segmentos: o primeiro, de natureza etnomusicológica, explora a cultura e a região de origem dessa prática de maneira contextualizada. O segundo segmento aborda a perspectiva ocidental de técnicas semelhantes, culminando com os resultados composicionais obtidos. A pesquisa baseou-se em materiais bibliográficos que abordam tanto a fisiologia quanto o comportamento acústico do canto gutural-difônico. Além disso, desde 2020, foram realizadas aulas sobre esse tipo de canto com o cantor Alexandr Kuular, um nativo da Sibéria, que também o entrevistamos para redigir o texto. Durante a pesquisa, observamos a aplicação de técnicas difônicas e guturais em obras da tradição escrita europeia ocidental. Como resultado, elaboramos duas composições para este projeto. Uma delas segue uma estrutura mais próxima da forma tradicional da região estudada, enquanto a outra possui uma estética contemporânea, incluindo a aplicação de uma das técnicas na flauta transversal.The Mongol-Siberian guttural-diphonic singing is addressed in this thesis with the purpose of developing compositional applications and introducing this subject to the Portuguese language. The text is divided into two main segments: the first, of ethnomusicological nature, explores the culture and the region of origin of this practice in a contextualized manner. The second segment discusses the Western perspective on similar techniques, culminating in the compositional results achieved. The research was based on bibliographic materials that cover both the physiology and acoustic behavior of guttural-diphonic singing. Additionally, since 2020, lessons on this type of singing have been conducted by the singer Alexandr Kuular, a native of Siberia, who was also interviewed for the writing of the text. During the research, we observed the application of diphonic and guttural techniques in works of Western European written tradition. As a result, we have developed two compositions for this project. One of them follows a structure closer to the traditional form of the studied region, while the other incorporates a contemporary aesthetic, including the application of one of the techniques to the flute.Universidade Estadual Paulista (Unesp)De Bonis, Maurício [UNESP]Lunsqui, AlexandreCosta, Caio Andrade de Morais [UNESP]2023-11-22T14:30:16Z2023-11-22T14:30:16Z2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Caio Andrade de Morais. Aplicações composicionais do canto gutural-difônico mongol-siberiano. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251415porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:15:59.072816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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