Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauer, Luciane [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira, Liliane Desgualdo, Ciasca, Sylvia Maria [UNESP], Pestun, Magda [UNESP], Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022
http://hdl.handle.net/11449/211060
Resumo: Dichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well.
id UNSP_f19436c9bffa9a5dc810707c7aba9a06
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211060
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexiaDichotic listening and spect in dyslexic childrendyslexiaimagingdichotic listening testdislexiaprocessamento auditivoneuroimagemteste dicóticoDichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well.Aplicamos em um grupo de 36 crianças os testes dicótico de dígitos, dicótico de dissílabos alternados e dicótico não-verbal, os quais fazem parte do conjunto de avaliação do processamento auditivo. As crianças foram divididas em dois grupos que foram correlacionados: grupo experimental (GE) formado por 18 crianças com diagnóstico de dislexia e 18 crianças normais compondo o grupo comparação (GC), sem queixa de aprendizagem e pareadas em relação a sexo, lateralidade e nível sócio-econômico ao GE. Realizamos o exame de imagem (SPECT) no GE. Encontramos em nosso estudo diferença estatisticamente significante entre os grupos (GE e GC) em todos os testes avaliados. Em relação ao SPECT, apesar de não encontrarmos diferença estatisticamente significante entre os resultados, pudemos observar que 50% dos sujeitos avaliados apresentaram alteração, sendo a maior parte em áreas do lobo temporal esquerdo. Concluímos que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central que podem ser detectadas tanto em testes específicos de processamento auditivo, quanto em exames funcionais de imagem como SPECT.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências MédicasUniversidade Federal de São Paulo, Departamento de Distúrbios da ComunicaçãoUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências MédicasAcademia Brasileira de Neurologia - ABNEUROUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São PauloSauer, Luciane [UNESP]Pereira, Liliane DesgualdoCiasca, Sylvia Maria [UNESP]Pestun, Magda [UNESP]Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]2021-07-14T10:18:35Z2021-07-14T10:18:35Z2006-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article108-111application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, SP, Brazil: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 64, n. 1, p. 108-111, 2006.0004-282X1678-4227http://hdl.handle.net/11449/21106010.1590/S0004-282X2006000100022S0004-282X2006000100022S0004-282X2006000100022.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporArquivos de Neuro-Psiquiatriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:16:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211060Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:16:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
Dichotic listening and spect in dyslexic children
title Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
spellingShingle Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
Sauer, Luciane [UNESP]
dyslexia
imaging
dichotic listening test
dislexia
processamento auditivo
neuroimagem
teste dicótico
title_short Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
title_full Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
title_fullStr Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
title_full_unstemmed Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
title_sort Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia
author Sauer, Luciane [UNESP]
author_facet Sauer, Luciane [UNESP]
Pereira, Liliane Desgualdo
Ciasca, Sylvia Maria [UNESP]
Pestun, Magda [UNESP]
Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]
author_role author
author2 Pereira, Liliane Desgualdo
Ciasca, Sylvia Maria [UNESP]
Pestun, Magda [UNESP]
Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauer, Luciane [UNESP]
Pereira, Liliane Desgualdo
Ciasca, Sylvia Maria [UNESP]
Pestun, Magda [UNESP]
Guerreiro, Marilisa M. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv dyslexia
imaging
dichotic listening test
dislexia
processamento auditivo
neuroimagem
teste dicótico
topic dyslexia
imaging
dichotic listening test
dislexia
processamento auditivo
neuroimagem
teste dicótico
description Dichotic listening (DL) was evaluated in 36 children with: verbal dichotic listening test, alternating dissilable dichotic test and non-verbal dichotic listening test. Children were separated into two groups: experimental group with 18 dyslexic children and control group with 18 normal children. Both groups were comparable in gender, laterality and social-economic level. All dyslexic children underwent neuroimaging exam (SPECT). Our data showed that there was a statistical difference between both groups in all DL tests. Abnormal SPECT findings were seen in 50% of the dyslexic children, hypoperfusion of the left temporal lobe being the most frequent abnormality. We conclude that dyslexic children present an impairment of central neurologic processing that may be detected by DL tests, and by functional imaging exam, such as SPECT, as well.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03
2021-07-14T10:18:35Z
2021-07-14T10:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, SP, Brazil: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 64, n. 1, p. 108-111, 2006.
0004-282X
1678-4227
http://hdl.handle.net/11449/211060
10.1590/S0004-282X2006000100022
S0004-282X2006000100022
S0004-282X2006000100022.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2006000100022
http://hdl.handle.net/11449/211060
identifier_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo, SP, Brazil: Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 64, n. 1, p. 108-111, 2006.
0004-282X
1678-4227
10.1590/S0004-282X2006000100022
S0004-282X2006000100022
S0004-282X2006000100022.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108-111
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046654147821568