Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandra Mendonça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204979
Resumo: Os padrões de consumo mudaram ao longo dos anos, e a regeneração do meio ambiente não acompanhou o progresso tecnológico, sendo intensos os impactos negativos da tecnologia sobre o ambiente. A intensa desestabilização econômica do setor automobilístico e as mudanças de preferências e de comportamentos dos consumidores fizeram com que a indústria automobilística passasse por importantes transformações para garantir sua força de mercado. Além disso, com as mudanças de legislações e de foco em sustentabilidade, o sistema de gestão ambiental do setor automobilístico também passou a ser prioridade nas empresas. Nesse sentido, o estudo buscou entender as transformações da última década na indústria automobilística, bem como a sua cadeia produtiva, desafios e projeções para o futuro do setor. O cenário atual demonstra que empresas estão cada vez mais buscando alternativas e estratégias que contribuam para reduzir impactos ao meio ambiente com a implementação de recursos de sistemas de gestão ambiental e diversificação da produção. Foram analisadas a mudança do consumidor dos últimos anos, as preferências, as tendências de mercado e as principais projeções tecnológicas para o futuro da mobilidade envolvendo os automóveis. Analisaram-se relatórios publicados por representantes deste mercado, publicações da área e literatura apropriada. Verificou-se que existe uma forte tendência à eletrificação da frota do setor, bem como outras possibilidades de produção de veículos inovadores, como autônomos, híbridos e movidos a fontes diferenciadas, como hidrogênio. Além disso, observou-se que os consumidores vêm enxergando os carros cada vez mais como serviço do que um bem, o que tende a aumentar ainda mais a preferência por aplicativos de mobilidade como Uber, patinetes e bicicletas, contratação de serviços como carros por assinatura e carsharing. No Brasil, enxergam-se alguns desafios principais para que as inovações e projeções encontradas para o setor automobilístico realmente se efetivem, como: falta de infraestrutura apropriada para essas inovações, trabalho intenso com regulamentação, legislação e impostos, e mudança do mindset dos consumidores.
id UNSP_f0fd0fd82a8e9b3f325fa0c041abd19b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204979
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setorEnvironmental challenges in the automotive industry: an analysis of the automotive production environmental management system and projections for the future of the sectorSetor automobilísticoMeio ambienteIndústria automobilísticaAutomotive industryEnvironmentAuto industryOs padrões de consumo mudaram ao longo dos anos, e a regeneração do meio ambiente não acompanhou o progresso tecnológico, sendo intensos os impactos negativos da tecnologia sobre o ambiente. A intensa desestabilização econômica do setor automobilístico e as mudanças de preferências e de comportamentos dos consumidores fizeram com que a indústria automobilística passasse por importantes transformações para garantir sua força de mercado. Além disso, com as mudanças de legislações e de foco em sustentabilidade, o sistema de gestão ambiental do setor automobilístico também passou a ser prioridade nas empresas. Nesse sentido, o estudo buscou entender as transformações da última década na indústria automobilística, bem como a sua cadeia produtiva, desafios e projeções para o futuro do setor. O cenário atual demonstra que empresas estão cada vez mais buscando alternativas e estratégias que contribuam para reduzir impactos ao meio ambiente com a implementação de recursos de sistemas de gestão ambiental e diversificação da produção. Foram analisadas a mudança do consumidor dos últimos anos, as preferências, as tendências de mercado e as principais projeções tecnológicas para o futuro da mobilidade envolvendo os automóveis. Analisaram-se relatórios publicados por representantes deste mercado, publicações da área e literatura apropriada. Verificou-se que existe uma forte tendência à eletrificação da frota do setor, bem como outras possibilidades de produção de veículos inovadores, como autônomos, híbridos e movidos a fontes diferenciadas, como hidrogênio. Além disso, observou-se que os consumidores vêm enxergando os carros cada vez mais como serviço do que um bem, o que tende a aumentar ainda mais a preferência por aplicativos de mobilidade como Uber, patinetes e bicicletas, contratação de serviços como carros por assinatura e carsharing. No Brasil, enxergam-se alguns desafios principais para que as inovações e projeções encontradas para o setor automobilístico realmente se efetivem, como: falta de infraestrutura apropriada para essas inovações, trabalho intenso com regulamentação, legislação e impostos, e mudança do mindset dos consumidores.Consumption patterns have changed over the years, but the regeneration of the environment has not kept pace with technological progress, with intense negative impacts on the environment. The intense economic destabilization of the automobile sector and all the changes in consumer preferences and behavior have caused important transformations on this sector in order to guarantee the market strength of this industry. In addition, with changes in legislation and a focus on sustainability, the automotive sector’s environmental management system has also become a priority within companies. In this sense, this study aimed to understand the transformations of the last decade in the automobile industry, as well as its production chain, challenges and projections for the future of the sector. The current scenario demonstrates that companies are increasingly looking for alternatives and strategies that contribute to reducing impacts on the environment with the implementation of resources from environmental management systems and diversification of production. Consumer change in recent years (preferences and behavior), market trends and the main technological projections for the future of mobility involving automobiles were analyzed in this study through reports published by representatives of this market, publications in the area and other appropriate literature. We found a strong tendency to electrify the sector's fleet, as well as other possibilities for the production of innovative vehicles, such as autonomous, hybrid and powered by differentiated sources, such as hydrogen. In addition, it was observed that consumers are increasingly seeing cars as a service, which tends to further increase the preference for mobility applications such as Uber, scooters and bicycles, and hiring services such as subscription cars and carsharing. In Brazil, some main challenges may hamper innovations and projections found for the automobile sector really take effect, such as: lack of an adequate infrastructure for these innovations, hard work with legislation and taxes, and changing the mindset of consumers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lannes, Lucíola Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Alexandra Mendonça2021-06-16T17:29:02Z2021-06-16T17:29:02Z2021-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/204979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:06:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:25.224019Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
Environmental challenges in the automotive industry: an analysis of the automotive production environmental management system and projections for the future of the sector
title Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
spellingShingle Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
Costa, Alexandra Mendonça
Setor automobilístico
Meio ambiente
Indústria automobilística
Automotive industry
Environment
Auto industry
title_short Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
title_full Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
title_fullStr Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
title_full_unstemmed Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
title_sort Desafios ambientais na indústria automobilística: uma análise do sistema de gestão ambiental da produção automobilística e projeções para o futuro do setor
author Costa, Alexandra Mendonça
author_facet Costa, Alexandra Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lannes, Lucíola Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandra Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Setor automobilístico
Meio ambiente
Indústria automobilística
Automotive industry
Environment
Auto industry
topic Setor automobilístico
Meio ambiente
Indústria automobilística
Automotive industry
Environment
Auto industry
description Os padrões de consumo mudaram ao longo dos anos, e a regeneração do meio ambiente não acompanhou o progresso tecnológico, sendo intensos os impactos negativos da tecnologia sobre o ambiente. A intensa desestabilização econômica do setor automobilístico e as mudanças de preferências e de comportamentos dos consumidores fizeram com que a indústria automobilística passasse por importantes transformações para garantir sua força de mercado. Além disso, com as mudanças de legislações e de foco em sustentabilidade, o sistema de gestão ambiental do setor automobilístico também passou a ser prioridade nas empresas. Nesse sentido, o estudo buscou entender as transformações da última década na indústria automobilística, bem como a sua cadeia produtiva, desafios e projeções para o futuro do setor. O cenário atual demonstra que empresas estão cada vez mais buscando alternativas e estratégias que contribuam para reduzir impactos ao meio ambiente com a implementação de recursos de sistemas de gestão ambiental e diversificação da produção. Foram analisadas a mudança do consumidor dos últimos anos, as preferências, as tendências de mercado e as principais projeções tecnológicas para o futuro da mobilidade envolvendo os automóveis. Analisaram-se relatórios publicados por representantes deste mercado, publicações da área e literatura apropriada. Verificou-se que existe uma forte tendência à eletrificação da frota do setor, bem como outras possibilidades de produção de veículos inovadores, como autônomos, híbridos e movidos a fontes diferenciadas, como hidrogênio. Além disso, observou-se que os consumidores vêm enxergando os carros cada vez mais como serviço do que um bem, o que tende a aumentar ainda mais a preferência por aplicativos de mobilidade como Uber, patinetes e bicicletas, contratação de serviços como carros por assinatura e carsharing. No Brasil, enxergam-se alguns desafios principais para que as inovações e projeções encontradas para o setor automobilístico realmente se efetivem, como: falta de infraestrutura apropriada para essas inovações, trabalho intenso com regulamentação, legislação e impostos, e mudança do mindset dos consumidores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16T17:29:02Z
2021-06-16T17:29:02Z
2021-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204979
url http://hdl.handle.net/11449/204979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128498584256512