Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Jober Chacon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234512
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.
id UNSP_f13fa881d65a974f3a7f88a3fa9f89b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234512
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval SavianiPedagogical Conceptions: a comparison between the proposals of Augustine of Hippo, Thomas Aquinas, Paulo Freire and Dermeval SavianiConcepções pedagógicasFinalidade da EducaçãoSabedoriaPedagogical conceptionsPurpose of EducationWisdomO presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.The present work aims to analyze the pedagogical proposals of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and the pedagogical proposals of Paulo Freire and Dermeval Saviani, through the appreciation of the proposals of such conceptions. Furthermore, it intends to identify basic aspects and highlight the purpose of education indicated by such pedagogical conceptions. To achieve the proposed objectives, the work was prepared in an essay format. The material used is composed of works by authors from both periods analyzed, in periodicals, scientific articles, and books related to the theme. The relevant points of each work were organized, and their citations systematized, analyzed and categorized. The results obtained show that, in the past, education was the means used to reach wisdom. They also demonstrate that, at present, there is a great formal concern in education and a substitution of contents, to the point that its purpose now resides in learning about life in society and preparing for the job market. Such results can lead to a new interest in the content and purpose proposed by the pedagogical concepts of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and, consequently, to a real appreciation of educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Jober Chacon2022-05-03T11:41:38Z2022-05-03T11:41:38Z2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23451233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234512Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:42:01.210667Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
Pedagogical Conceptions: a comparison between the proposals of Augustine of Hippo, Thomas Aquinas, Paulo Freire and Dermeval Saviani
title Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
spellingShingle Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
Teixeira, Jober Chacon
Concepções pedagógicas
Finalidade da Educação
Sabedoria
Pedagogical conceptions
Purpose of Education
Wisdom
title_short Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
title_full Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
title_fullStr Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
title_full_unstemmed Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
title_sort Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani
author Teixeira, Jober Chacon
author_facet Teixeira, Jober Chacon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Jober Chacon
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções pedagógicas
Finalidade da Educação
Sabedoria
Pedagogical conceptions
Purpose of Education
Wisdom
topic Concepções pedagógicas
Finalidade da Educação
Sabedoria
Pedagogical conceptions
Purpose of Education
Wisdom
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03T11:41:38Z
2022-05-03T11:41:38Z
2022-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234512
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/234512
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128267816796160