Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Danilo Wenseslau
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180687
Resumo: Este trabalho explora os diálogos transnacionais entre a obra do caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e a produção do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948). O estudo centra-se no caso dos personagens Zé Povinho, figura que se eternizou na memória dos portugueses, como símbolo de certa identidade nacional, e do Jeca Tatu que se fixou enquanto representante jocoso do caipira brasileiro. Tais criações surgiram numa época de intensa discussão e (re)construção das identidades nacionais. Bordalo, que viveu no Rio de Janeiro por quatro anos, foi nome de destaque na imprensa periódica brasileira e internacional. Lobato, por sua vez, foi profundo conhecedor da cultura visual do seu tempo, tendo atuado como importante crítico de arte no cenário cultural paulista. Na época, a circulação da cultura, em escala transcontinental, já se tornara uma realidade devido ao avanço nas tecnologias de impressão e transporte. Assim, a pesquisa permitiu revisitar a obra de Bordalo Pinheiro a partir da sua mais famosa criação, tendo em vista os diálogos estabelecidos com outros artistas do traço, bem como a importância que a estada em terras brasileiras teve para o seu trabalho. Além disso, foi possível reavaliar o papel das referências estrangeiras, na produção de Lobato, em busca de um projeto político, cultural e artístico para o Brasil.
id UNSP_f0fad4d24e4a756a5c778a15a9e026cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180687
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturasBordalo Pinheiro, Monteiro Lobato and the (inter)national circulation of caricaturesRafael Bordalo PinheiroMonteiro LobatoImprensaCaricaturaQuestão nacionalCirculação internacionalPressCaricatureNational QuestionInternational CirculationEste trabalho explora os diálogos transnacionais entre a obra do caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e a produção do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948). O estudo centra-se no caso dos personagens Zé Povinho, figura que se eternizou na memória dos portugueses, como símbolo de certa identidade nacional, e do Jeca Tatu que se fixou enquanto representante jocoso do caipira brasileiro. Tais criações surgiram numa época de intensa discussão e (re)construção das identidades nacionais. Bordalo, que viveu no Rio de Janeiro por quatro anos, foi nome de destaque na imprensa periódica brasileira e internacional. Lobato, por sua vez, foi profundo conhecedor da cultura visual do seu tempo, tendo atuado como importante crítico de arte no cenário cultural paulista. Na época, a circulação da cultura, em escala transcontinental, já se tornara uma realidade devido ao avanço nas tecnologias de impressão e transporte. Assim, a pesquisa permitiu revisitar a obra de Bordalo Pinheiro a partir da sua mais famosa criação, tendo em vista os diálogos estabelecidos com outros artistas do traço, bem como a importância que a estada em terras brasileiras teve para o seu trabalho. Além disso, foi possível reavaliar o papel das referências estrangeiras, na produção de Lobato, em busca de um projeto político, cultural e artístico para o Brasil.This essay explores the transactional dialogues between the work of the Portuguese caricaturist Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) and the production of the Brazilian writer Monteiro Lobato (1882-1948). The study focus on the case of the characters Zé Povinho, a figure that became eternal in the memory of the Portuguese people, as a symbol of certain national identity, and Jeca Tatu that was known as a lazy representative of the Brazilian “redneck”. Such creations appeared at a time of intense discussion and (re)construction of the national identities. Bordalo, who has lived in Rio de Janeiro for four years, was a name of highlight in the Brazilian and international periodical press. Lobato, in his turn, was a deep expert on the visual culture of his time, having acted as an important critic of art in the cultural scenery of São Paulo. At that time, the spread of culture, in transcontinental proportion, had become a reality due to the advancement of the technologies of printing and transportation. Therefore, the research allowed to revisit the work of Bordalo Pinheiro from his most famous creation, bearing in mind the dialogues established with other artists of the trace, as well the importance that living in Brazilian lands has had for his work. Besides that, it was possible to re-evaluate the role of foreign references in Lobato´s production, searching for a political, cultural, and artistic project for Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88881.134403/2016-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luca, Tania Regina de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrari, Danilo Wenseslau2019-02-08T12:36:52Z2019-02-08T12:36:52Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18068700091250433004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:21:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:43.979876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato and the (inter)national circulation of caricatures
title Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
spellingShingle Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
Ferrari, Danilo Wenseslau
Rafael Bordalo Pinheiro
Monteiro Lobato
Imprensa
Caricatura
Questão nacional
Circulação internacional
Press
Caricature
National Question
International Circulation
title_short Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
title_full Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
title_fullStr Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
title_full_unstemmed Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
title_sort Bordalo Pinheiro, Monteiro Lobato e a circulação (inter)nacional de caricaturas
author Ferrari, Danilo Wenseslau
author_facet Ferrari, Danilo Wenseslau
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luca, Tania Regina de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Danilo Wenseslau
dc.subject.por.fl_str_mv Rafael Bordalo Pinheiro
Monteiro Lobato
Imprensa
Caricatura
Questão nacional
Circulação internacional
Press
Caricature
National Question
International Circulation
topic Rafael Bordalo Pinheiro
Monteiro Lobato
Imprensa
Caricatura
Questão nacional
Circulação internacional
Press
Caricature
National Question
International Circulation
description Este trabalho explora os diálogos transnacionais entre a obra do caricaturista português Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e a produção do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948). O estudo centra-se no caso dos personagens Zé Povinho, figura que se eternizou na memória dos portugueses, como símbolo de certa identidade nacional, e do Jeca Tatu que se fixou enquanto representante jocoso do caipira brasileiro. Tais criações surgiram numa época de intensa discussão e (re)construção das identidades nacionais. Bordalo, que viveu no Rio de Janeiro por quatro anos, foi nome de destaque na imprensa periódica brasileira e internacional. Lobato, por sua vez, foi profundo conhecedor da cultura visual do seu tempo, tendo atuado como importante crítico de arte no cenário cultural paulista. Na época, a circulação da cultura, em escala transcontinental, já se tornara uma realidade devido ao avanço nas tecnologias de impressão e transporte. Assim, a pesquisa permitiu revisitar a obra de Bordalo Pinheiro a partir da sua mais famosa criação, tendo em vista os diálogos estabelecidos com outros artistas do traço, bem como a importância que a estada em terras brasileiras teve para o seu trabalho. Além disso, foi possível reavaliar o papel das referências estrangeiras, na produção de Lobato, em busca de um projeto político, cultural e artístico para o Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2019-02-08T12:36:52Z
2019-02-08T12:36:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180687
000912504
33004048018P5
url http://hdl.handle.net/11449/180687
identifier_str_mv 000912504
33004048018P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129177938821120