O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150039
Resumo: A presente pesquisa visa analisar materiais de biologia pertencentes a dois currículos oficiais do Estado de São Paulo: a Proposta da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), implementada ao longo da década de 1980, e o “São Paulo Faz Escola”, empreendido desde 2008 na rede pública paulista. O intuito é verificar o compromisso democrático de ambos, já que, apesar de serem empreendidos em contextos diferentes, a pretensão de se formar para a cidadania seria uma característica hegemônica mantida. No entanto, embora a Proposta da CENP tenha essa característica reconhecida, o currículo “São Paulo Faz Escola” estaria sendo visto como um retrocesso enquanto política democratizante. Analisar a produção de discursos em torno da formação democrática dos jovens é de interesse da pesquisa, especialmente em momento no qual mudanças em relação à formação de nível médio estão para ser empreendidas. Como referencial analítico, pautou-se na teorização curricular crítica e na concepção tridimensional do discurso. Na leitura dos materiais, buscou-se compreender a maneira pela qual os currículos oficiais tratam os conflitos, partindo do pressuposto de que os conflitos são essenciais ao regime democrático e, por conseguinte, à formação democrática, cidadã. A abordagem dos conflitos no ensino das áreas científicas tem especial relevância, dado que seriam eles também propulsores de novos conhecimentos. Desse modo, partiu-se da análise da disciplina de biologia para refletir acerca dos sentidos de formação no ensino médio, questionando e complexificando, do ponto de vista disciplinar, o debate acerca da democracia, do currículo e do conflito. Em relação a potencialidade democrática, constatou-se que o currículo “São Paulo Faz Escola” constitui-se num retrocesso diante da redução e esvaziamento dos conflitos em seu discurso, quando comparado à Proposta da CENP. Tais reduções e negações do conflito são lacunas que podem sustentar espaços para ações contra-hegemônicas que visem tornar o currículo escolar mais formativo para a democracia.
id UNSP_f1431e78000001f801091c73e4389ae1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologiaThe democratic commitment in the official curriculum paulist: the conflict approach to the CENP Proposal and the 'São Paulo Faz Escola' curriculum for biologyEducaçãoProposta da CENPSão Paulo Faz EscolaCurrículo de biologiaDemocracia-cidadaniaEducationProposal of CENPBiology curriculumDemocracy-citizenshipA presente pesquisa visa analisar materiais de biologia pertencentes a dois currículos oficiais do Estado de São Paulo: a Proposta da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), implementada ao longo da década de 1980, e o “São Paulo Faz Escola”, empreendido desde 2008 na rede pública paulista. O intuito é verificar o compromisso democrático de ambos, já que, apesar de serem empreendidos em contextos diferentes, a pretensão de se formar para a cidadania seria uma característica hegemônica mantida. No entanto, embora a Proposta da CENP tenha essa característica reconhecida, o currículo “São Paulo Faz Escola” estaria sendo visto como um retrocesso enquanto política democratizante. Analisar a produção de discursos em torno da formação democrática dos jovens é de interesse da pesquisa, especialmente em momento no qual mudanças em relação à formação de nível médio estão para ser empreendidas. Como referencial analítico, pautou-se na teorização curricular crítica e na concepção tridimensional do discurso. Na leitura dos materiais, buscou-se compreender a maneira pela qual os currículos oficiais tratam os conflitos, partindo do pressuposto de que os conflitos são essenciais ao regime democrático e, por conseguinte, à formação democrática, cidadã. A abordagem dos conflitos no ensino das áreas científicas tem especial relevância, dado que seriam eles também propulsores de novos conhecimentos. Desse modo, partiu-se da análise da disciplina de biologia para refletir acerca dos sentidos de formação no ensino médio, questionando e complexificando, do ponto de vista disciplinar, o debate acerca da democracia, do currículo e do conflito. Em relação a potencialidade democrática, constatou-se que o currículo “São Paulo Faz Escola” constitui-se num retrocesso diante da redução e esvaziamento dos conflitos em seu discurso, quando comparado à Proposta da CENP. Tais reduções e negações do conflito são lacunas que podem sustentar espaços para ações contra-hegemônicas que visem tornar o currículo escolar mais formativo para a democracia.In this research, I analyze Biological Science materials that belong to two official curricula of São Paulo state: the proposal of CENP (Coordination of Norms and Pedagogic Studies), which was implemented during the 1980s, and “São Paulo Faz Escola”, undertaken since 2008 in São Paulo public school system. The aim of this study is to verify their democratic commitment, since the pretension of educating for citizenship would be held, although they are undertaken in different contexts, as a hegemonic characteristic. However, in spite of such a characteristic being identified in the proposal of CENP, “São Paulo faz escola” curriculum would be seen as a regression qua democratizing policy. This research also seeks to examine the discourse production concerning the democratic education of young students and considering this period in which changes on High School education are to be implemented. The critical curricular theorizing and the three-dimensional conception of discourse are used as analytical references. Through the reading of those materials, I intend to comprehend the way by which the official curricula deal with these conflicts, from the assumption that the latter ones are essencial to the democratic regime and, consequently, to the democratic and citizen education. Besides, the approach of such conflicts during the teaching in scientific areas is relevant, granted that those would also boost new knowledge. Thus, from the analysis of the Biological Science discipline and through a disciplinary point of view, it is possible to reflect on the senses of High School education, by questioning and studying the debate on democracy, curriculum and that conflict. In relation to the democratic potential, it was verified that the "São Paulo Faz Escola" curriculum constitutes a step backwards in the face of the reduction and emptying of the conflicts in its discourse, when compared to the CENP Proposal. Such reductions and denials of conflict are gaps that can sustain spaces for counter-hegemonic actions that aim to make the school curriculum more formative for democracy.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreiro, Iraíde Marques de Freitas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]2017-03-30T17:37:49Z2017-03-30T17:37:49Z2017-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15003900088325433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:07:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-03T06:07:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
The democratic commitment in the official curriculum paulist: the conflict approach to the CENP Proposal and the 'São Paulo Faz Escola' curriculum for biology
title O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
spellingShingle O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]
Educação
Proposta da CENP
São Paulo Faz Escola
Currículo de biologia
Democracia-cidadania
Education
Proposal of CENP
Biology curriculum
Democracy-citizenship
title_short O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
title_full O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
title_fullStr O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
title_full_unstemmed O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
title_sort O compromisso democrático nos currículos oficiais paulistas: a abordagem do conflito na Proposta da CENP e no currículo 'São Paulo Faz Escola' para biologia
author Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]
author_facet Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreiro, Iraíde Marques de Freitas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Blóis, Caio César Corrêa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Proposta da CENP
São Paulo Faz Escola
Currículo de biologia
Democracia-cidadania
Education
Proposal of CENP
Biology curriculum
Democracy-citizenship
topic Educação
Proposta da CENP
São Paulo Faz Escola
Currículo de biologia
Democracia-cidadania
Education
Proposal of CENP
Biology curriculum
Democracy-citizenship
description A presente pesquisa visa analisar materiais de biologia pertencentes a dois currículos oficiais do Estado de São Paulo: a Proposta da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), implementada ao longo da década de 1980, e o “São Paulo Faz Escola”, empreendido desde 2008 na rede pública paulista. O intuito é verificar o compromisso democrático de ambos, já que, apesar de serem empreendidos em contextos diferentes, a pretensão de se formar para a cidadania seria uma característica hegemônica mantida. No entanto, embora a Proposta da CENP tenha essa característica reconhecida, o currículo “São Paulo Faz Escola” estaria sendo visto como um retrocesso enquanto política democratizante. Analisar a produção de discursos em torno da formação democrática dos jovens é de interesse da pesquisa, especialmente em momento no qual mudanças em relação à formação de nível médio estão para ser empreendidas. Como referencial analítico, pautou-se na teorização curricular crítica e na concepção tridimensional do discurso. Na leitura dos materiais, buscou-se compreender a maneira pela qual os currículos oficiais tratam os conflitos, partindo do pressuposto de que os conflitos são essenciais ao regime democrático e, por conseguinte, à formação democrática, cidadã. A abordagem dos conflitos no ensino das áreas científicas tem especial relevância, dado que seriam eles também propulsores de novos conhecimentos. Desse modo, partiu-se da análise da disciplina de biologia para refletir acerca dos sentidos de formação no ensino médio, questionando e complexificando, do ponto de vista disciplinar, o debate acerca da democracia, do currículo e do conflito. Em relação a potencialidade democrática, constatou-se que o currículo “São Paulo Faz Escola” constitui-se num retrocesso diante da redução e esvaziamento dos conflitos em seu discurso, quando comparado à Proposta da CENP. Tais reduções e negações do conflito são lacunas que podem sustentar espaços para ações contra-hegemônicas que visem tornar o currículo escolar mais formativo para a democracia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30T17:37:49Z
2017-03-30T17:37:49Z
2017-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150039
000883254
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/150039
identifier_str_mv 000883254
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649305335037952