Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022 http://hdl.handle.net/11449/211060 |
Resumo: | Dichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well. |
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Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexiaDichotic listening and spect in dyslexic childrendyslexiaimagingdichotic listening testdislexiaprocessamento auditivoneuroimagemteste dicóticoDichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well.Aplicamos em um grupo de 36 crianças os testes dicótico de dígitos, dicótico de dissílabos alternados e dicótico não-verbal, os quais fazem parte do conjunto de avaliação do processamento auditivo. As crianças foram divididas em dois grupos que foram correlacionados: grupo experimental (GE) formado por 18 crianças com diagnóstico de dislexia e 18 crianças normais compondo o grupo comparação (GC), sem queixa de aprendizagem e pareadas em relação a sexo, lateralidade e nível sócio-econômico ao GE. Realizamos o exame de imagem (SPECT) no GE. Encontramos em nosso estudo diferença estatisticamente significante entre os grupos (GE e GC) em todos os testes avaliados. Em relação ao SPECT, apesar de não encontrarmos diferença estatisticamente significante entre os resultados, pudemos observar que 50% dos sujeitos avaliados apresentaram alteração, sendo a maior parte em áreas do lobo temporal esquerdo. Concluímos que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central que podem ser detectadas tanto em testes específicos de processamento auditivo, quanto em exames funcionais de imagem como SPECT.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências MédicasUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Distúrbios da ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências MédicasAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São PauloSauer, Luciane [UNESP]Pereira, Liliane DesgualdoCiasca, Sylvia Maria [UNESP]Pestun, Magda [UNESP]Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]2021-07-14T10:18:35Z2021-07-14T10:18:35Z2006-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article108-111application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, SP, Brazil: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 64, n. 1, p. 108-111, 2006.0004-282X1678-4227http://hdl.handle.net/11449/21106010.1590/S0004-282X2006000100022S0004-282X2006000100022S0004-282X2006000100022.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos de Neuro-Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:16:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:42:03.216166Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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