Grupo Cultivaeco: a educação ambiental na agricultura e na segurança alimentar como geradora de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caminhas, Ana Margarida Theodoro [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Belesin, Aline Andrucioli [UNESP], Camargo, André Ferreira de [UNESP], Basílio, Bárbaba Maria Scatena [UNESP], Toledo, Barbara Natali de [UNESP], Santos, Bruna Marques dos [UNESP], Silva, Caroline Caetano da [UNESP], Rossatelli, Dalila Aparecida [UNESP], Costa, Eugênia Barbosa Varella [UNESP], Gião Filho, Guilherme Malheiros [UNESP], Silva, Jesiane Marlucia da [UNESP], Souza, Juliana Nogueira de [UNESP], Moretto, Marcelo Wilson Aparecido [UNESP], Paulino, Rachel Santini [UNESP], Rossetti, Rafaela [UNESP], Costa, Rômulo Teodoro [UNESP], Souza, Sara Ferreira Ferro de [UNESP], Rodrigues, Thiago Ferreira [UNESP], Silva Junior, Wagner Cavalari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/549
http://hdl.handle.net/11449/143214
Resumo: As atividades de extensão desenvolvidas no ensino fundamental, desde 2009 até o presente, pelos integrantes do Grupo Cultivaeco incentivam a mobilização de saberes técno-científicos relacionados à agricultura e suas inter-relações com a segurança alimentar e o equilíbrio sócio-ambiental. Esta dinâmica de saberes é dada através da interação entre os acadêmicos e a realidade do público do ensino fundamental, por meio de uma metodologia de ensino dialógica. Objetivos: conceituar a segurança alimentar no cotidiano dos educandos, através da realização de atividades educativas e sobre a origem dos produtos agrícolas; refletir sobre os conceitos contemporâneos de agricultura e segurança alimentar voltados para o equilíbrio sócio-ambiental e a cidadania, vinculando-os ao cenário agrícola brasileiro e mundial. Material e Métodos: A práxis da educação ambiental dada na relação entre os participantes do Cultivaeco e a escola (três quintas-séries) gera uma avaliação dos conceitos de agricultura que retroalimentam as atividades de arte-educação. É gerado um constante diagnóstico de conceitos, o qual é incorporado na elaboração das atividades educativas. Resultados: Há produção de material didático, como os cadernos de atividades Passatempo Cultivação, nos quais há caça-palavras, palavras-cruzadas, ilustrações e pinturas. São compostas paródias sobre a temática em questão a partir de músicas de sucesso executadas na mídia, as quais são inclusas nestes cadernos. A produção de material didático e a aplicação das atividades educativas geram uma maior interação entre a equipe e a escola. Esta inter-relação é também definida quando os estudantes do ensino superior assumem o papel de educadores na aplicação das atividades na escola. Assim, há a valorização da auto-estima dos integrantes, enquanto autores de atividades educativas e sujeitos capazes de promover a aprendizagem no outro e com o outro. Tanto os integrantes do grupo como os educandos do ensino fundamental compreendem a importância da agricultura numa produção de alimentos voltada para o equilíbrio sócio-ambiental na segurança alimentar. Conclusão: Este processo educativo vivenciado na prática da extensão possibilita que os graduandos exercitem a cidadania na inter-relação entre a universidade e a comunidade. Este exercício é caracterizado pelos desafios do respeito aos saberes de todos os participantes e da responsabilidade do ensinar-aprender. Desta forma, as ações de educação ambiental na extensão articulam a cidadania e a segurança alimentar.
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